Não e Sim com PHA

Você está aqui: Página Inicial / Não e Sim com PHA / Está certo aumentar o IPI dos carros importados ?

Está certo aumentar o IPI dos carros importados ?

por admin publicado 16/09/2011 03h49, última modificação 16/09/2011 03h49
Comments

Não

A Miriam Leitão é contra.

111 votos
Vote Não

Sim

A Miriam Leitão é contra.

365 votos
Vote Sim

Sim

luiz
só aumentando eles vem para o Brasil fabricar aqui,caso contrario (se não aumentar) eles vão continuar produzindo la fora e usar a mão-de-obra do outros Países.

Sim

Fabiano da Cunha
Nossos pátios estão cheios e os importados estão chegando na mesma faixa de preço. Os EUA fazem isso desde que descobriram que era possível fazê-lo e ninguém reclama.

Sim

Gil
Chega deste pensamento de que somos inferiores aos outros países. Ainda há muita coisa para ser corrigida no nosso Brasil, apesar da grande evolução dos últimos anos. Mas a principal mudança é eliminar este medíocre "complexo de inferioridade".

Sim

Marcel Toledo
ta certo

Sim

João
Bem, só este mês já rendeu duas novas fábricas de carros....

Sim

Jolian Melgaço Lima
Está correto, porém seria necessario obrigar a nossa indústria baixar os preços e melhorar a qualidade dos veículos.

Sim

Ivan Arruda
Está certo o governo em adotar essa política de aumentar o IPI dos carros importados. A urubóloga, cada dia mais feia, - e seus adestrados - não joga a favor do Brasil. Está à serviço de outros interesses. Entreguistas.

Sim

Hell Back™
Está certíssimo, pois precisamos defender os nossos empregos.

Sim

Wendell
Sou a favor do aumento, desde que realmente as fábricas de automóveis fabriquem seus carros aqui no Brasil.

Sim

Paulo
o aumento se reflete sobre um percentual muito pequeno da importação. Isso não vai atrapalhar a Bobo.

Sim

Maria Helena
Se ela é contra, sou a favor...

Sim

Itamar
Sou contra a tudo que a urubóloga é a favor e vice-versa!

Sim

Emanoel Santos de Castro
Quem é brasileiro de verdade e se posiciona em favor do Brasil, diz sim. Eu digo Sim

Sim

Rui Pizarro
A medida só atingirá os privilegiados deste País, ou seja, a classe alta que pode pagar pelo que deseja, embora reclame sempre. Pena que o imposto sobre fortuna não entre em vigor no Brasil.

Sim

Tomzé Coneglian
Quem orienta quem: são os DEMOS que orientam a Leitão ou é esta que é porta-voz dos DEMOS?

Sim

Marcos Doniseti
Se a Miriam Leitão é contra, então eu sou a favor. Nunca foi tão fácil votar.

Sim

Sílvio Macêdo
Sim,toda grande economia impõe regras e limites.Sempre hà a concorrencia predatória.

Sim

Jener
Sim

Sim

Jener
Se vc quer carro importado que pague por ele o preço justo.

Sim

Hell Back™
Certíssimo; devemos proteger os nossos empregos.

Sim

Luiz Julio Bertin
Certíssimo.

Sim

Newton
Se querem vender carro no Brasil, que tragam a fábrica para cá e gerem empregos para o nosso povo!

Sim

IDILMAR
SIM MMMMMMMMMMMMMMMMM

Sim

Daniela Novais
me peguei pensando: pq será que a Mírian trabalha na Globo, CBN e afins e nunca foi convidada pra cargos públicos na área econômica? Capaz de ela acertar uma e eu discordar, só pq macaco velho não põe a mão em cumbuca...

Sim

Carlos Jorge
Fica fácil, principalmente a china com mão de obra quase escrava, vender carro produzido lá a um precinho baixinho aqui. Fumo neles.

Sim

helio
sim

Sim

Tarcísio
O Brasil não é lugar de linha de montagem. Precisamos Fabricá-los integralmente.

Sim

Luiz Claudio
Proteção de mercado interno é política praticada por todos os países em defesa de seu parque industrial e desenvolvimento. Se produzindo no Brasil as fábricas vão ter acesso ao crescente mercado interno, é lógico que as fábricas virão. Nota 10 para a Presidente!

Sim

Jeze
Sim...se quer carro novo..que sustente a industria automobilistica no Brasil.

Sim

maria betania vieira
sim

Sim

Alex
Qualquer medida para salvaguardar os interesses do Brasil e/ou de seus parceiros comerciais é ótima. A indústria automobilística brasileira é chave no desenvolvimento do país. O governo brasileiro deveria adotar medidas semelhantes em outros segmentos industriais.

Sim

Luis CPPrudente
Sim, pois isto pode garantir muitos empregos no Brasil, além de obrigar a nossa própria indústria a confiar mais nos produtos brasileiros e a usar mais componentes produzidos no Brasil.

Sim

Claudio Terço
A indústria está crescendo 1% ao ano e o consumo 6%. O consumo cresce baseado nos importados e o produtor nacional está a ver navios. tem que aumentar mesmo! Ah! E tem que ter imposto dos ricos também...

Sim

serpa
Essa senhora entende tanto de economia quanto o Cerra entende de saude, ou seja: Nada. A opnião dela se assemelha ao Cala boca Galvão.

Sim

Rudney Luis barbosa
nenhum

Sim

eliane rodrigues pula botezeli
Os ricos pagam pouco imposto no brasil,viva a presidenta DILMA!!!!!!!!

Sim

José Fernandes
Entendo, ainda, que devemos preocupar-nos mais com a segurança, assim como a tecnologia embarcada ( navegador de bordo, abs, air bags, economia de combustível, qualidade das peças/materiais empregados, câmeras etc. ). Adicionalmente - uma pergunta : quando vamos iniciar a produção de veículos 100% elétricos, ou vamos perder o bonde da história novamente ?

Sim

José Maria de Medeiros
Não temos porque nos preocupar com o pig, sabemos de que são capazes, continuemos nossa vidas com otimismo e com muito amor pelo nosso país, somos brasileiros e sabemos evitar os lesapatria.

Sim

jaciara
Rico precisa pagar impostos no Brasil!

Sim

Fábio
Viva a Urubóloga que junto com o Padim Pade Cerra e o Farol de Alexandria vão transformar esse país num exemplo de prosperidade e distribuição de renda. Depois do fantoche vamos eleger Miriam Leitão para presidenta. Você votaria nela? Sim ou não. Levanto essa bandeira. Esse será o novo Não e Sim com PHA.

Sim

Gonçalves
Lógico, temos criar empregos no Brasil, quem desejar ter um importado que pague por ele. A decisão é do proponente.

Sim

antonio mattarazzo
Claro que sim, a China e até os EUA fazem protecionismo. A Míriam poderia trabalhar para o Ministério do Trabalho... Da China, da Coréia ou dos EUA...

Sim

Cláudio Bartz Nogueira
Pra deixar no raso, aumentar o emprego e gerar mais pagamento de imposto aqui.

Sim

Estevao
É preferivel manter 100 investidores ganhando ou 2 milhoes de trabalhadores na cadeira produtiva?

Sim

jh
Temos que defender os empregos no Brasil sim, e empregos de qualidade.

Sim

Joao C Almeida
A oferta nacional já é grande o sufuciente. Infelizmente nenhuma das fábricas é nacional, mas, pelo menos, os carros são montados aqui. O imposto ainda é pouco para a invasão das carroças chinesas.

Sim

antonio mattarazzo
O anúncio foi tão bom que a fábrica de camionetes cujos motores têm cavalos e não pôneis malditos está se instalando no RIO, enquanto que a Volks já anuncia a possibilidade de fábrica no Nordeste do Brasil (provavelmente fazendo como a Fiat e se decidindo por Pernambuco).

Sim

pedro jorge
corretissimo, e a urubologa não defende os interresses bresileiros. Vai fundo Dilma uma grande parcela do povo está com você.

Sim

Renato
É uma medida que vai gerar mais empregos e deixar a industria automobilística nacional mais competitiva, ou seja, os preço vão ser melhores no futuro, é só aguardar a KIA, a Cherry, a JAC se instalarem aqui para ver!

Sim

Francisco Chagas Lopes Silva
Talvez o Brasil aproveitando essa medida possa colocar à mesa negociação com os europeus problemas que se arrastam com produtos nossos. Por outro lado medidas para que nossa industria ofereçam carros com melhores opções e qualidade e garantias como os estrangeiros vêm.

Sim

LIncoln Bochi
Os carros chineses chegam com maracutaias via argentina, gerando empregos nestes 2 países. Outras montadoras chinesas fazem dumping para ganhar fatia inicial no mercado. Lógico que houve lobby das montadoras do Brasil, mas enquanto o nosso carro for o mais tributado viveremos uma situação fantasiosa. Logo, com a chegada dos efeitos da crise de 2012, as margens de lucros serão enxugadas, e o carro vai baixar de preço. No momento, a Dilma acertou. É uma política de longo prazo, o que não se considera muito por aqui.

Sim

K K K K Pobres dos hight societies de Fortaleza....

Sim

Sergio
Se a urubóloga é contra, sou a favor

Sim

Marco
Quem é a favor da Miriam Leitão?

Sim

Claudio Kirsten
Certíssimo!

Sim

gerson S.
Certamente que sim, pois protege não somente a industria da "desindustrialização",como protege os empregos tão caros aos trabalhadores. Que na pnta do consumo são quem realmente paga pelos automóveis produzidos e compradosno mercado doméstico. Um preço um pouco maior para os importados fará bem à nação, na iminência de outra crise mundial.

Sim

Nilson Vieira
Foi justo.

Sim

MARCOS RUZZA
Alô PHA; Defender o emprego do povo brasileiro é obrigação e esta em primeiro lugar, Sim.

Sim

Angela Maria Borlot
Se ela é contra, pode apostar que é muito bom... por isso sou a favor.kkkkkkk

Sim

ALCIONE
Quem acha a nossa carga tributária alta deveria pensar melhor. Vejamos. Eu sou professor e na minha escola somo em torno de 60 X + ou - R$ 3.000, = 180,000 mil reais + todos os funcionários, luz, livros, etc. etc. X 5 escolas Estaduais... + dezenas de municipais + centenas de médicos, enfermeiros, policiais, prefeitura, etc. etc. etc. Junte tudo isso aos gastos com o Judiciário e o Legislativo... Bom, os gastos são muitos... se não tiver receita... entenderam? Embora eu seja Terminantemente CONTRA A CORRUPÇÃO, sou obrigado a entender muitos gasto que eu possa ter para podermos viver em um pais tão socialmente correto, como a CPMF, com devolução para os mais pobres, baixa-renda, ao modo do Imposto de Renda. Forte abraço.

Sim

Jonas Rabello Alves
A Mirian sempre erra.

Sim

Josué de Matos
A folha de hoje da a reportagem de um gerente de loja de carros importados em Ribeirão Preto (SP), onde o mesmo reclama que o carro que ele comprou mês passado por 1 milhão, (é um milhão mesmo) com o novo IPI não sairia por menos de 1,3 milhões, coitadinho...

Sim

Luis A. Chiusoli
Temos que proteger os empregos no Brasil.

Sim

ALCIONE
Claro que sou a favor. Os gringos não fazem pior para proteger seus empregos e interesses? A OMC vai até defender o Brasil, afinal é o pais que se saiu melhor da crise, ao seu modo, de maneira até surpreendente, contra o que diziam os "entendidos", como a Globo, o FHC, Serra, Urubóloga, etc.

Sim

Otavio Cordeiro
O PIG sempre será contra aquilo que o governo fizer.Se você é branco, eu sou preto; se é preto, sou branco.

Sim

Sérgio Notari
Sim. Enquanto houver guerra cambial, temos que defender a industria nacional e os empregos de brasileiros.

Sim

Aquiles Simoes
Eu só acho que a dosagem do remédio foi muito alta. Poderia ter feito uma combinação. Aumentado o IPI destes importados, que fabricam pagando salário de miséria para seus funcionários(principalmente os chineses), e diminuído um pouco os dos outros fabricantes que produzem aqui. Em relação a empregos teria um efeito maior. Incentivaria ainda mais as empresas virem para cá, e quem já está, iria vender mais também, e abrir mais postos de trabalhar. Sem falar que atenuaria a falta de liquidez que atingiu os setores públicos internacinais - e que vai reverberar nas empresas, apesar de serem grandes multinacionais, aparentemente com saúde nos seus fluxos de caixa.

