Eu não sou a favor pois acreditoque todos nós devemos ter diretos iguais independente de cor, gostos e essas coisas triviais, todos devemos ser respeitado.
Não
Júlio
Acho que se queremos chegar aos direitos iguais, devemos ser tratados da mesma forma, medindo inteligência e capacidade, não cor. Todos deveriam ter as mesmas chances em todas as opções que a vida nos oferece. Porém, reconheço as diferenças sociais de hoje em dia.
Não
Maria
Não estou de acordo com as Cotas raciais,que além de ser racismo,acho que todos devem ter direitos iguais.
Não
Emiliano
Por que eu não gosto de cota,só do mês em tênis
Não
Emiliano
Por que eu não gosto de cota,só do mês em tênis
Não
KAUA FERREIRA LUZ BARROS
Eu acho errado por um simples motivo, todos devemos ter direito iguais ou seja fazer o Enem e não medir cor mas sim inteligência, devemos medir a capacidade não é porque que eu sou branco que tenho mais capacidade que um negro! Não é que eu sou negro que vou ser pobre não, não é que sou branco que vou ser rico ! SOU A FAVOR DA IGUALDADE!!!! DIREITOS IGUAIS.
Sim
Aline silva roeder
Sim, sou a favor
Sim
Camila
Sim, pois infelizmente o país em que vivemos é sem dúvida desigual. O preconceito existe e não adianta dizer o contrário, brancos e negros não são portadores dos mesmos direitos, vemos tal diferença no dia a dia quando o negro faz parte de um menor percentual nas Universidades, empregos, entre outros.
Sim
Naiara
Sim.temos que tratar as pessoas de forma desigual para poder chegar a igualdade,e as politicas afirmativas trabalha em prou disso.
Sim
Naiara
Sim.temos que tratar as pessoas de forma desigual para poder chegar a igualdade,e as politicas afirmativas trabalha em prou disso.
Não
sue ellen
mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm00000
Sim
Jessica Vicotria da Silva
SIM,eu sou a favor das cotas raciais
Sim
Jessica Vicotria da Silva
SIM,eu sou a favor das cotas raciais
Não
José Roni da Rosa
Sou contra por um simples motivo o negro não tem nada de diferente do branco o que o negro tem que fazer é se preparar e passar no vestibular conforme é para todos e passando jamais ele será barrado de estudar se ele for aprovada ninguem vai barrar ele de estudar assim como o branco se o branco for reprovado não estuda tambem assim é para todos porque cotas
Não
José Roni da Rosa
Sou contra por um simples motivo o negro não tem nada de diferente do branco o que o negro tem que fazer é se preparar e passar no vestibular conforme é para todos e passando jamais ele será barrado de estudar se ele for aprovada ninguem vai barrar ele de estudar assim como o branco se o branco for reprovado não estuda tambem assim é para todos porque cotas
Sim
Thaís Helena da Silva Freitas
Sou estudante da USP e sei que sem ações afirmativas muitos jovens brilhates não estariam lá!
Sim
Soaresbb
A curto e médio prazo é uma ótima solução.
Sim
joel P Santos
Sim, Os negros precisam para sairem do estado calamitoso em que vivem. Quando o negros estiverem e condições de igauldade para desputar o acesso a conhecimento ai sim podem tirar as cotas.
Sim
maxi
nesse pais se nao houvesse cotas nao ia mudar nunca pq aqui as vezes as decisoes nao tao certas como essa devem ser tomadas
Sim
JOÃO PROTA
Para que se estabeleça a igualdade nunca tida.
Sim
rildo raposo fernandes
Concordo com a afirmação acima!!!!
Sim
daniel
O divida ainda não foi paga...as estatisticas mostram que em diversas regiões do país a população negra, mestiça, indigena...competem em condição desigual tamto no mercado de trabalho entre outros.
Sim
Marcos
Sim
Sim
Gabriel
Temos de dar acesso a educação de forma igual a TODOS! Não só a quem tem dinheiro. Melhorar a qualidade de vida da nossa população é um dever do governo brasileiro!
Sim
Jose Ricardo Marques dos santos
As Cotas são uma forma de reparação! pelo fim do Racismo Institucional!
Sim
Arlete
Concordo com cotas até que as oportunidades de aprendizagem nas escolas públicas do ensino fundamental e médio de aos alunos condições de competirem nos vestibulares em pé de igualdade com os que tem maior oportunidade.
Sim
Norlen Apelfeler
Sou a favor!
Sim
Walter Cesar
Estudei (06) anos na PUC-RJ, design, e só estudaram nesses (06) anos (02)negros. É claro que algo está errado. Muito errado.
Sim
Pedro Jackson
É preciso desigualar para igualar! Afinal apesar de ser o ideal não somos relamente todos iguais!
Sim
edison ley
Sim. Porque não?
