Não e Sim com PHA

Você está aqui: Página Inicial / Não e Sim com PHA / Dilma deve oferecer ajuda ao G-20?

Dilma deve oferecer ajuda ao G-20?

por admin publicado 03/11/2011 15h37, última modificação 03/11/2011 15h37
Comments

Não

Porque a economia brasileira não serve de exemplo

20 votos
Vote Não

Sim

Porque o Brasil sabe fazer o dever de casa durante a crise

54 votos
Vote Sim

Sim

H. Back™
Não se discute se deve ou não oferecer ajuda ao G-20. Nesta situação, se deve levar em conta a reciprocidade. Se antes houve um acordo para uma ajuda mútua, então temos que respeitá-lo.

Sim

Fernando
Sim,devemos emprestar,devemos mostrar que somos capazes,pois parando para pensar se a europa entrar em crise o mundo entrara tb,e claro que nos tb,nossos compradores de laranja,de soja,de cafe.... Sao quem? Os europeus que nao produzen quasi nada e precisam de tudo.se eles nao tiverem dinheiro para comptât nossos alimentos o que faremos!!! Vamps produzir e jogar fora como antigamente!que o preco era tao baixo que compensava dar aos porcos que vender en nossos mercado

Sim

mario jose zocoli
é uma maneira do brasil se fazer presente nas decisões mundiais.

Sim

Luiz Almeida
sim, com certeza!!!!

Sim

Mário SF Alves
Sim, com as devidas ressalvas:1) que o psdb ou qualquer outro de igual índole, se um dia voltar ao governo, não possa jamais anistiar parte ou integralmente o empréstimo;2) que o empréstimo não seja usado para acomodar ou consolidar o esquema mafioso que engendrou a crise, ou seja: que nenhum centavo do referido empréstimo seja usado para salvar interesse de banqueiro em detrimento do interesse do povo;

Sim

Dinha
Sim, para que eles saibam que há política econômica além do neolioberalismo.

Sim

Carlos Aguiar
O mundo está interligado e a Europa é um mercado importante. Entretanto vale destacar que a clarividência de Lula ao construir as pontes comerciais sul-sul equilibrou de certo modo o decréscimo do comércio Brasil-Europa. Devemos participar do pool de ajuda emprestando dinheiro ao FMI confuntamente com os BRICS

Sim

Antônio Soares
O Brasil deve ajudar oa G-20, mas via FMI.

Sim

Eduardo
É uma ótima oportunidade de mostrar liderança! Agora uma coisa deve ficar clara: Ajudaremos, mas queremos maior representatividade no Conselho de Segurança da ONU. E outra, se invadirem o Irã sem comprovação que a energia nuclear sirva para outros fim que não pacificos... NADA DE AJUDA!

Sim

Gilson Melo
Todos devem ajudar o mundo é um só. A história vai agradecer.

Sim

Fabio Ortiz Jr
No tabuleiro atual, a oferta de ajuda não é apenas um ato solidário; é sobretudo um lance obrigatório do projeto de país soberano.

Sim

roberto aparecido guerra
sim porque podemos

Sim

roberto aparecido guerra
porque podemos

Sim

Teresa Maria
O PIG vai explodir ou implodir mesmo.....

Sim

Marcelo Sperling
sim, desde que uma parcela da soberania deles fique conosco.

Sim

Mario Azevedo
Deve ajudar desde que seja nas mesmas condições que os bancos internacionais sempre nos ofereceram quando nós precisamos de ajuda: Juros de mercado (que nesse caso devem ser altos, visto os riscos envolvidos), avaliação anual do "progresso" obtido pelas economias europeias, com consequente reflexo nos juros oferecidos, etc. Em suma: A ajuda deve ser feita de forma comercial, não assistencial.

Sim

Celio Roseno
Com Certeza, Deve mostrar ao mundo como é que faz e esta mais do que na hora de devolver o que levaram de nós...

Sim

Ricardo Tadeu Sa Teles
SIM!!!

Sim

Murilo Mariano
Sim, nós podemos.

Sim

Blenda
Caso o Brasil contribua com o FMI, o que penso ser plausível, o país deve fazer isso obviamente em troca de mais voz e mais participação nas decisões do Fundo.

Sim

Claudio Pereira
Diz a passagem "...que sua mão direita não saiba o que a sua esquerda faz.". Que essa oferta de ajuda não seja para oprimir nem saquear a liberdade das pessoas, mas sim que as torne aptas a trabalharem e produzirem e se possível, devolverem o que lhes foi emprestado. Apenas isso!

Sim

Antonio Vieira
Quantas vezes tivemos que recorrer ao FMI nos governos do PSDB? Agora é hora de retribuirmos!

Sim

Wagner Borges
Acho que o Brasil passando a ser credor poderá fazer com que s objetivos sejam mais democráticos, e não como fizeram com o nosso país por décadas.