Sim

Ricardo Pereirara
Tá certo que as montadoras "brasileiras" não são santinhas e vendem carro muito caro aqui. Os lucros no Brasil são absurdos. Mas não é razoável ver os ricos comprando carrões fabricados na Ásia ou no México com baixo imposto. Corretíssimo o aumento de impostos para esses carros.

Sim

Souto
Claro que sim! E vou dar uma importante dica para quem, como eu, é leigo em economia: sempre que escutar a opinião da dona porca, leitão, leitoa, bacurim, etc., tenha certeza de que o correto é o inverso do que ela diz. Portanto, daqui em diante só erra quem quiser.

Sim

paulo
claro

Sim

roberto
Corretíssimo. Carro p/ os ricos e empregos p/ os pobres!!! O Brasil p/ os brasileiros.

Sim

Marcos
:)

Sim

CláudioZJ
Claro que sou a favor! Tudo que a Urubóloga for contra é bom pro Brasil!

Sim

Gisella Colares Gomes
Se eles protegem os empregos no país deles controlando/impedindo a entrada de basileiros, porque não podemos proteger os nossos empregos apenas com impostos e não com proibições?

Sim

adilson de souza
Com o dólar baixo, o carro importado acaba ficando "barato", principalmente devido a falta de demanda no mercado externo.

Sim

Eugênio
Querem vender carro aqui? abram fábrica e gerem empregos. Tem carro importado que quebra e consumidor fica meses esperando peças de reposição. Já vi vários casos desses.

Sim

Tulio
Está certo, o Brasil deve adotar uma política industrial que privilegie a geração de emprego no país.

Sim

Antonio Claudio Cerqueira
Se a porta-voz neoliberal demotucana de extrema direita jornalista marrom antiética travestida de comentarista econômica isenta disse não, eu digo sim

Sim

Mário Ruy
Certíssimo!!!

Sim

heber
mae craro que sim!ate mesmo um ignorante como eu sabe que dilma tomou a decisao correta!essa urubologa...

Sim

regina celia garcia
Certíssimo. Temos que proteger a nossa empregabilidade.

Sim

Gabriel Jr
Acho que deve haver produção a indústria Nacional.

Sim

Nobre
Sim!!! Certíssimo!! Estava mais do que na hora!Onde já se viu pobre poder comprar carro importado completo, com todos os itens de segurança por um preço justo?!Pobre tem mais é que comprar 1.0 "pelado" das montadoras nacionais, financiado em 60 meses, e se dar por satisfeito por não ter que andar de ônibus.Finalmente as coisas estão voltando para o lugar de onde nunca deviam ter saído. Carro importado e seguro deve ser prerrogativa exclusiva de "quem pode".A Mirian só é contra porque não perguntou antes ao Jabor, ao Prates (ex RBS) e, agora do mesmo lado, ao PHA.

Sim

Raul fonseca
Xo urubologa.va de retro satanas

Sim

Gills Lopes
Of course!

Sim

marco
Valoriza a produção nacional

Sim

hylnard
SIM!!!

Sim

Douglas Quina
Demorou!!!!

Sim

Vinícius Andrade
Proteccionismo é uma boa forma de conservar o mercado interno. Porque os países ditos desenvolvidos podem ser proteccionistas e nós temos que engulir suas bugigangas ?

Sim

Cezarley
Para não destruir a indústria e os empregos do Brasil. Só falta obrigar os nacionais melhorarem seus veículos e baixar os preços!!!!

Sim

n.zwiebel
Claro, precisamos empregar nosso povo, ou a urubóloga pretende dar emprego em outros países? Produto fabricado no Brasil gera empregos, renda, impostos e melhora a vida dos nossos cidadãos. Deveria chamar-se Miriam Leitoa.Nei

Sim

Temporal
O que interessa é valorizar a empresa que gera empregos e divisas em território nacional, e não encher os bolsos de quem está fazendo farra e sonegando impostos já há muito tempo, como é o caso dos coreanos e sua dívida não paga de 2 bilhões!!!

Sim

monica levy
SIM!

Sim

Ricardo MA
sim

Sim

Pascoal
Seria muito bom se estendesse para todos os importados, principalmente dos produtos siderúrgicos, para estimular a produção nacional.

Sim

Denise
A Dilma é a Dilma! A Urubóloga que é?

Sim

Ntonio Carvalho
Está mais do que certo o aumento de imposto para veículos importados.Se as ões,põesoismontadoras,quiserem baixos impostos,que trangam para o BRASIL,toda as suas produçôes,pois,fabricarem lá fora prá venderem aqui,não está certo.

Sim

Matheus Guerrero
Desenvolvimentismo já!

Sim

ramiro
Pau nos importados, via o emprego no Brasil. Fora mirim leitaozinho

Sim

Rogério
A urobologia ainda aspira ser ciência. Dilma diz frequentemente que esse é um ramo do conhecimento no Brasil que ainda não precisa ser incentivado. Que vá para a América!

Sim

Helio
Carro importado não é pra pobre. Botar GNL em carro importado é coisa de "Mané". Os bons exemplos são para serem seguidos e os maus para serem copiados. Exigir índice de nacionalização não é novidade nem invencionice, pois o BNDES exige índice mínimo de nacionalização de 60% de para financiamentos e a ANP exige das petroleiras (inclusive da Petrobrás) índice de nacionalização de 65% para equipamentos offshore.

Sim

Rodrigo
A enquete está INCORRETA: não se trata de carros importados, mas de carros de fora da América do Sul.

Sim

Milton Monteiro de Frias
Só importa que tem muito dinheiro, podendo pagar por esse onus, mantendo nossa indústria em pleno funcionamento com mão de obra brasileira.

Sim

Irani
Só faltava facilitar o desemprego ao invés de valorizar nosso emprego!

Sim

Ivã Teixeira
A uruburóloga ML, é muito fraquinha. Aliás, onde ela estudou Economia? O que realmente ela pensa sobre a economia mundial e brasileira. A ML, pensa que entende de economia, mas na verdade, ela, apenas, reproduz um resumo truncado do pensamento dos economistas/políticos), que perderam o poder e não admitem ficar de fora por tanto tempo. Enfim, eles pensam e dizem que POBRE/NEGRO na Universidade é um HORROR. Já NUNCA DANTES diz e pensa diferente.

Sim

Antonio José
Se nós considerarmos a enorme capacidade mundial de produção de automóveis, ávidos por encontrar um comprador e capaz de fazer qualquer coisa, lícita ou não, para isso, a medida foi mais que acertada...No entanto acho que esta medida precisa ser completada, de modo a haver uma contrapartida das montadoras aqui já estabelecidas, com o objetivo de aumentar, cada vez mais, o desenvolvimento e a transferência de tecnologia...Além disso, precisamos ter o carro brasileiro...

Sim

Rodolfo Silva
Sim. É correto aumentar imposto sobre produtos industriais importados, principalmente automóveis.

Sim

Luiz
Está correto! Quem pode comprar carro importado, tem maior capacidade contributiva e, portanto, pode e deve pagar mais impostos.Sei muito bem quem essa sujeita representa ...

Sim

Franklin
Está correto. Devemos proteger e valorizar o que é brasileiro.

Sim

Eduardo
Tdo por um estado forte e autônomo, fazendo política e ditando rumos para a economia. Além do mais, a mídia é contra ... logo é ótimo o que está sendo feito.

Sim

Luiz Augusto Carvalho
A atração de empresas fará o País crescer. E aumentar os impostos sobre a importação fortalece a produção nacional, atrai indústrias para cá.

Sim

Fernando
Viva a presidenta republicana do Brasil!

Sim

Jose miguel rasia
Já que a rico paga pouco imposto neste país que pague mais pelo menos pelo luxo, que vem direto do exterior e não ajuda a desenvolver a indústria nacional. Se não quiserem pagar andem de carro popular, como eu, que tenho um KA 2009 que é um luxo, toca pendrive e ipod!

Sim

Glauco Silva
Onde a Miriam Leitão está eu estou do outro lado.

Sim

miguel grazziotin
Tanto assunto importante e o PIG preocupado com os carroes dos ricos...

Sim

Andre Gil
Não sou economista, mas entendo que era necessário tomar medidas para evitar que nosso mercado fosse atacado por sobras de carros dos mercados em crises. Ruim é a nossa Indústria ela é muito faceira, por tanto, como esta medida é por tempo determinado, se a Indústria não se comportar a contento acabará se prejudicando muito mais a frente. Estamedida deveria ser tomada em várias áreas Industriais, existem diveras empresas que estão migrando sua produção para paises com mão de obra praticamente escrava e lesando economias. Só não confio nem um pouco na nossa Indústria automobilistica.

Sim

marcelo cajueiro
O país produz automóveis de boa qualidade. Quem quiser carros importados, poderá pagar um imposto mais elevado.

Sim

Leo
O preço dos nacionais também precisam baixar, mas foi uma atitude acertada para trazer investimentos e empregos para o brasil.

Sim

Luiz RJ
Que a urubóloga vá pousar em outro puleiro, assim como o PIG. Se mesmo com concorrência de importados os preços não cairam melhor deixar as fábricas virem para Rezende, para dar emprego aos brasileiros.

Sim

cláudio
Viva o Brasil e o os nossos trabalhadores.

Sim

roberto
A Presidenta deve proteger a indústria nacional e principalmente os empregos dos brasileiros. Um abraço

Sim

Homero
Eu voto contra a dona Mirian Laytown.

Sim

solange guedes
Esta miriam vai acabar perdendo o emprego......não acerta uma! será que é apenas para ser do contra, ou é incompetência mesmo?....eis a questão.......

Sim

suely
mais empregos no Brasil!

Sim

Edson Furlan
Essa pessoa recebe muita atenção para o pouco que demonstra conhecer. A realidade sempre contradiz toda análise que faz. Qualquer empresa séria já teria trocado a profissional. Sua única serventia é embasar o discurso que será posteriormente defendido pela oposição. Qualquer um percebe que para essa turma o governo sempre está errado. Só falam e ouvem a si mesmos.

Sim

Jota Maués
O governo está certíssimo em aumentar o IPI dos carros importados. É uma decisão mais do que óbvia. Quem compra carro importado é porque pode, tem grana e está se lixando se vai aumentar o IPI ou não. Além do fato de que protege os trabalhadores das montadoras instaladas no Brasil. O que o PIG e os urubólogos querem é que prossiga o que duas montadoras já fizeram aqui no Brasil: deram férias coletivas por alguns dias. Eles querem isso para anunciarem que o Brasil entrou na crise internacional. Fora, PIG!

Sim

wagner borja
O Brasil precisa proteger seu mercado!

Sim

Edson Augusto
Só fiquei com pena do pobre cidadão que comprou um Rolls Royce Phanton cujo preço previsto era R$ 1,010 milhão e agora vai ter que pagar R$ 1,309 milhão. Coitado!!! Até o dono da importadora ficou inconsolável.ET: O comprador é um gerentinho da tal importadora.

Sim

Roberto
Claro que está certo! A Globo e a Dona Urubóloga são contra porque a Jac Motors está gastando os tubos na Globo para divulgar seus produtos, colocaram até o Falsão, ops, Faustão como Garoto Propaganda. Além de serem contra tudo que é do Governo Petista.

Sim

Leonardo
Deixa essa boca mole falar. Ela tem é que aprender a respitar os outros e parar de furar fila em aeroporto.

Sim

Sérgio
Tem mais é que aumentar mesmo! Chega da farra de trazer carro pronto e dar emprego pra gringo.

Sim

Nilvan
O Brasil tem quer proteger seu mercado interno

Sim

Rogerio Braga
É protecionismo mesmo, porém dessa vez da indústria nacional, do emprego e renda.

Sim

Chico Nunes
Temos que proteger o emprego dos brasileiros.

Sim

Rosângela Oliveira Leite
Mirian ... defendo ela e seua compadres ricos, pois pobre não compra carro importado e quem vai lucar é o povo brasileiro, são medidas essenciais para proteger nossa indústria e empregos de muitos brasileiros.Viva a Dilma e vaias bem grossas para o PIG e seus asseclas.