Sim
Omar Martins
As cotas são políticas afirmativas que combatem o preconceito e a falsa ideia de que no Brasil todos são iguais. É uma compensação mínima depois de mais de 300 anos de escravidão.
Sim
Vicente
Uma revsita à história do Brasil corrobora com essa afirmação.
Sim
Vicente
Para ser favorável, basta revisitar a história do Brasil.
Sim
Natan Cunha
Radicalmente favorável.
Sim
Orlando Soares Varêda
Completamente favorável.Orlando
Sim
Renata
Isso é um princípio constitucional, o princípio da igualdade, que doutrinariamente diz exatamente isso, os desiguais não devem ser tratados da mesma forma.
Sim
mariana moreau
cota racial, cota para alunos provenientes de escolas publicas e cotas p alunos c baixa renda sao necessarias enquanto nossos sistema educacional publico continuar reproduzindo as desigualdades sociais
Sim
Dorfo
Uma forma de inclusão social
Sim
Ulisses
Claro que sim
Sim
Aulus Coutinho
Na minha opinião o PIG bate contra para defender os interreses das elites que sempre dominaram na universidade pública.
Sim
Ricardo Pereira
É preciso colorir as universidades públicas brasileiras. As universidades públicas não refletem a realidade racial do Brasil - salvo engano, na UnB (onde estudo), por exemplo, há apenas 7% dos estudantes negros enquanto a população do Distrito Federal é mais de 50% negra. Há algo de errado, não? Precisamos corrigir essa distorção no presente e precisamos resgatar esta dívida histórica e do presente também.
Sim
catia
Importante destacar que a diferenciação que as cotas propiciam tem como objetivo garantir a igualdade de oportunidades E superar as desigualdades que impeçam em nossa sociedade há muitos anos.
Sim
SIDNEI MENEZES
As cotas são apenas uma forma de ajudar o ingresso nas Universidades. Quanto a cursar ou não, ser aprovado ou não, vai depender da capacidade de cada um. Muitos que ingressam nas Universidades, sem cotas, não conseguem completar o curso.
Sim
Rodolpho
O correto seria a criação de mais vagas,fazendo que com isso todos pudessem ter acesso, mas se devemos ter cotas, que sejam pela situação econômica da pessoa e não pelo julgamento externo sobre a tonalidade de pele de um indivíduo.
Sim
flavio mendes
A favor sim.
Sim
Rogerio
...
Sim
antonio valdoir barbosa
sim, com certeza.
Sim
Ricardo Carvalho
Os resultados estão aí pra quem quiser ver.
Sim
paulo
sim, sou a favor pois o Brasil tem que equiparar as oportunidades ...
Sim
Gothardo Garcez Vilete
Sou a favor de cotas para póbres em geral, além das das raciais.
Sim
Ivana Molina
Caro Paulo Henrique Amorim, sou a favor das ações afirmativas, pois tenho convicção de que só poderemos acabar com a educação elitista quando os mais desfavorecidos puderem concorrer as vagas nas universidades públicas. Sei que muito tem sido feito para melhorar a qualidade da educação básica nas escolas públicas do nosso país nos últimos nove anos, mas ainda assim precisamos das cotas para minimizar as desigualdades de condições.Abraços, Ivana.
Sim
Juarez Silva (Manaus)
Todos, absolutamente todos os argumentos dos anti-cotas tem caido por terra, à medida que a introdução das cotas sociais e sócio-raciais tem se ampliado e sendo divulgados os resultados das primeiras turmas que já se graduaram.Nada de "guerra" ou ódio racial generalizadoNada de queda de qualidade na universidadeNada de desempenho inferior dos cotistasJá quanto a "má-recepção" desses jovens negros e negras egressos pelo mercado de trabalho..., não há muitas novidades, continua quase a mesma coisa de quando me formei 24 anos atrás... ou seja, com cotas ou sem cotas universitárias o mercado sempre foi e continua sendo discriminatório com os negros; mas o que importa é que sem passar pela batalha da formação universitária, não há chance de se chegar a batalha pelos melhores postos de trabalho; hoje com as AA muito mais negros estão se habilitando para a "segunda fase do game" .
Sim
Arthur Vaz
É só olhar a nossa história, subjulgaram os negros por séculos. É só olhar, também, a condição da maioria dos negros que não têm acesso a um ensino de qualidade. Qualidade tal, que foi tirada há muito tempo das escolas públicas por aqueles que nos escravizaram, porque os filhos dos negros não podiam ser educados e tomar o lugar de seus filhos. E os filhos destes europeus, de olhos azuis, cristãos ,católicos(para enfatizar) estudam hoje em escolas particulares e depois nas melhores universidades federais, sem dar chances, para os que não têm condições de pagar uma faculdade particular, ingressarem nas públicas(que porventura são as melhores). Não há motivos para duvidar da necessidade das cotas raciais, e quem duvida, precisa parar com tal egoísmo. Talvez nem precisasse desta argumento todo, era só necessário olhar para a realidade do nosso povo!Por isso eu digo SIM às cotas!