Sim

caocaca
Porque o Brasil sabe fazer o dever de casa durante a crise.

Sim

Waldemir Direito
SIM

Sim

Evaristo Almeida da Silva
Claro que sim, mas a China é que vai definir tudo isso.Evaristo

Sim

luiz
Sim, é preciso mostrar ao tukanato como se relacionar com o FMI.

Sim

reginaldo
É isso ai Brasil

Sim

wsobrinho
O Brasil tem que assumir o papel que lhe cabe no mundo.

Sim

Reginaldo
O Brasil está preparado!

Sim

Paulo Dias
Sim, desde que não seja financeira.Como a Sra Thatcher: Que vendam as suas melhores empresas.

Sim

Renato Prudencini
Hoje a sindrome de cachorro vira-lata da turma do PSDB PIG ja e coisa do passado. Vamos mostrar ao clube da elitizinha burgueza mundial como se faz pra salvar paiz em crise. Primeiro daremos o remedio, depois os convenceremos a copiar a politica anticrise aplicada no BRASIL pelo nunca Dantes, ou seja, nós ensinaremos eles a governar realmente para o povo.

Sim

César Claudino
Isso Dilma mostre ao mundo que somos capazes !!!!!!!!!!!

Sim

sergio
Porque o Brasil sabe fazer o dever de casa durante a crise

Sim

Marcelo
O Brasil deve ajudar sim, pois evita o agravamento da crise européia e o contágio em outras partes do mundo, inclusive um futuro contágio do próprio Brasil. Outro ponto é que ser credor não é algo que acontece a todo o momento ou quando se deseja, mas sim quando se tem oportunidade e esta é a oportunidade do Brasil. Ser credor é uma boa vacina para se evitar ser num futuro de curto e médio prazo um devedor. Basta olhar a China, tá botando meio mundo no bolso. O discurso de que temos problemas e por isso não devemos emprestar para outros países é simplesmente uma visão rasa de estratégia geopolítica, que não condiz com um país como o Brasil que pode ser uma das maiores potências mundiais nos próximos anos.

Sim

Maria Luiza Mansur Lopes
Sim, porque está dando certo para nós brasileiros, e isto serve de exemplo a ser seguido.

Sim

Carlos Ribeiro
Desde que seja via FMI.

Sim

Renata Rosica
Claro que deve ajudar, o Brasil é um pais sério, país rico é pais sem miséria, mundo feliz é um mundo sem miséria.

Sim

Pedro Monteiro
O Brasil, reúne condições de ser ponto de equilíbrio para o mundo, tanto por sua estabilidade econômica, como pela postura política internacional. Só os derrotados não vêem isso, ou insiste em não ver. E o pior sego é o que não quer ...

Sim

edson gomes santos
...E com as bênçãos do Prof. DR. Lula!!!

Sim

Israel Almeida
Somos o Brasil do futuro

Sim

Ricardo Faria
Nao e sim, pois bem que esse dinheirinho poderia ser usado nas nossas próprias necessidades: hospitais, acabar a br-101, duplicar a br-470 e br-280 e outras coisitas mas.

Sim

mosart
As boas experiências devem ser compartilhadas.Será bom para todos

Sim

Francy Granjeiro
Sim, o Brasil sabe arrumar aq casa porque temos uma presidente de visao longíquo

Sim

Gilmar Soares
Nada se ganhará se não nos livrarmos de vizinhos com problemas contagiantes, sem comprometer o Brasil ajudar a humanidade.

Sim

Lino
Mostre ao mundo e ao PIG quem somos de verdade.

Sim

andre
sim

Sim

CARLOS SANT'ANNA DO SAPUCAY
SIM. Um tapa com luvas de pelica ensina muitas coisas. Depois deveria dizer em inglês: Agora é nóis na fita manos!

Sim

djalma pedro
sim porque o Brasil provou que só é possível um país forte economicamente com distribuição de renda e responsabilidade fiscal.Pois para ser forte tem que valorizar e cuidar de seu povo..

Sim

sim porque o brasil amadureceu e provou ao mundo que ´so com distribuição de renda e rsponssabilidad
sim

Sim

Fernando Siqueira
O exemplo que o governo tem dado na condução da política econômica dá-lhe condições de incursionar ajudando a UE, para que também o Brasil se beneficie comercialmente nas transações com o comércio exterior.

Sim

Tadeu Xavier
Sabemos com simplicidade sair dos maremotos e aceitar marolinhas . Viva Lula

Sim

Helio do B
Trata-se de reciprocidade, Em outras épocas, não interessam os motivos, o Brasil procurou socorro junto ao FMI.