Sim

klebson
menos carros importados, mais carros nacionais

Sim

klebson
com o aumento do IPI dos carros, podemos tentar trazer os indústrias a investir no País.

Sim

Carlos Cassaro
Perfeito o aumento do IPI para os importados.Porém....o governo precisa olhar com mais atenção para o "LUCRO BRASIL" das montadoras, que estão sustentando as matrizes com os altos preços aqui praticados.

Sim

Maria Luiza
Sem sombra de dúvida...

Sim

è bom para o brasil
è bom para o brasil

Sim

Leandro
claro q sim

Sim

wilson
É a forma mais correta de atacarmos o problema da crise exercendo nossa autonomia e nossa SOBERANIA que tanta causa asco e indignação na urobóloga

Sim

Milton
Meu voto é sim, o governo brasileiro tem que defender o nosso país sempre.

Sim

Jaqueline
Quer vender para brasileiro, contribua para aumentar nossa taxa de emprego também. Ou seria muito cômodo virem só lucrar...

Sim

Cláudio
O bom senso diz que sim, não se trata de protecionismo, e sim de salvaguardar o trabalhador brasileiro!!!

Sim

Fabio Passos
Está certo. Empresa que quer vender em nosso mercado precisa produzir no Brasil

Sim

Rafael
Vamos valorizar nosso povo!!

Sim

Vanda
Hea muitos carros fabricadoss no Brasil que não ficam nada a perder de certos carros importados. Muitos brasileiros querem carros importados para mostrar que são da ELITE...

Sim

Roberto Locatelli
Proteção ao Brasil

Sim

JOSE IRINEU DE ARAUJO
TEMOS QUE TRAZER AS FABRICAS PARA CA.

Sim

Paulo Fernando
A medida ajuda a manter e estimular o emprego no Brasil.

Sim

Paulo Fernando
A medida é para ajudar manter e estimular os empregos no Brasil.

Sim

Cássio
Enquadramento dos "Mídia" Djá!E cadeia para vários deles.

Sim

Ana Marcia
É corretíssimo! E pra completar o acerto deve-se também baixar o IPI dos carros nacionais com a correspondente baixa nos preços dos carros para os consumidores.

Sim

Patriarca da Paciência
O Brasil não tem a menor obrigação de ser o único a país que não aplica medidas para proteger suas indústrias!

Sim

Roberto
Uma boa maneira de taxar a Urubóloga, pois presumo que ela desfila de carro importado! Só assim para rico pagar imposto, hehe.

Sim

Vera Delerue
Claro

Sim

Sheila
Sou a favor de medidas que impulsionem a fabricação nacional, embora sejam sempre empresas transnacionais, que tem nacionalidade sim.

Sim

Kenndel Zuanazzi
Sim, se é ruim para os neo-liberais é porque é bom para o Brasil.

Sim

edson
sim!devemos proteger a induatria nacional.

Sim

Antonio
Vamos valorizar nossos trabalhadores !!!!!!!!!!!!!!!!

Sim

Pedro Dias
Só pelo fato da Míriam ser contra já é um bom sinal para se votar a favor

Sim

Carlos Elízio Cotrim
Sim. O Governo está certo em privilegiar que tem parcerias mais estáveis com o Brasil, ou seja que, pelo menos confecciona parte das peças utilizadas na montagem dos veículos aqui no Brasil. Está estimulando os Chineses e os Coreanos a virem para o Brasil produzir os seus veículos utilizando a mão de obra de brasileiros.

Sim

Sérgio
Claro! Beneficiar o Brasil e os brasileiros. Por isso, voto sim.

Sim

ivete frança
sou a favor de todas orientações vindas do governo federal pois é a 1ª vez que vejo os que sempre foram subjugados , serem valorizados

Sim

Keila Machado
Esse é um governo que governa para a maioria...Acredito que os mais leigos conseguiram entender a indignação da M. Leitão, indignação da elite, da manoria. Essa estrategia além de aumentar os postos de trabalho no país, o fato de aumentar o valor do carro importado não vai tirar o prato de comida da mesa do trabalhador.

Sim

SSBF
PHA, simples: se a miriam é a contra eu sou a favor...

Sim

nelson
O pessoal do pig não estão preocupados com geração de empregos no Brasil,o povo brasileiro vai fazer estes vendilhões da pátria vegetarem nos próximos 20 anos,DILMA NELES.

Sim

Breno
Se a Miriam é a favor, sou contra.

Sim

Odilon de Mattos Filho
PHA: Essa postura da "mídia nativa" já era de se esperar.Toda Política adotada pelo Governo para proteger o Brasil da crise internacional a mídia hegemônica, certamente será contra. É a velha e conhecida máxima da neo-UDN: quanto pior melhor! É muito bom ver o "PIG" se esperneando, e as coisa dando certo! Prá cima deles Dilma!

Sim

marcio macedo meireles
É uma forma de preservar a indústria automobilistica instalada no Brasil, sua cadeia produtiva, os empregos e os impostos que ela gera.

Sim

Armando A. Ribeiro
Porém, temos que ter algumas contrapartidas dos chantagistas da indústria aqui instalada, pois a qualidade tem de melhorar e os itens de segurança precisam vir de fábrica para todos os modelos.

Sim

Christopher Rodrigues
Está certo, porque devemos proteger a indústria nacional - que gera emprego para milhões brasileiros - da mesma maneira que é feito nos países desenvolvidos.

Sim

henrique
é certo aumentar o IPI dos importados. Temos que defender a industira nacional e acima de tudo o Brasil

Sim

Renato
Exportar e não importar.

Sim

jose antonio baden chabude
com muita certeza pois agora nosso pais é de todos, tenta ser de todo e nao de uma elite que durante muuuito tempo nos iludiu, e ainda tenta iludir e vender este gigante que é o nosso Brasil.

Sim

Ábner Gomes
Se voto, o comentário também é obrigatório - menos, né? - o voto já é uma declaração

Sim

Marilourdes Trindade
Aquilo que não for de necessidade da maioria da população pode ser taxado ou o que houver similar no Brasil

Sim

ALBERTO PUTY
É uma medida correta, mas ainda incompleta. Deve ser aprofundada

Sim

salim gomes araujo
Precisamos proteger o emprego no brasil

Sim

Tiago
Não obstante, gostaria de entender por que motivo os carros no Brasil têm o preço tão elevado. Obrigado.

Sim

Juliane
Se a Miriam Leitão é contra é pq é bom para o Brasil

Sim

Carlos Alberto
Quer ostentar um carro importado? Então, pague por isso! Tem mais é que pagar mesmo!

Sim

Sidney Pereira Raupp Filho
Fazer campanha contra o interesse nacional é um crime de lesa pátria. Temos que aumentar o consumo interno, ou seja, consumir o que é feito pelo nosso povo. Acho ótimo que isso seja facilitado pela Presidenta. Só espero que as montadores busquem sofisticar os seus modelos, e baixem os preços dos automóveis. Aqui o lucro sobre a venda de automóvel é o maior do mundo.

Sim

Antonio
Nãopodemos perder empregos para os chineses.

Sim

Heitor
nacionalismo ja!!

Sim

ivan
Sou taxista e so compro carro nacional.Quem quizer carro importado, que pague mais impostos pro governo porque deve estar sobrando mais no bolso.

Sim

Tales
Sim, é isso que os gringos fazem com a indústria deles.

Sim

ravanello
devemos priorizar os produtos nacionais

Sim

Gustavo
PHA voce sintetizou muito bem ! Ela sempre trabalha pelo interesse nacional (dos estrangeiros), se ela é contra eu sou a favor. Parabéns a nossa PresidentA, ela esta conduzindo o Brasil, ainda melhor que o grande herói nacional Lula.

Sim

Igor Machado Peres
Seria um bom incentivo à indústria nacional de carros diminuir a concorrência com os importados.

Sim

Jânio Cruz
Vamos proteger o emprego no Brasil

Sim

Pio Santos
Podemos ver a questão sob vários ângulos: 1. aceitação das regras de dominação das grandes empresas e paises; 2. ecologicamente, é preferível consumir produtos localmente produzidos, menos gastos, menos danos para a natureza; 3. defender o emprego e a renda do nosso povo, ser nacionalista, como todas as grandes nações, etc

Sim

evaldo
vamos protege o q é nosso!!

Sim

Enrique
A Leitão do PIG é a favor do golpe.

Sim

Roberto
Certo o governo, livre comercio é o que eles (os importados) querem, mas não praticam em seus paises.

Sim

sérgio
Sim. A Miriam Leitão é contra.

Sim

Alexandre Mattos
De um lado, os empresários brasileiros sem criatividade e sem investimentos maciços em Pesquisa e Desenvolvimento, de outro lado, a medida para manter empregos nas fábricas. De qq forma, o Brasil ganha com isso, pois os impostos dos importados elevados vão para a receita do Governo Federal que desde Lula tem moral para investir no que é Público com o que arrecada!

Sim

Oscar Marcos Tibúrcio
Se Miss Big-Pig é contra, obrigatoriamente sou a favor!

Sim

underson
Piguenta

Sim

Rodrigo
Bora

Sim

simas
Ora: primeiro, pq, em especial se provenientes da China, devem ser uma droga, como tudo o mais, fabricado por lá. Depois, como deixar nosso mercado ser inundado por carros importados, porcarias maquiadas, ou não, em prejuízo de nossa indústria, q é mto boa, afinal. Resumindo, é obrigação do Governo proteger, valorizar nossa indústria e zelar por nossos empregos. Aquele abraço, patriótico

Sim

Jacilea
Temos que proteger a nossa industria

Sim

DIRCE MORENO
sim! está certo!

Sim

André
Claro que sim.

Sim

Luiz Julio Bertin
Ainda acho que a Presidenta Dilma é muito tímida. Ela tem que enfrentar essa elite fedorenta com mais rigor. Tem que criar imposto para a saúde, escola gratuíta e outros mais. E tem que tirar dos que eriqueceram fraudulentamente.

Sim

marcio
É momento de proteger os nossos empregos. Podemos viver sem uma Ferrari mais barata mas não sem trabalho!

Sim

Gronba
Essa ... deveria ir para o país dela;

Sim

Carlos Emanuel
Acho que devemos taxar o que entra no país sim

Sim

Felipe
Eu acho que faz todo o sentido proteger a indústria nacional. Aliás, essa medida incentiva os estrangeiros a produzirem aqui.

Sim

Barroca
Demorô!

Sim

Nisio
Voto SIM! A Miriam deveria cuidar do seu negócio em Caratinga/MG, onde os "puxadinhos" das Faculdades Integradas de Caratinga não oferecem a mínima condição de ensino para seus alunos.ma sua propriedade, onde seus "puxadinhos" do os seus "puxadinhos"

Sim

Carlos Eduardo
É nóis!

Sim

paulo saraiva
A Mírian é contra qualquer medida do Governo em favor do Brasil

Sim

eloi pinheiro
sim e mais, o governo Dilma deveria implantar uma guarda costeira para fiscalizar todo nosso litoral é por ai que a muamba corre solta é muamba por todo canto até nas repartições publicas se vende sem imposto é claro e roubando o emprego de milhares de pais de familia o indice do caged bem que poderia ser bem mais facoravel

Sim

Samuel
Essa MiraIra é tudo, menos comentarista ...

Sim

Elis Siqueira
Essa Miriam não se emenda !!!

Sim

John
Demorou muito.O LULA ficou devendo essa.

Sim

Joao Batista
Para ´proteção de nossa industria.

Sim

manoel
os ianques são tão bonzinho, não?

Sim

celio marcio santos
Essa Walter Mercado!!

Sim

R Pereira
Parabéns para o Governo, precisamos de fato valorizar o produto nacional. Aliás, passou da hora, pois desde 1992 quando o Collor abriu o mercado, temos valorizado sempre os produtos importados. Sou a favor dos importados, mas totalmente contra as Coreanas e Chinesas que vem praticando preços punitivos com objetivo claro de prejudicar as empresas nacionais, Por fim, espero que a nossa Presidente não ceda as pressoes do rogão regulador,a OMC, que ao meu ver será muito forte para tentar reduzir os impactos dessa medida.

Sim

antonio
Quer vender carro?, fabrique-o aqui no Brasil.!!!!