Sim
Cláudio de Oliveira
Políticas compensatórias são fundamentais na redução das desigualdades raciais.
Sim
Edineuza
As cotas é com toda certeza a política afirmativa de maior impacto social e de forma acertada o maior PRESIDENTE que o Brasil vai ter na sua história tornou-a realidade. Viva LULA - Viva o BRASIL
Sim
Vilmar Oliveira Carpter
É uma dívida que o Brasil tem não só com os negros mas com todos os pobres!
Sim
Lex
Os argumentos dos contráriossão todos falhos.Sou a favor deCotas racias para negros pobres, cotas para alunos de escolas públicas. Brancos pobres estão se beneficiam também.
Sim
Marcos Negrus
Parece que "eles"! têm muito medo, será pq?
Sim
Daniela Marchi
Com a mentalidade preconceituosa ainda vigente no país, sem as cotas, as oportunidades para os negros e afrodescendentes seriam bem menores.
Sim
Belmiro G. Vianez Neto
Por questão de justiça histórica!!
Sim
Almir Silva
Séculos de desigualdade tem que ser compensados.
Sim
felipe augusto
Reparação.
Sim
Marcelo
Por um Brasil mais justo.
Sim
Luzia de Souza
A reparação deve acontecer de todas as formas, é preciso fazer mais que pedir perdão aos negros pelo trabalho gratuito em prol do progresso deste país. Merecem muito mais que cotas. Eu digo SIM a tudo que reivindicam, e ainda assim, é pouco!
Sim
Dago Monteiro
As cotas são indenizações ao povo negro pelas injustiças sofridas e que ainda permanece.
Sim
marco
Pelo menos 30% dos alunos de cada classe na Universidade não querem nada. Estão lá porque têm grana e porque o papai obrigou. Com as cotas substituímos esses párias por gente que, na sua maioria, querem estar lá.
Sim
Raphael Cruz Dutra
Chegou a nossa vez, chegou a nossa hora!
Sim
Carlos Vargas
Talvez um dia, quando as desigualdades forem apenas físicas e não tão ideológicas, as cotas não serão mais necessárias. Por enquanto....
Sim
Denis
As cotas raciais tem que ser para os menos favorecidos.
Sim
Sandro Pina
Sou negro e fiz universidade pública UNB em 1990 (ou seja sem cotas) e se não fosse assim eu não tinha me tornado professor da rede pública do DF, pois minha família não teria como pagar uma faculdade privada.As maiores dificuldades que tive foram a compra de livros, transporte e alimentação. Desta forma sou a favor qualquer ajuda a todos negros pobres pois não é só entrar na universidade temos que nos preocupar também em nos manter lá dentro.Sandro Pina
Sim
Leonardo
As cotas são o início do reconhecimento da luta de Zumbi dos Palmares, de João Cândido e de tantas outras lideranças que desafiaram o poder branco católico na América Latina.
Sim
Leonardo Pomponét
É necessário lutar contra a opressão que aflinge os negros há muito tempo na nossa sociedade. É só qq pessoa ir em uma universidade pública que verá o contraste existente na relação entre alunos ditos brancos e negros. É impressionante o disparato.
Sim
Flávio
Resgate Histórico
Sim
Ruy Barbosa
uma forma tardia de corrigir erros raciais...
Sim
sandro
as cotas farão do Brasil o país mais democrático e justo do mundo em algumas décadas...
Sim
Suechilix
Acho que o Brasil ainda não tem pessoas próprias de assumirem realmente sua cor. E é a partir deste sistema que cada vez mais Brasileiros tem a oportunidade de ter orgulho de dizer que é um negro. Pena que mesmo assim seja discriminante para os negros...
Sim
jotaí
Voto sim. Sem ações afirmativas como esta, o Brasil não resgatará a dívida que tem com a valorosa "Raça Negra", que deu o sangue que irriga a grandeza do Brasil. Os Negros americanos do norte, hoje em dia, já conquistaram a presidência do país, e isso começou com ações afirmativas também. Hoje, nos EUA, há negros grandes empresários, formadores de opinião, médicos, engenheiros, juízes, advogados etc. Não seria assim se não fosse programas de cotas. São falaciosas opiniões contrárias. Ademais, os afros descendentes, incluindo pardos, são a maioria no Brasil, que não podem ficar excluídos simplesmente do conforto da plena cidadania. Viva às Cotas!
Sim
André Leclerc
Erros são para ser corrigidos, e injustiças, para ser reparadas.