Sim

Ronaldo
Hoje, assisti à reportagem em que Dilma teria dado o "pulo do gato" par o velho continente. Que os países em dificuldades fixassem um salário-mínimo aos cidadãos para que eles possam gastar e fazer crescer a economia. Ela É DILMAIS!!!!

Não

martha
ainda não está claro o contexto e as medidas ...

Não

Elias
Não querendo ser ganâncioso, mas olhando a nessecidade de grandes investimentos em nosso pais, devido à bilhões e bilhões de juros pagos, por dividas pagas por inumeras vezes, achô que devemos recuperar o tempo perdido, e jogar dentro de nossa economia esses bilhões em infraestrutura viaria,portuária, aéria, na educação, saude e qualidade de vida do povo brasileiro, de pois quem sabe, alguns bilhões podemos emprestar desde que não diminuam as taxas de juros que pagamos a eles.

Não

Vilmar Olveira Carpter
Voto não porque quando estávamos na pior ninguém se preocupava em nos ajudar. Queriam sempre é nos explorar!

Não

Hélio Gomes
O primeiro mundo nunca se importou com o Brasil, ao contrário, contribuiu com sua estagnação econômica ao longo dos séculos, e com suas ditaduras sanguinárias. Então porque ajuda-los. Vamos cuidar do Brasil, pois ainda temos muito, para fazer internamente. Educação, saúde, Lei dos médio e etc...

Não

Paulo
Porque qdo o Brasil estava na pior ninguém veio ajudar. Eles q são desenvolvidos e provocaram a crise q procurem os caminhos para uma saída honrosa. Se inspirem no Brasil e sigam os conselhos da Dona Dilma.

Não

Pé duro
O G-20 que tem que vim a nos ajudar.

Não

wagner
Oferecer ajuda a quem "arrancou nosso couro" por 500 anos? E a nossa saúde? O PT tem dinheiro para ajudar os países ricos mas não tem para consertar a saúde do próprio país?

Não

marcilio
Ja passamos por poucas e boas e nunca contribuiram, sempre emprestaram, tivemos que pagar nota em cima de nota

Não

Eder Sousa
Digo. Pois, o dinheiro aplicado na solução da Europa (que tem IDH's bem superiores ao Nosso) deve ser investido pesadamente na educação e tecnologia aqui no Brasil.

Não

simas
Simplesmente, pq não é um assunto em q possamos nos comprometer, seriamente. Essa crise não é nossa e, na verdade, não somos vistos com força política suficiente. Não é nossa, já q foi de responsabilidade dos mesmos agentes q nos manietaram financeira e economicamente, até o Gov Lula. Como ajudar a quem nunca nos ajudou e sempre nos emprestou grana, sabendo q iríamos nos afundar cada vez, mais; como colaborar, em suma, com a agiotagem internacional?... Do outro lado, convenhamos, não somos vistos, pelo mundo loiro e de olhos azuis, como capazes, leais e honestos. Ao contrário, eles os são, se acham; nós nunca fomos, assim, vistos; e vai ser mto difícil conseguirmos ser aceitos como um igual... Basta olhar pra história de Cuba, pra se perceber...

Não

antonio Barreto
O Brasil precisa antes é cuidar do seu povo para depois pensar em se firmar como grande nação

Não

davi
Nao. Vai construir hospital, escola, creche, moradia. Como se nao faltasse de tudo no nosso pais ainda acham que este sistema corrupto e mesquinho vai durar muito mais tempo. Os Europeus e Americanos estao mostrando por que tem mais direitos em seus paises. Indiguine-se.

Não

Luiz Felipe de O Lopes
Nunca nos ajudaram. Por que agora temos de ajudar a quem sempre nos explorou?

Não

Marco
Acho que a Presidenta devia ajudar mais a população brasileira, que está carente de saúde, educação, emprego e de confiança nos políticos corruptos.

Não

ademir
Seria um abraço de afogado, quem se endividou irresponsavelmente que pague.

Não

Costa
Oxente, aqui no Ceará 20% vive na miséria absoluta e vamos dar dinheiro pros estrangeiros?

Não

regis
Com certeza que nao. eles que resolvam seus problemas, quando o Brasil preciso, recebeu migalhas, e o povo pagou a conta de irresponsaveis, digo não.

Não

nelson
É ridículo só de pensar que o Brasil pode emprestar se nem sua divida pagou inclusive a divida interna que só aumenta. Mas infelizmente a imprensa até hoje acredita que pagaram a divida externa! pobre de um país que lê pouco e vai atras da imprensa que cada vez mais recebe dinheiro do governo

Não

Gustavo Gimenez
O Brasil deve cuidar do seu quintal. Da população sem casa, sem alimentação, sem trabalho, sem terra. Ajudar o FMI é coisa do Lulismo!

Não

Vamberto
Saúde, Segurança e Educação de País esta ruim de mais para emprestar dinheiro...