Sim

Valdir Ribeiro - SP
Devia cobrar IPI de todo produto importado,independente de onde vem, vide o que pagamos no suco de laranja que vai para os Estados Unidos.

Sim

coriolando
Sou a favor, pois, apesar de querer comprar um temos que valorizar o mercado dos nacionais.

Sim

Cleber Silva Santos
Finalmente uma atitude de coragem e enfrentamento ao mercado externo em nome da soberania nacional.

Sim

Ricléo G.Borgmann
A urubóloga....ah essa urubóloga, até quando teremos que te aturar....Vai ver, ela encomendou um Rolls Royce Phantom....

Sim

Jorge
Se for legal, por que não?

Sim

Gabriel Gawryszewski
Só assim certas empresas vão começar a pensar em talvez produzir no Brasil, em vez de simplesmente importar

Sim

Cristina Lemos
Sou a favor sim

Sim

Djlama
Vamos criar o cala boca Miriam leitão

Sim

marcelo
Não só aumentar o IPI mas tb selecionar o que pode ser importado (bens de capital e fomento à tecnologia nacional)

Sim

Luiz
Sim

Sim

Davi
Claro que sim, mesmo que pareça protecionismo , e dai eles não protegem os produtos deles, temos que proteger nosso empregos, etc.etc.

Sim

Francisco José Evandro de Melo
Nós precisamos proteger os trabalhadores do Brasil.

Sim

Ângela
claro, pois é preciso proteger os empregos dos brasileiros!!!

Sim

Professor Evandro
Proteção dos trabalhadores, contra o liberalismo sanguessuga psdbista de fhc, padim pade cerra, globo e miriam leitao.

Sim

sem comentários, ou melhor o país que se preza preserva seu parque industrial só isso
sem comentários, ou melhor o país que se preza preserva seu parque industrial só isso

Sim

PauloPalavra
sim, sempre que a grobo for contra a decisão sempre está correta.

Sim

marcus vinicius ferreira das neves
ok

Sim

Roberto Rodrigues
Tenho nojo ao ver esse povo do Bom (?????) dia Brasil.

Sim

Vigor Gomes de Almeida
Sim

Sim

Neno Fogaça
A Leitão não quer que o Brasil seja protecionista. Só a matriz pode.

Sim

Eugênia
Empresas estrangeiras querem ganhar dinheiro aqui, sem gerar empregos. Quem acha que isso é bom que pague mais imposto.

Sim

Simeone Campelo
Se pode importar, pode pagar.

Sim

Roberto Telles
A Miriam Litlepig deve ser irmã gêmea da Zelia Cardoso de Melo, aquela onde a piada casou com o humorista.

Sim

sonia santana
Esta certo sim. Estamos importando veiculos ultrapassados em seus paises de origem.Carros enormes ( carros trolhas como eu chamo( consomem um absurdo de combustivel) Temos que reduzir osLUCROS ASTRONOMICOS DAS AUTOMOBILISTICAS QUE SEMPRE CULPARAM OS GOVERNOS DE ALTOS IMPOSTOS:MENTIRA !! SAO A GANANCIA PERSONIFICADA.TEM QUE PRODUZIR AQUI, EMPREGAR AQUI E TRANSFERIR TECNOLOGIA .E PAGAR OS IMPOSTOS AQUI.A ALIQUOTA DEVERIA SER DE 50%.

Sim

Francisco J A Pinto
Certíssimo.

Sim

franklin
Tá doida a muier?

Sim

CARLÃO
Essa medida já veio tarde. Basta observar que somente nos ultimos doze meses ouve um crescimento de quase 100% na importação de veículos. Temos que proteger nossa indústria e nossos empregos.

Sim

leonardo
Com o aumento do IPI dos importados não são apenas as empresas automobilísticas do Brasil que ganha, mas também as siderúrgicas e seus distribuidores, trabalhadores. Mas não exime as empresas brasileiras de melhorarem a qualidade de seus carros e apresentarem preços melhores a população. Hoje com certeza, onde todas as montadores tem a melhor margem de lucro. É no Brasil.

Sim

auricelio
a miriam é contra o país

Sim

José Andrade de Oliveira
Para garantir empregos aqui...Esses dias fui comprar aspirador de pó, vi que estão vindo da China...

Sim

Paulo Melo
Enquanto os países ricos mantêm subsídios aos seus produtos agrícolas e, em alguns casos, aos produtos industrializados, entendo que o governo federal deve proteger, também, os empregos dos brasileiros.

Sim

rosanA
Sim a urubóloga é contra.

Sim

Joanito
SIM

Sim

Getúlio
Se ela é a favor eu sou contra, e vice-versa.

Sim

renato
Essa turminha derrotada, descendente da ditadura brasileira e apadrinhada pelo imperialismo nao entenderam ainda que o brasil de hoje nao suporta mais esse tipo de comportamento nazifacista. Viva a Dilma, Viva o Lula, Viva o Brasil, contra todos esses urubus viuvas do jenio e do farol (que nao ilumina nada).

Sim

Marcelo
Não vai dar para comprar a Ferrari até o verão. Que M...!!!Vou ter que me vira com a minha titãzinha 2009.Bom pelo menos não perco meu emprego para um asiático, este governo é f.da só prejudica os mais necessitados.

Sim

petros
Obrigado.

Sim

Eduardo Carvalho
Temos que fazer igual os outros países, proteger a industria nacional e os trabalhadores!

Sim

José Antonio
VADE RETRO URUBÓLOGA.

Sim

José Antonio Meira da Rocha
Mas o governo tinha que exigir contrapartidas da indústria.

Sim

Alberto
quero ver a tchurma do bmw chorar na Av Paulista!

Sim

Fernando Siqueira
Duzentos por cento de acordo.

Sim

Denis Fernando Gomes Guimarães
Sim, o que não está certo é Miriam Leitão morar no país

Sim

Augusto
Aliás, ela tem o PIG até no sobrenome.

Sim

Israel Almeida
Vai comprar carro do Faustão

Sim

Waldemir Direito
A urubóloga é do contra de tudo que é a favor do Brasil.

Sim

Abner
A Mirian Leilão é uma mala sem alça, tem o complexo de "vira latas". Ela deveria fazer como o Mainarde sumir deste país. Ela presta um desserviço ao povo brasileiro.

Sim

Aristone
Pra quem tem dinheiro, isso não vai fazer diferença.

Sim

Haroldo Cunha
Se o PIG + a Miriam são contra, estou a favor, e ponto final!!!!

Sim

antonio barbosa filho
Voto sim, embora tenha encomendado três Ferraris e agora acho que terei que me contentar com carros nacionais. Ai, que ódio!

Sim

Bruno
É necessário proteger a indústria brasileira, mas para tanto é necessário fazer também o caminho contrário: aumento do IPI nos importados e redução nos nacionais

Sim

Gilmar Soares
Entre o emprego de tantos brasileiros e o interesse de consumo de uma minoria, olhemos para suas famílias, o Brasil agradecerá se o trabalho for o privilegiado. Parabéns Presidenta, excelente decisão.

Sim

Yogo
O ideal seria as fabricas nacionais não pagar tanto imposto, já que não temos essa competitividade, esta certo aumentar os impostos para as montadoras que não tem fabrica no Brasil.

Sim

Franklin
Prá mim (pra cada um de nós BRASILEIROS), como brasou o Ary Barroso em Aquarela do Brasil:(...) Ah ouve essas fontes murmurantes Aonde eu mato a minha sede E onde a lua vem brincar Ah esse Brasil lindo e trigueiro É o meu Brasil brasileiro Terra de samba e pandeiro Brasil, prá mim, prá mim, Brasil Brasil, prá mim, prá mim, Brasil Brasil, prá mim, prá mim quarela do Brasil

Sim

Nádia
Claro que SIM, afinal temos que proteger nossa economia. A urubóloga deverá procurar emprego nos States, pois, lá ela poderá falar bobagens à vontade...

Sim

Antonio
Com certeza deve ser aumentado o IPI dos importados. Temos que proteger a indústria nacional.

Sim

Wilson Estrella - BH
Se a urubóloga diz não, é porque é SIM!

Sim

Leonardo
No momento é o mais adequado. Ajuda na produção de nacionais.

Sim

Sandro Moraes
Simples, quem quiser vender aqui tem que fabricar aqui, dar emprego aqui e pagar impostos aqui

Sim

Anderson Roberto Abreu de Almeida
Essa Míriam Leilão !!!

Sim

Izaltino Fonseca Costa Lima
Mas as montadoras poderiam fazer um pouquinho de sacrifício e diminuírem um pouco os seus lucros.

Sim

Carlos
O governo deve proteger a industria nacional dessa invasão predatória dos importados.

Sim

Vinicius
Está corretíssimo. Se quiserem ganhar dinheiro, que as montadoras venham para cá montar os carros.

Sim

Letácio Montenegro
Sim

Sim

Bruno
Se é para votar a favor do interesse nacional, sempre vote o oposto ao que a Urubóloga diz ser o certo!

Sim

Vinicius Cerqueira
Triste urubóloga...

Sim

LUIZ MATTOS
proteger nosso mercado e obrigaçao de governantes lucidos diante da perspectiva de uma crise. o povo nao come carro.

Sim

laercio miranda
abaixar o ipi dos importados e exigir comtrapartida ds montadoras - abaixo a rotatividade de mão de obra.

Sim

Claudio
Os fabricantes que mandam seus carrões para o Brasil, podem perfeitamente montar suas fabricas aqui no Brasil e dar trabalho a nosso povo. A Miriam Leitão e contra porque representa o pensamento neo libeles e isso não tem remédio, e ideológico.Não caiu a ficha ainda na cabeça dela que o Brasil mudou, que o mundo mudou, e para mim ela representa o atraso, o conservadorismo e o que tem de pior na sociedade brasileira. Miriam Leitão representa o mais ranço do pensamento capitalista, ela defende os interesses do capital externo que acha deve ser tratado com luva de pelica, deve tomar suco de laranja norteamericano que segundo ela deve ser mais barato e mais gostoso que o brasileiro.

Sim

Sergio
Com o PIG é simples: sempre que o governo não agir para corrigir algum aspecto da economia, está sendo omisso. E sempre que agir, tá agindo errado, devia deixar por conta do mercado!!

Sim

Victor Hugo
Chupa Mirian!!!

Sim

Givaldo
Sem xorumélas....

Sim

érica guimaraes
Sim!!!

Sim

Alisson Vogado
Essa M...

Sim

Jose Eduardo Ribeiro de Camargo
Totalmente a favor! É preciso protejer nossa indústria. Até porque todos os países industrializados fazem isso. Por que não nós?

Sim

nelson freitas
nós queremos empregos, carros importados fica pra depois.

Sim

Adriano
Se a Urubóloga é contra é que é BOM PARA O BRASIL!

Sim

Carlos J. R. Araújo
O livre comércio é conversa mole prá boi dormir.

Sim

Carlos
Talvez ela estaria pensando em trocar de carro!Um asiático! Por que não?

Sim

José Carlos
Nem li o projeto de lei, mas se a Miriam Jeitão é contra, eu sou a favor

Sim

roberto
mas o aumento deve ser condicionado ao índice de nacionalização, ou vamos pagar salários de coreanos, chineses, indus, europeus, americanos, etc

Sim

Silvio
Temos que proteger nossas empresas e nossos empregos! Nada de vender tudo aos gringos!

Sim

Carlos
Ela de estar querendo trocar de carro!! Um asiático!Talvez!!

Sim

clovis
Tem que aumentar. Não só dos carros, mas de qualquer produto que ameace a industria, os empregos e o bem estar social do nosso país.

Sim

Ricardo Costa
Ela entende tanto de economia quanto de física quântica, então o que ela escreve não se diz em público.

Sim

Oswaldo
E também para os gastos no exterior, para os turistas.

Sim

Fontenele
Ela eh contra , então sou a favor.

Sim

Caio Pesqueira
Se a Urubuloga é contra, então é bom para o Brasil.

Sim

graça camelo
Precisamos urgentemente dessa ação

Sim

Quintela
O correto é o Brasil ter sua própria fabricante de automóveis... Todas as montadoras são multinacionais...Com o aumento do IPI pelo menos vamos "segurar" os empregos que já estão aqui!

Sim

Aquino
Ontem à noite, num jornal da tv globo do qual não me dignei saber o nome, um economista demonstrava digitalmente o artifício do aumento que "prejudicava os consumidores". Que calhordice!

Sim

Carl
Quem pode pagar mais, então pague mais.

Sim

Diego Rafael-DF
Sim, produto importado que lesiona a indústria nacional tem gosto de tristeza e desemprego.

Sim

ronaldo costa
sim

Sim

Valdelírio Lübeck
Sim, em que dar um freio nessa coisa. Que impostos pagam estes carros lá no país deles (EUA, Ásia)? E quanto pagam de impostos para entrar aqui? Devemos no mínimo igualar a competição.

Sim

Jo Rolex
Com uma ressalva, não se deve dar incentivos sem contrapartida, portanto que as montadoras locais reduzam os preços em troca do elevação do IPI para os importados. Assim garante-se um benefício maior para o país, além da manutenção dos postos de trabalho.

Sim

Jose Carlos
Ela não tem opinião própria. É porta voz dos patrões.

Sim

Jo Rolex
Só uma erudita economista urubóloga não consegue perceber a eficácia e a oportunidade da medida, por óbvia que se mostra. A simplicidade destoa das teorias entreguistas dos especialistas piguentos.

Sim

Geraldo
sim

Sim

Wagner Paschoal
Proterger emprego!

Sim

jairo batista dos santos
Se a Miriam e a Globo é contra, eu sou a favor, se eles sou a favor, eu sou contra, sempre.

Sim

Jorge
Decisão de quem tem bom senso e ama o nosso País, e acima de tudo o trabalhador brasileiro.

Sim

Márcio Vieira
Dona Miriam Leitão deve estar tentando fazer o que o Dr. Vasco Leitão da Cunha fez em 1964: alinhar-se aos EUA. Demonstrou que decorou bem os ensinamentos do Mestre. Esqueceu-se, entretanto, que o mestre deu com os burros n'água.

Sim

Carlos
Tudo aqui que a Leitôa for contra, eu serei SEMPRE a favor!!

Sim

Pedro P.
Sou a favor de medidas protecionistas aqui e agora, já que todo mundo fez isso e o Brasil sempre tentava e não conseguia. Agora temos mais do que motivos e o contexto demonstra que é necessário se precaver sim. Uma crítica ao blog do PHA: a forma de apresentação desta enquete é de um humor requintado demais para alguns. Nem todo mundo sabe fazer essa exegese.

Sim

Sergio
Parece uma boa política nesse momento.

Sim

luiz
É isto aí, tem defender o mercado interno

Sim

Carlos Ribeiro
É importante proteger a indústria nacional, principalmente com a possibilidade de crise econômica internacional.

Sim

cleber henrique felix
só assim a economia nacional vai pra frente empurrando!

Sim

paulo sobrinho
sim tem de aumentar pra garantir mercado interno e pau na mirim...

Sim

saraiva
devemos proger o emprego no Brasil

Sim

Antonio Carvalho
Com o aumento do IPI,para produtos importados,estimula o mercado interno e oferece uma concorrência,mais leal à indústria.

Sim

Djay Pariz
Sim!

Sim

Claudio Luís
É preciso proteger os empregos e a industria nacional. Além disso se a Mírian é contra, é bom para o Brasil.

Sim

Gustavo
Finalmente!

Sim

William
é claro que está certo. isso e muito mais! quem é "bonzinho" demais só se lasca! Dá-lhe Presidenta!!!

Sim

Drauzio Milagres
Sim.

Sim

José Carlos Galvão
Indústria nacional sim

Sim

Leonidas de Souza
Tem que proteger a produção nacional e os empregos contra ataques predatorios de economias que usam e abusam de todo tipo de subsídios.

Sim

Camilo
Demorou , agora falta as viagens ao exterior ....

Sim

rogerio augusto con mucho gusto
É uma tentativa da Dilma de fazer com que os carros baixem os preçosAfinal, agora, os importados vao ter que baixar radicalmente os preços para se equipararem, mas se os trouxas quiserem pagar mais caro, pela porcaria que se vende no Brasil, azar é de quem comprar, pois ta assinando o atestado de burrice daqui por diante...enfim, vc ve um jumento dentro de um importado doravante

Sim

andre
a miriam leitao é do contra

Sim

romu
É pouco! É preciso, urgentemente, limitar a remessa de lucros das multinacionais, principalmente as montadoras. O numerário que se envia para o exterior como remessa de lucros é mais do que o dobro do que entra devido às exportações. Não dá para ficarmos sustentando as matrizes deficitárias das multis a custa do sucateamento industrial no país. E mais, parte substancial dos lucros que ficarem retidos deverão, obrigatoriamente, serem voltados para investimento em ônibus (transporte público), caminhões e melhoria dos veículos produzidos aqui.

Sim

Marcelo
ë importante proteger mas a industria nacional está cobrando preços bastante altos em seus automóveis

Sim

CLOIFI
siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim.

Sim

Rodrigo Sidney
Considerando que o imposto só vai afetar os mais ricos e que muitas empresas tem investido no Brasil recentemente, é uma medida que pode funcionar, aumentando a oferta de emprego entre outros.

Sim

Edineuza
Claro que ela é contra, afinal potencializa o mercado interno e, isso é bom para o Brasil, como a desinfeliz é contra o Brasil, tudo que é a favor do Brasil ela é contra.

Sim

Paulo Dias
Cabe também puxar as orelhas das montadoras instaladas no Brasil.Lucros remetidos ao país de origem aumentou 22% e falam em demitir trabalhador brasileiro alegando queda nas vendas.

Sim

Valcir Barsanulfo de Aguiar
Nada mais salutar que proteger nossos trabalhadores, já tão sacrificados nos governos vendilhôes do passado.

Sim

edson gomes santos
Yes!!! ...And, God save the queen "Big Milk"!!!

Sim

Mauro José
Se a Miriam Pig é contra, eu sou contra ela !!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkk

Sim

Lino
Se ela é contra, eu apoio!!!

Sim

Marcelo Gomes
Corretissimo. O certo é proteger o emprego no Brasil.

Sim

Thiago
Urubóloga

Sim

Eric
E quem disse q ela quer mais fábricas no Brasil?Protecionismo seria elevar o IPI para importados sem qualquer bonificação para quem tem fábricas aq.Agora, vamos aguardar se as fábricas estrangeiras irão se instalar em território brasileiro e se as q já estão melhorarão a qualidade da frota...Seria mto bacana, p. ex., ver a Chevrolet fabricando Camaro, Omega, etc. aq no Brasil...

Sim

Panambi
Com certeza. Vocês acham que as montadoras vão chorar na OMC ou vão instalar montadoras no Brasil? Usem a cabeça e não o teleprompter, como a urubóloga...

Sim

Ze Bandeira
Miriam ? Que Miriam é essa ?

Sim

sergio
Por protecionismo ou não vamos cuidar do que é nosso.

Sim

MARCIO
Claro que sim!!!Aumentar, protejer os empregos e, principalmente, forçar estas empresas a montarem fábricas aqui. Está mais que provado, o BRASIL é um País viável economicamente para se instalar qualquer tipo de indústria.

Sim

Sandro
Proteção à indústria nacional!!!!

Sim

Tadeu
Essa criatura nasceu aqui por engano, ela é norte americana

Sim

Perini
Se a Mirian é contra, só pode ser bom para o Brasil

Não

Alessandro
Não

Não

cleb's
NãoSou a favor de INCENTIVOS a industria nacional......pq vcs acham que as industria de veiculos recuso oferta do governo de incentivo nacional!!!!!!!!!!!!!!!!!!e optaram pelo aumento IPI!!!!!!!!!pq ela querem manter o lucro que estavam tendo ate hoje................Si realmente queremos ser Pais do futuro temos que tornarmos competitivos com equilibrio da oferta nao PAGAR O DOBRO NO MERCADO NACIONAL E AINDA PELADO!!!!!!!!

Não

Josh
Não concordo com o aumento do IPI para defender as empresas nacionais porque1- em primeiro lugar não são nacionais: são montadoras multinacionais instaladas aqui que continuam enviando royalties para fora como qualquer outra multinacional e enviando em mais quantidades devido a crise internacional2- pq com menor concorrencia, essas empreas "nacionais" vão estar livres para aumentar seus preços3- pq existem leis e acordos que precisam ser respeitados (de acordo com as leis do nosso próprio pais esse aumento do ipi é inconstitucional, ou seja, não estamos respeitando nossas próprias regras...assim não teremos credibilidade em lugar nenhum)4- pq o mercado de importação tb gera empregos diretos e indiretos e não são poucos.5- pq o mais justo seria reduzir a tributação dos produtos produzidos aqui (o mesmo carro montado aqui custa metade do preço no México por exemplo)

Não

Paulo
Não concordo com os motivos da urubóloga, mas sou contra por outros motivos: No Brasil, existe um cartel de montadoras. Aumentar o imposto serve só pra proteger esse cartel. Proteger empregos brasileiros? Mentira! A indústria automobilística brasileira é a única no mundo que dá ótimos lucros. Isso porque um carro na faixa de 60 mil reais custa (com todos os custos envolvidos), no máximo, 10 mil reais para a montadora. O resto é lucro. Isso porque brasileiros aceitam pagar esse preço absurdo. As montadoras dizem que não abaixam o preço porque "o mercado paga". Quando carros importados mais baratos e com mais recursos vêm, eles vão correndo pedir penico para o governo federal. Com fábricas cada vez mais automatizadas, quantos empregos vocês acham que as montadoras geram a cada ano? Mesmo indiretos, não são tantos assim. Isso é bomba de fumaça...

Não

raphael
não é justo

Não

Daniel
Quem vota em sim é que gosta de dar emprego para mexicano e argentino.As montadoras vão dar preferencia em montar uma nova fabrica no méxico ou na argentina e exportar pro brasil, pagando menos imposto.Ninguém constrói uma fabrica do zero com 65% de peças nacionais em menos de 1 ano, 1 ano com os preços 30% maiores que as concorrentes é inviável para qualquer negócio.

Não

André Arbelo
Sou contra a Mirian Leitão, ela deveria ser condenada, juntamente com outros integrantes da nossa podre mídia, mas não creio que esta medida visa proteger indústria nacional, creio sim que o governo cedeu a chantagem destas poderosas montadoras multinacionais que lucram exorbitantemente com os carros 1000 no Brasil.

Não

Fernando
Eu pedi para receber seus e-mails e acho que você presta um bom serviço à cidadania. Mas aumentar o IPI dos importados é protecionismo sim. Também é verdade que as fábricas instaladas no Brasil gozam de privilégios. Se a presidente quiser aumentar por questão de equilíbrio da balança comercial, deveria abrir o jogo.Aliás, deveria eliminar o fator previdenciário dos aposentados (desde FHC) e dar reajustes decentes. Aposentados morrem trabalhando lutando pela sobrevivência.Investir em pesquisa é necessário. Mais necessário é pagar condignamente os profissionais beneficiados, que acabam abandonando o país.

Não

ANDRÉ
O fato é que o veículo "nacional" (das multi aqui instaladas) é caro e inferior. Penso que deveria manter-se a política anterior e garantir que os "nacionais" (das multi aqui instaladas) dessa forma adequassem seu preço e qualidade afim de vencer a concorrência. E registre-se que não é a carga tributária brasileira a responsável pelos altos preços dos veículos "nacionais" (das multi aqui instaladas).

Não

Leonardo
Quem vota Sim, é porque nao tem muita noção de mercado, So ta pensando no que é bom pro País. Mas na realidade, isso é melhor pras montadoras como Fiat,Volks,Chevo,Hyuudai etc. é so você pensar melhor, Concorrencia gera o que no mercado???? Preço mais baixo certo? Se venho pro Brasil 3 fabricas chinesas, fora a kia que é caro. A chery é barata, O carro nao é nota 10, porque precisa ser melhorado e muito. o motor é muito bom vem da toyota, mas nao é flex e as peças precisam ser melhores, e isso vem com o tempo. Acontece com todas as montadoras a perfeição nao chego até hoje com as nacionais. Mas continuando o carro é bom sim, e alem do mais vem completo, quer mais o que? Comprar um carro por 23mil completo, outro carro polular como o palio ou celta, você chegaria a pagar de 32mil a 38mil por um quase completo, e ainda falta varios itens. Entao

Não

marco aurelio
Nao e certo aumentar o IPI dos importados, por que nao e certo protejer nossa industria ( nacional multinacional ) que nao respeita o mercado e o povo brasileiro.... A concorrencia e a melhor opçao para todos, inclusive para o emprego e a renda !

Não

Alexandre M.
Só a concorrência com empresas que estão dispostas a aplicar preços mais justos poderá pressionar as 4 grandes para diminuir seus lucros.

Não

Sergio
Quando o brasileiro começa a ter o gostinho de ter carros com mais tecnologia, principalmente o abs e air baig, mesmo em carros chineses temos a velha desculpa de mercado e tiramos o gostinho do povao, e veja vem boto no PT desde a primeira vez que o lula foi candidato, mas esta do IPI é um absurdo, pois basta as montadoras brasileiras agregarem estes item e vamos ver se nao aumentam as vendas, mas como sempre é me melhor ter uma ajudinha do governo ao inves e fazer uma concorrencia limpa. Nunca mais voto no PT

Não

rogerio
a medida vai afetar apenas uma pequena parcela dos importados. A grande massa de automóveis são importados pela fiat e volkswagen....ficaram de fora!!! Ora.... muitos empregos tb são perdidos pelo fato destas duas montadoras importarem tantos veículos, então entendo que se trata única e exclusivamente de uma medida que visa manter o lucro absurdo que só as montadoras no Brasil conseguem auferir.....3 X MAIS QUE NOS SEUS PAÍSES DE ORIGEM.....e dizem escancaradamente que os veículos são caros no Brasil por conta dos imposto!!! Só por isto não!!!!

Não

Plínio Tavares Júnior
Estão mudando o foco da discussão. O veículo nacional está com um valor excessivamente abusivo. Deveriamos estar buscando meios de reduzir o preço final para o consumidor. Essa medida não ajudará em abolutamente nada na redução de preços. Podemos até ter aumento devido a falta de concorrência com veículos improtados.

Não

Rafael
Nunca!

Não

Claudio Pereira
A justificativa de aumento do imposto, para assegurar os empregos, não me convenceu. As empresas prejudicadas não geram empregos, e dividendos no país? Será milagre, ou falcatrua, das empresas que conseguem vender carros, mais completos e mais baratos, que os produzidos aqui, ou as empresas nacionais é que desejam sempre manter seus lucros astronômicos, sem interferência. Sempre acreditei em nosso país, mas eventos como esse, verdadeiro protecionismo, é realmente um balde de água fria. Uma verdadeira vergonha!

Não

dukrai
as montadoras "nacionais", General Motors, Ford, Wolkswagen e Fiat, estão chorando porque estão sendo pressionadas a baixar os preços pela concorrência dos orientais, alemães, americanos, franceses, ... daí dá uma prensa/ensaboada nuzomi, digo, na Dilma e o governo dá uma ajudinha pro "mercado".

Não

gustavo martinez
Não está certo esse aumento abusivo e inesperado sem ao menos respeitar prazos!!como também não esta certo o lucro abusivo que as montadoras ditas "nacionais" obtém no Brasil, vendendo carroças peladas!! A JAC Motors respeita o consumidor brasileiro e mantém os preços em carros completos com 6 anos de garantia. Isso sim é INESPERADO!essa já é mais NACIONAL que as que estão aqui há mais de 50 anos!! Muitas pessoas investiram para abrir concessionárias destas empresas chinesas, e muitas pessoas trabalham nestas concessionarias!! agora a ANFAVEA quer fechar tudo isso e causar uma quebradeira geral, mas os chineses parecem ser mais espertos que os italianos, alemães e norte americanos juntos!!

Não

Leonardo
Falar verdade nao concordo com essa pois os da ford, fiat, crevolet e gol estao muitos era oportunidade com a cocorrencia de abaixa os preço, por isso a chasse de nos de como compra um novo ficaria muito dificil, caso consegue sempre limpo de equiptos. E sempre o consurmido tomado prejuiso por conta do governo

Não

Jack Daniels
É mais uma sacanagem do Governo. Como ficam aqueles que investiram em base a determinadas regras, alteradas do dia para noite. E se quebrarem ??? Como ficam aqueles que compraram os seus carros ??? Como ficam os que foram empregados pelos importadores e que vivem desse mercado ??? Não são trabalhadores também ???Porque não fixar uma quota para os importados ( um percentual do que é produzido aqui ), invés de quebra-los ???

Não

cidadão
Tenho que discordar desta medida do Governo. Apesar de ter votado e de apoiar o governo em muitas medidas, não sou obrigado a concordar com todas as medidas. Essa medida fere a constituição, e não há cidadão no mundo que possa se contrapor ao nosso texto constitucional, nem mesmo a mais alta autoridade do poder executivo.

Não

Rodnei
Gostaria que o imposto dos nacionais fossem reduzidos (incentivo) e o dos importados permanecessem como estavam...

Não

Roberto Santos
Não pode aumentar nenhum imposto. Mas pode diminuir os impostos dos carros nacionais. Não existe fábrica de carro brasileiro. Tudo lucro vai para fora (matriz) que não esta criando emprego no Brasil. Por favor Brasil, pense primeiro!

Não

Carlos Lopes
Não acho correto o aumento de imposto justamente em razão da explicação apresentada pelo Governo. Se o objetivo é manter o emprego nas fábricas, então por que não aplica o imposto sobre veiculos importados do Mercosul, já que esta é a origem da maior quantidade de carros importados? E mais, o aumento de imposto beneficia apenas as 4 grandes (Ford, GM, Fiat, Volks). Está óbvio quem são os lobistas que criaram esta lei estapafúrdia. E para finalizar, quem se ferra é o próprio brasileiro, que já paga o imposto sobre produto mais alto do mundo, para ter produtos de baixíssima qualidade (os chineses já são melhores que os nossos em termos de carro, e eles possuem apenas 20 anos de experiência, enquanto que as 4 grandes possuem mais de 60 anos no Brasil)

Não

eduardo
Vai prejudicar a classe média, média baixa, que poderia comprar um carro com ABS e 6 air bags por R$39.900. Além de que, não valerá para os importados do México e Argentina (trazidos 4 grandes montadoras "brasileiras") que já são vendidos aqui por preços absurdos.

Não

Deusdedit Neto
Quem eles querem convencer de que aumento de IPI levará a melhora na qualidade dos produtos brasileiros e levar a competitividade?! Nossa indústria automobilística está estagnada e defasada em pelo menos 2 décadas! Antes do boom causado pelo desembarque dos últimos modelos chineses, os carros das "nacionais" mantinham enormes capas de gordura nos preços. Agora, fizeram forçadamente uma pequena dieta, queimaram cerca de 12% de gordura nos populares e continuam gerando bons lucros... O que ofereceram em melhora da qualidade dos seus veiculos? E na segurança?

Não

octavio barboza
Entendo que a margem de lucro das montadoras aqui instaladas está muito alta. Aumentar o IPI vai fazer com que o jogo continue. Carros pelados a preço de carros completos.A ação do governo deveria atuar nas duas pontas: Nos importadores com um tipo de compulsório. Se eles viessem a montar uma empresa a diferença do imposto voltaria.Nas montadoras locais, taxação extra sobre a diferença entre o preço interno e nas exportações (Pensem. Se o valor fosse igual não haveria taxação).

Não

Feng
Ia comprar ASX no ano que vem :(((((

Não

Timóteo
Acho que o consumidor nacional só tende a perder.

Não

carlos
Acho que a industria nacional diminuir seus exorbitantes lucros para se tornar mais competitiva.

Não

Auro Francisco de Jesus
Sou contra pq o governo procurou satisfazer o desejo das montadoras deixando o consumidor se lascar, os carros produzidos no Brasil são mais caros para os brasileiros do para os chilenos, mexicanos e por aí afora. Pq temos que pagar de 100% a 200% a mais que os extrangeiros para comprar um carro produzido aqui?

Não

valdonir
contra, é preciso fazer as nacionais baixarem o preços que praticam

Não

valdonir
Desde que as montadoras nacionais, passam a praticar um preço compativel com o resto do mundo, tudo bem. Mas a verdade é que tirado os impostos, todos, do custo Brasil assim mesmo o valor dos carrinhos brasileiros é absurdamente maior do que lá. Portanto, ate que isto aconteça sou contra o aumento do IPI. E sou petista de carteirinha.

Não

Cicero Daniel Ferreira da Silva
Apesar de ainda não possuir um carro importado! Não concordo pois algumas montadoras aqui do Brasil estão vendendo lá fora os carros fabricados aqui a preços muito menores do que os comercializados para nós! Desta forma se o governo realmente quer manter os empregos aqui ,que reduza a nossa tão e velha carga trubutária!Acredito que nós brasileiros temos o tatal direito de escolher o carro que vamos comprar (tecnologia ,garantia ,etc,...)e que não sejamos penalizados por mais um imposto apenas para agradar a que sempre nos sugou.....e ganha muitos $$$$$ em nossas costas e nas costas dos operários.....

Não

Eliana
Irá prejudicar as concessionárias, os funcionários destas e os consumidores.

Não

Emerson
Decepcionado com a influencia do PHA na hora de votar.IPI maior para "importadas", so fortalece " a montadora nacional"Continuaremos com as carroças peladas e caras.Protecionismo Hipocrita.Espero que mesmo com tudo isso as Importadas consigam manter o preço, desta forma veriamos as ditas "nacionais" se esfolando para competir - Parece ate brincadeira, empresas ja instaladas a decadas a frente das importadas pedindo ajuda.INACREDITÁVEL- VERGONHOSO PARA O PAIS E PARAOS QUE APOIAM ESTE AUMENTO SEM CONTRAPARTIDA.

Não

David
Paulo, o que o povo ainda nao entendeu e que quando o Governo aumenta quem paga e o Brasileiro. Aumentar pra proteger e protecionismo. Ate quando vamos pensar como pais pequeno? O que o Brasil precisa sao produtos de qualidade. Quando se defende o aumento do IPI se encoraja a continuidade da mediocridade e falta de qualidade nos nossos produtos. Quem diz que devemos proteger companhias que so sugam do povo com o aval do governo e porque desconhecem do nivel desses produtos no resto do mundo. Nossas montadoras sao exatamente isto. Nao temos produto nacional e sim carros defasados que a tempos deixaram de gerar lucros la fora. Como pode o Brasil pensar em ser um pais serio se o governo esta na mesma cama com as montadoras ajudando estrupar o povo Brasileiro que trabalha? Ja temos o titulo dubio de "Povo mais explorado pelo seu Governo". Governo que deveria proteger e da condicoes pro povo trabalhar, crescer e viver com orgulho no nosso pais.

Não

sandro
Nossa carga tributária é muito elevada e boa parte dela é responsável pelo valor elevado dos carros. O Brasil precisa reduzir essa carga e forçar a baixa dos preços dos nacionais.

Não

Pedro
Não concordo esse aumento irá privilegiar poucos (operários das fábricas) em detrimento de muitos (funcionários das concessionárias + consumidores)!

Não

CLÁUDIO
TEM DE BAIXAR O LUCRO DO FABRICANTE NO BRASIL, O PAIS TEM O CARRO BÁSICO PELADO PELO MESMO PREÇO DE UM TOP DE LINHA NO EXTERIOR.

Não

Cilene
É claro que não! Taxação de algo que não tem similar aqui? Sim, porque aqui são fabricadas CARROÇAS INSEGURAS, mal equipadas e muito caras, como disse Collor. Explica aí porque o Gol é vendido no Chile por menos da metade do preço do BR e mais equipado! Explica aí como a Renault deu 20% de aumento aos seus funcionários em plena suposta crise de vendas? Explica porque importado do México/Argentina pode, afinal empregos são gerados lá e não aqui na fabricação destes carros? Esqueceram que os juros do financiamento está mais alto, que é preciso dar entrada para comprar em 60x... quem foi mesmo que criou isso aí?? Agora que o povo parou de comprar, COMO O GOVERNO QUERIA, os importados são culpados??? As fabricantes REJEITARAM IPI reduzido com contrapartida de investimento em tecnologia/inovação... O que estas empresas querem é continuar explorando sozinhas, SEM AMEAÇAS, o "consumidor" brasileiro para continuar enviando lucros aviltantes à suas matrizes FORA DO BRASIL.

Não

Marco
As quatro grande montadoras "Nacionais" não investe em melhorar seus portfólios e detém juntas pouco menos de 80% das vendas, ou seja o brasileiros não tem alternativa de compra. Como consequência o preço não reduz pois não há concorrência;não sou a favor de carros que não gere emprego e renda no mercado, porém a unica coisa que eu vi de positivo no Governo Collor foi a abertura do mercado que fez as montadoras acostumadas a ter reserva de mercado desenharem e produzir novos carros e modelos, mais econômicos e seguros. Quais os carros vendidos no Brasil ditos populares que vem com Airbag e ABS? Equipamentos que no mundo inteiro salva vidas e reduz gastos com saúde e internações. A pergunta que eu gostaria de fazer ao ministro é : Porque que o Honda City custa a metade do preço no México e já vem com Airbag e ABS e o memo carro aqui custa o dobro e sem estes equipamentos?Os meus filhos não precisão de segurança?

Não

Fabrício
Quem disse que Brasil tem carro nacional?

Não

Marivaldo
Não acho, Paulo. A indústria brasileira tem condiçòes com competir com importados sem demitir ninguém, pois são as mesmas que produzem tais carros no exterior. Basta cortar um pouco de seus exorbitantes lucros.

Não

daniel b
É um absurdo. As montadoras nacionais estão longe de ser vítimas, praticam margem de lucro de até 3 vezes a que praticam em outros países. Querem competitividade? É só diminuir a ganância.O governo deu um tiro no pé, que digo, no pé da população.

Não

arthur kierski
muda as regras do jogo ---durante o jogo

Não

Thiago Martinez
Puro Lobby da Anfavea. Deveria reduzir os impostos dos nacionais. Agora aguenta a alta que as montadoras "nacionais" (que de nacional não tem nada) virão babando para aumentar seus gordos lucros. Saudade do Barbudo!!

Não

abcdef
Aumento de IPI para importados = obsolescência da indústria nacional e mercado interno comprando carroças caras.

Não

Jao
É só mais uma maldita medida protecionista. Nossos carros são caros e ruins. Que tal vendê-los mais barato?Além disso, o problema central é o câmbio, que parece que está cendo resolvido.

Não

Luís
Pra quê? Pra depois vender carros 1.0 (os "populares") por R$ 30 mil?

Não

Francisco Machado
O governo tinha é que deterninar que as grandes montadoras instaladas aqui no Brasil, igualasse o padrão dos nossos carros populares, ou seja, carros completo de série, igualmente aos importados. Acredito que, todos os carros com o mesmo padrão dos importados (competindo de igual pra igual), a preferência nacional com certeza, seria dos fabricados aqui no Brasil. Até mesmo para que nós podessemos valorizar mais os serviços e produtos nacionais. Mas infelizmente, como o Brasil é, se isso fosse ocorrer, com certeza se criariam mais alguns impostos, e no fritar dos ovos..., os importados iriam continuar mais baratos.

Não

Marco
De novo essa conversa fiada de defender a indústria nacional....Desde quando Ford, Volkswagen, Fiat, etc estão preocupadas com o interesse nacional?Para onde vão os enormes lucros que o setor automotivo obtém no Brasil, onde os veículos estão entre os mais caros do mundo?Certamente houve pressão por parte do setor e, mais uma vez, o governo cedeu para privilegiar aqueles que financiam as campanhas políticas.Agora que não haverá concorrência externa, os preços dos obsoletos carros brasileiros dispararão de vez..... ou o governo exigirá como contrapartida pelo favorzão o congelamento dos preços?

Não

Edouard Mekhalian
Os fabricantes que estão no Brasil lucram mais de 4 vezes o que se lucra lá fora, em suas matrizes, além dos carros fabricados aqui ainda são muito ruins. Assim, não são os importados que devem ser taxados, mas sim os nacionais é que deveriam ser bem mais baratos! As remessas de lucros das montadoras são uma verdadeira farra ...

Não

Marinho
Não existe ameaça alguma aos carros produzidos no Brasil, todas as importações de veículos de países que não sejam a Argentina e México, somadas chegam a uma parcela de 6% do mercado. Analisando, essa medida se torna protecionista para os carros "nacionais", veículos de péssima qualidade oferecidas a preço de ouro ao passo que os veículos importados são de qualidade a um preço excelente. Ao meu ver, a medida que o Governo deveria ter tomado para estimular a produção nacional era reduzir a taxa de juros para as montadoras situadas no Brasil ao passo que essas se comprometam com a melhoria dos pordutos.

Não

anon
Nunca pensei que esse dia chegaria, mas concordo com a Urubóloga! Essa medida é claramente um "presente" à Anfavea e suas carroças superfaturadas. Um verdadeiro absurdo. aliás, cada vez mais decepcionado com o Governo Dilma. Volta Lula!!!!!

Não

Roberto Giannini
Não concordo com aumento de impostos, as margens de lucro da indústria instalada é que deveria cair.

Não

joaquim a l lourenço
já o fiz

Não

Jota
Medida descarada para proteger as montadoras locais de concorrência. E pior do que tudo, elas continuarem vendendo carros impedidos de circular em outros países por preços fora da realidade. Os chineses e coreanos estavam forçando a redução de preços dos carros nacionais. Todavia, a Sra. Dilma aceitou o argumento de proteção da indústria nacional (ou interesses escusos e não confessáveis): CONTA OUTRA!!!! Aliás, o Collor quis peitar as montadoras e caiu, se não me falhe a memória. Ou será que foram os caras pintadas? Parece que o ansioso blogueiro também acredita em contos de fadas. Êta pais difícil! Aqui não temos Estado. Aliás, tem sim, mas para explorar o seu pobre povo! Deus salve os empregos produzidos nas montadoras do Brasil (são 4 né?).

Não

Marcus
Porque não está bem explicado que a montadora, ora internacional, deve nacionalizar-se. E até q isso ocorra, a indústria ora nacional ganha esse "round" com vendas abusivas.

Não

Rodrigo Costa
sou totalmente contra essa medida do Governo e olha que sou petista

Não

Heleno
Nunca achei que concordaria com a "urubóloga", mas esse dia chegou. Acho que a Presidenta e o Ministro Guido deram um passo para trás. Acho que aumentar o IPI só favorece o cartel GM, Fiat e Voks. Taxar os veículos Chineses é até aceitável, porque acho que eles praticam Dumping, mas taxar o veículo Coreano é um erro, pois os coreanos são eficientes, modernos, seguros e inovadores, sem a concorrência dos Coreanos o Cartel Fiat, GM e Volks pode praticar os preços abusivos e lesivos que praticam sem se preocupar com inovação, eficiência e segurança. Não teremos outras opções a não ser Gol, Celta e Uno. Nem mesmo temos a garantia de manutenção de empregos e melhoria nos produtos fabricados no Brasil. No dedreto de elevação do IPI deveria ser explícito pelo menos a manutençãos dos empregos nas montadoras durante o período de vigência do aumento. Estamos de joelhos à frente do cartel automotivo brasileiro.

Não

Rogério
Não, o que precisa ser feito é que as montadoras nacionais justifiquem o porquê de venderem estas carroças ao preço que vendem enquanto lá fora os carros são bem completos e longe de custar o que custam aqui. e nem adianta falar que é imposto, pois não é!

Não

pedro
Chega de aumentar imposto! Abaixe o dos nacionais!

Não

Ricardo Homrich
Absurda a decisão do governo. De tão absurda é a primeira vez que concordo com alguma coisa que a Miriam diz. Inacreditável, achei que esse dia nunca chegariaPuro lobby.E os empregos das concessionárias das importadas espalhadas por todo o Brasil ???E a qualidade dos carros, principalmente em segurança ??Até "outro dia" retrovisor no lado direito era opcional no Brasil.E os bilhões que as "nacionais" mandam para fora ???Qual seria nossa relação com o México ??Empregos lá, produzindo carros com mais tecnologia que aqui pode. Claro, as ditas nacionais produzem por lá para vender aos americanos, o excesso mandam para os bananas.Me desculpe PHA, Dilma e etc. RIDÍCULA A DECISÃO.

Não

Ricardo Homrich
Absurda a decisão do governo. De tão absurda é a primeira vez que concordo com alguma coisa que a Miriam diz. Inacreditável, achei que esse dia nunca chegariaPuro lobby.E os empregos das concessionárias das importadas espalhadas por todo o Brasil ???E a qualidade dos carros, principalmente em segurança ??Até "outro dia" retrovisor no lado direito era opcional no Brasil.E os bilhões que as "nacionais" mandam para fora ???Qual seria nossa relação com o México ??Empregos lá, produzindo carros com mais tecnologia que aqui pode. Claro, as ditas nacionais produzem por lá para vender aos americanos, o excesso mandam para os bananas.Me desculpe PHA, Dilma e etc. RIDÍCULA A DECISÃO.

Não

josé carlos barbosa de madureira
se ela é contra, eu sou a favor.

Não

Bruno Vaz
Não tem que AUMENTAR nada. Tem que DIMINUIR os impostos e os juros dos veículos 0 km. Chega de carro pelado vendido a R$ 30.000!

Não

alexandra
a industria automobilistica nacional já tem beneficios suficientes pra quem produz carroças...

Não

Rogério
Concordo plenamente com uma série de comentários que são contra a medida. Existe no Brasil um cartel que espolia o povo brasileiro. Carroças com preços altíssimos. Carro 1000 só no Brasil. Invenção sacana. Quando que essas carroças tiveram preço popular. Não pago mais um centavo por carro "nacional". Assim com não gasto mais com operadoras de celular neste país. Gosto muito da Dilma e ela no meu ponto de vista está muito bem como nossa presidenta. Sei que não é fácil lidar com o cartel. Mas, devíamos acabar com todos os cartéis. Esse país não tem livere mercado. É só ver os aeroportos, as operadoras de telefone, internet, etc. Quando é que o Brasil vai ser moderno?

Não

Carlos
Não está certo porque nem todo importado é de luxo. E principalmente porque o governo está jogando o jogo das 4 grandes montadoras, que apesar de gerarem emprego, enviam seus gordos lucros para exterior. A concorrência dos importados é bastante salutar e o foi também por demonstrar a enorme margem de lucro praticada pelas 4 grandes montadoras. O governo poderia intervir para que os automóveis comercializados pelas pseudo-nacionais não tivessem seus preços reajustados porém nunca o fez e nunca o fará. Em nome da concorrência que é salutar (as "nacionais" querem a continuidade do cartel) principalmente para termos preços mais justos e para não ficarmos escravos das 4 grandes montadoras ditas nacionais mas que remetem os lucros para fora, eu voto NÃO.

Não

Breno Cunha
Deveria pressionar as montadoras nacionalizadas - pois a única empresa nacional hoje é a Jac de Santa Catarina, e o resto é tudo estrangeira - a revisar a questão da lucratividade, que no Brasil chega a ser 3X maior do que em outros países... Vide site da Webmotors e a reportagem do jornalista Joel Leite: "Quanto custa lá fora". Detalhe, o mesmo VW Golf fabricado no Brasil é exportado para o Canadá e vendido - pagando taxas e tributos canadenses - à R$ 27.000,00., enquanto nós brasileiros pagamos o dobro!!!

Não

caio
A questão não e se a urubologa esta certa ou não, acho que poderia abaixar a alicota do ipi para os veiculos MONTADOS aqui no Brasil e não aumentar os importados. Os nossos carros são caros demais e não oferecem seguraça e conforto, quesitos basicos, sem falar nos lucros exorbitantes que temos que pagar na compra de um carro zero. Devem ter outras formas de se controlar e proteger a mão de obra brasileira automobilistica.

Não

Celso
Não, não está certo. Essa nova lei acaba de destruir a livre concorrência no Brasil e manter um cartel que faz o que bem entende com os preços abusivos. Além do mais, grande parte dos carros são importados da Argentina e México (que não faz parte do Mercosul). Quem sairá perdendo não será somente os consumidores, também os operários que tiveram reajustes melhores em seus salários graças à concorrência de carros importados da China e Coreia. Essa lei caiu como uma luva para as tradicionais montadoras aqui instaladas. Além, é claro, de aumentar o caixa do governo porque os preços subirão e arrecadarão mais de algumas (poucas) importações.

Não

Miguel Lima
Parafraseando o Mateus: "Se é pra proteger o emprego nacional, pq Mexico e Argentina não entram no imposto?? Finalmente quando a gente começou a ter chances de comprar um carrinho melhor pelos 30 mil que a gente paga em um carro pelado aqui, eles me vêem com essa… Fortalecer mercado nacional? As empresas ditas nacionais são estrangeiras… os lucros não são investidos aqui… E que se dane a Leitão, pouco me importa essa criancisse, o que me importa é que vou continuar pagando caro em produto “nacional” desprovido de qualidade e inovação." E a situação das "nacionais" é essa pq quiseram investir apenas em veículos regionalizados de baixo valor agregado (para cobrarem bastante de nós) e que não são decentes para exportação.

Não

Danilo
Não!

Não

roberto barbeiro
Ja tivemos a injeção de bilhões em 2008, tanto federais como estaduais, tivemos incentivos recentes na politica industrial e agora a proteção de mercado é um exagero. Os carros nacionais são predatorios para o Brasil. Temos que obrigar as multinacionais aqui a implantar toda a tecnologia de ponta conhecida e usar mais a venda direta - ecommerce- Ha um enormne disperdicio na distribuição destes produtos no Brasil. Ha custos que enxugar. Alem disto, estamos com excesso de frota. Devemos sim ter uma ação integrada de renovação e considerar o taxi como transporte publico. este sim deve ser subsidiado. A matriz industrial brasileira a partir do Petroleo deve gradualmente ser substituida.

Não

j.roberto
Ao inves de aumentar o IPI dos importados, diminua dos nacionais... Assim estão ajudando muito mais a produção nacional e quem realmente quiser que compre o importado. O governo esta simplesmente justificando um Lob da industria nacional que não investe um real se quer em tecnologia e assim garantir verdadeiras fortunas da industria "nacional"... TENHA VERGONHA NA CARA GUIDO MANTEGA E DILMA HOUSSEF....

Não

Mateus
Se é pra proteger o emprego nacional, pq Mexico e Argentina não entram no imposto?? Finalmente quando a gente começou a ter chances de comprar um carrinho melhor pelos 30 mil que a gente paga em um carro pelado aqui, eles me vêem com essa... Fortalecer mercado nacional? As empresas ditas nacionais são estrangeiras... os lucros não são investidos aqui... E que se dane a Leitão, pouco me importa essa criancisse, o que me importa é que vou continuar pagando caro em produto "nacional" desprovido de qualidade e inovação.

Não

jose
Sou contra aumentar o IPI para carros importados, mas a favor da redução do IPI para carros produzidos no país.

Não

guilherme
Os carros nacionais são ruins e carros.a concorrencia com os importados poderia ajudar a melhora essa situção.abraços

Não

cerdo
penso que deveria ser menor o imposto, 30% é muito, mais concorrencia mejor preço.

Não

M. Loureiro
O lucro das 4 grandes é exorbitante. Muito dinheiro e poder pra fazer lobby. O carro nacional que vinha ganhando acessórios, vai ser capado novamente. E não adianta dizer que vai ter fiscalização pra não aumentar os preços. Os valores de tabela são altos, e os preços estavam baixo pois as montadores concediam "descontos". Agora basta retirar o desconto, capar os carros e o aumento terá sido mascarado.

Não

lucas
protegendo as carroças fabricadas no Brasil

Não

paulo negrato
continuemos com nossas carroças....

Não

Rogerio Carvalho
Já comentei no blog.

Não

José Nivaldo
Não é porque Miriam Leitão é falaciosa que ela esteja errada de tudo. O carro no Brasil precisa baixar de preço e melhorar na qualidade, e o aumento no IPI vai de encontro a estes objetivos. Dirijimos carroças puxadas por pôneis.

Não

jbmartins
o livre comercio

Não

Adriano Reis
A indústria instalada no Brasil pratica preços extorsivos. Não deve ser "premiada" com medidas deste tipo. Uma política industrial de médio prazo deveria ser adotada, não vejo esta medida "linha-dura" como instrumento para trazer mais montadoras ao país. Aliás, tal política poderia incluir estímulos à exportação de veículos, mas quem lá fora quer comprar Celta? A coisa toda deve mudar, mas não desta forma que me parece simplória.

Não

antonio augusto almeida
Temos que melhorar a concorrência. Deveria era abaixa a IPI de carros importados. Principalmente os de boa qualidade como BMW. No exterior se comprar um carro durável para toda a vida por um preço de carro popular aqui. Nao falo de luxo, falo de produtos duráveis que sejam passados até de pai para filho. Isso é melhor até para natureza, pois evita o descarte de 3 em 3 anos dos carros populares.

Não

Almerindo
O problema são os preços EXTORSIVOS cobrados PRINCIPALMENTE pelas MONTADORAS daqui, como algumas reportagens (inclusive uma da Record) provaram. O que precisa URGENTEMENTE é enquadrá-las, obrigá-las a baixar seus preços, pois o povo brasileiro já provou que paga qualquer preço que elas exigirem, mesmo que isso destrua completamente suas finanças, com financiamentos a perder de vista e juros altos…

Não

Eduardo
Deveriam era dar um jeito das montadoras aqui do brasil, (***que não são nacionais coisíssima nenhuma pois o lucro todo vai lá pra ALemanha, Itália, EUA, Japão, Coréia) e forçarem elas a baixarem o preço dos carros e aumentarem a qualidade deles.São monstros de plástico extremamente frágeis e caros. Carro aqui no Brasil pode ser chamado de carroça, tamanho a má vontade com q produzem, a má qualidade das peças, os muitos problemas q surgem.E falo isso dos carros zero bala de hoje em dia.Fez mt errado em aumentar o imposto dos importados. Pelo menos eles valem o preço q pagamos.

Não

benedito duzi
Não pois fere o dispositivo de livre mercado, as companhias nacionais precisam se conscientizar de que o carro nacional é muito caro e ruim, precisam abaixar seus ganhos pois desse jeito as cias nacionais vão aumentar o preço e que se dane o consumidor.

Não

Jacinto Figueira
Medidas como essa só inibem as montadoras importadas de se instalarem no Brasil, fortalecendo o mercado automotivo nacional já consolidado e seus produtos de qualidade questionável (Gol, Celta, Ka, Uno, como já citados). Carros como Picanto e J3, que ofereciam itens de série até então desconhecidos pelos carros populares convencionais, custam o equivalente a um pelado nacional. Agora com essa medida abusiva vão custar muito mais. Só não vê quem não quer. Isso independe de comentário de Miriam Leitão, de PiG, ou que for. É questão de bom senso.Enquanto no Chile carro popular custa menos de R$20 mil (ou seja, lá com R$ 40 mil você compra um completo, e ainda coloca ABS e Airbag), aqui vamos continuar pagando R$ 30 mil por um pelado com péssimo acabamento. Não é possível que uma medida dessa seja aprovada.

Não

Fred Silva
As montadoras do Brasil vendem os carros mais caros do mundo e não é por causa de impostos. O governo acaba de favorecer o Lucro Brasil.

Não

Rocco Petri
Logo, logo, a Indústria brasileira também aumentará seus preços, pelo pretexto do aumento dos importaados. Só que o produto nacional, nesse setor, tem qualidade inferior, inegavelmente. Assim é o Brasil.

Não

Anderson F
Tenho q admitir q a Urubóloga acertou desta vez. A indústria nacional tem lucros altíssimos q manda para suas matrizes no exterior. Pagamos o carro mais caro do mundo sem ter air-bag, abs, NADA!! Não é culpa de carga tributária, não são ganhos ou direitos para os funcionários, é apenas ganância. E fazem o governo de refém ameaçando demissões pra continuar protegidos em suas práticas cretinas.

Não

Johnny Fonseca
Além do mais, atitudes como essa só inibe as montadores de se instalarem no Brasil, fortalecendo o mercado automotivo já consolidado e seus produtos de qualidade questionável (Gol, Celta, Ka, Uno, como já citados). Carros como Picanto e J3, que ofereciam itens de série até então desconhecidos pelos carros populares convencionais, custavam o equivalente a um pelado nacional. Agora, com essa medida abusiva, vão custar muito mais. Só não vê quem não quer. Isso independe de comentário de Miriam Leitão, de PiG, ou que for. É questão de bom senso.Enquanto no Chile carro popular custa menos de R$20 mil (ou seja, lá com R$ 40 mil você compra um completo, e ainda coloca ABS e Airbag), aqui vamos continuar pagando R$ 30 mil por um pelado com péssimo acabamento. E o povo bate palma.

Não

Johnny Fonseca
Os argumentos dos que são a favor me impressiona. "Se a Miriam Leitão falou, então tá errado". Vamos pensar um pouco.Enquanto temos carros com qualidade porca, as asiáticas começam a apresentar produtos de qualidade com preços tentadores (Vide Kia, Hyundai e até a chinesa Jac). Diante desse cenário, o lobby das montadoras nacionais foi mais forte, pressionando o governo. Arrecadação recorde de imposto, e agora mais para o governo se vangloriar.

Não

Helena
Sou contra porque quero comprar um japonês 1.0 que está chegando este mes no país. É menos de 30 mil e muito melhor que meu classic da Chevrolet, que não tem nada e é básico. A diferença de preço é de mais ou menos 2 mil reais. Segundo informações, ele será vendido por menos de 30 mil reais.

Não

Vinicius
Esta medida não é para proteger o trabalhador brasileiro, e sim o lucro das montadoras instaladas no Brasil.Veja o caso da JAC motors que vende um carro se série completo por 23 mil. Com este valor, você compra uma carroça dessas produzidas no Brasil que não tem freio ABS, nem airbags, tampouco trava elétrica e nem ar-condicionado.O que o governo está fazendo é proteger o direito de GM, Ford, Fiat, VW, e afins, de explorar o trabalhador brasileiro, obter lucros enormes vendendo carros péssimos a preços exorbitantes. Ou seja, é a institucionalização do roubo ao consumidor. Que vê nesses carros chineses uma alternativa aos exploradores do lucro Brasil.

Não

Orlando Bernardes
Claro que devemos sempre proteger nossa indústria pois só assim protegemos empregos no Brasil. O problema é que esta indústria automobilística brasileira, sempre protegida por nossos governantes, continua a ter o maior percentual de lucro do mundo e continua a vender o carro mais caro do mundo. E enviando para suas matrizes um dos maiores lucros de toda a história automobilística.

Não

Moises Prado
Completamente errado. Importados oferecem mais por menos - e é por isso que o crescimento do consumo de carros está sendo preenchido essencialmente por carros importados. As nacionais que devem se atualizar e oferecer produtos melhores ao consumidor.

Não

Adriano
Para proteger um setor que tem recordes seguidos de venda, com produtos defasados em qualidade e segurança e preços abusivos?

Não

Rodrigo
Desculpe, PHA, mas manter o Lucro Brasil da FIAT da Itália, e esta sustentar o emprego da matriz é que é o absurdo...

Não

bertoni
O lucro das montadoras instaladas no Brasil é muito alto. É preciso proteger o trabalhador e não a gananciosa montadora.

Não

Edgar
Os brasileiros pagam os preços mais altos do mundo por carros, em geral, uma geração atrasados em relação aos principais mercados e os lucros, muito acima da média, são remetidos para garantir os bonus dos acionistas na matriz, no exterior. Os importados estavam mudando esta realidade... é uma pena.

Não

Leandro
Se o Governo quer estimular as indústrias automotivas nacionais, que baixe o IPI sobre tais produtos, baixando o preço altíssimo que se paga no Brasil para se produzir um carro. Este aumento sobre os carros importados é "conversinha para boi dormir" com o intuito de arrecadar mais dinheiro, tendo em vista que o brasileiro está cada vez mais comprando carros importados. O Governo pode enganar os pouco esclarecidos, mas a mim NÃO!

Não

marcilio
Meu voto seria outro se tivesemos diversidade de escolha e nao estas latas velhas caras e sem itens de segurança e conforto produzidas aqui

Não

dieferson
acredito q não. Já pagamos impostos de mais. Mesmo sendo uma mercadoria destinada aos mais ricos, sou contra aumentar os impostos.

Não

marcilio
Se a industria nacional oferecesse carros dignos meu voto seria outro, mas o que temos é monopóli, cartel e carroças