Sim
Cris Lobo
Sou a favor das cotas pois quero mais representatividade da raça negra nas academias, nos cargos importantes de grandes empresas, na política etc.
Sim
ocandura
O Brasil um dia servirá de exemplo ao mundo!
Sim
Felipe
Desigualdade precisa ser finalizada. Todos merecem chances.
Sim
anderson
sou totalmente a favor das cotas. com corte social.
Sim
Werner Piana
Chance a quem nunca teve uma...
Sim
ivone estrela dias
As cotas possibilitam aos negros o acesso ao ensino superior, sem elas a esmagadora maioria permanecerão excluidas do ensino superior por absoluta falta de condições financeiras.
Sim
MARCIO
É uma concessão a muitos, para combater um excesso de poucos que usufruem da tão apedrejada educação universitária pública. Não podemos apagar as injustiças dos anos, séculos e milênios, mas podemos começar a escrever uma nova história. Espero que não precisemos de 200, 300 anos para reparar estes absurdos históricos.
Sim
Charles Costa
Não só sou favoravel, como acho que o sistema mais correto das cotas é o adotado pela UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ao qual além de ter a auto declaração, ainda tem o corte por renda. Atingindo aí, os negros e pobres.
Sim
Patricia
Toda luta que questiona a desigualdade da ordem capitalista é importante para a conquista de mais direitos!
Sim
orlandao
é isso mesmo....
Sim
Roberto
Acho que deve ser criada uma cota obrigatória para negros, desde de que sejam pobres.A cota precisa ser mantida até que as condições de competição sejam tão desiguais quanto são hoje.
Sim
Karoline
As cotas raciais não existem mais. O que existe são cotas para alunos de escolas públicas.
Sim
Virgilio
Não temos negros nas boas Universidade, não temos negros em cargos de chefia nem relevancia (são pouquissimos) - como a maioria da população é negra e parda, por que isso acontece? Nenhum negro quer estudar em uma boa faculdade? Ou tiveram outros entraves que atrapalharam o desempenho deles no percurso?
Sim
GIOVANA SCOTINI MORENO
A pirâmide social do Brasil ainda apresenta uma base essencialmente formada por negros. Depois do abolição do trabalho escravo no Brasil não houve um trabalho de integração e inclusão social. Essas diferença ainda se apresentam como um abismo cultural na nossa sociedade. "A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista." Darcy Ribeiro
Sim
Vander Fagundes
As cotas raciais constituem um dos instrumentos para redução das históricas desigualdades que os negros sofrem em relação aos brancos.
Sim
henrique andrade
Precisamos ajudar os "deficientes da mutilada escola pública" !!!
Sim
joão henrique
sim
Sim
luca
Até o dia que a sociedade for mais justa com os menos favorecidos e mais fracos, ações afirmativas como as cotas são necessarias.
Sim
Vicente
Claro que sim. As cotas são medidas paleativas e temporárias para ajudar as pessoas que são vítimas das desigualdades social, racial e econômica a disputar o vestibular com um pouco mais de chances. Todo apoio.
Sim
Rafael
Se a Globo é contra eu sou a favor.ehehehehhUma dívida históricaMelhorar a situação do negro.Esse problema encarado de frente.
Sim
Marco Rossi
Os direitos de terceira geração existem para salvaguardar as minorias históricas prejudicadas ao longo do tempo pelo poder econômico e pela cultura conservadora!
Sim
nelson luiz nunes de freitas
Sim, em pouco mais de cem anos da abolição poucas gerações se passaram e ainda não saldamos a dívida que a elite branca deste país tem para com os negros, pardos e mulatos, que por absoluta falta de oportunidade não tiveram como sair da extrema miséria a que foram submetidos nos último século.
Sim
Paulo
Sim
Sim
Lenini
na verdade prefiro a cota social...
Sim
andre davila
Sim. O país tem uma dívida social que precisa ser resgatada.
Sim
Marcos Bicalho
Cotas para educação, concursos, celebridades, tevê, teatro, etc. A cara do Brasil é colorida, não esse macarrão de hospital sem molho.
Sim
Lívia
Sim, sou negra tenho nível superior e sou funcionária pública concursada aprovada em primeiro lugar num concurso público. Cansei de andar sozinha!
Sim
Maria
Quando não havia as cotas raciais, quantos negros ou índios foram vistos em uma universidade? Sociedade hipócrita! Sou a favor das cotas sim.É discriminatório, dizem os que não fazem análise mais profunda, a culpa não é só do Estado, sabemos muito bem que o preconceito é chaga que está na essência das pessoas, difícil de curar! De qualquer modo, quem for racista tem que engolir negros e índios ao seu ladinho com os mesmos direitos. É delicioso ver um filhinho de desembargador dividindo espaço com quem seus pais o ensinaram a odiar. kakakakakaka!!!
Sim
Silvio C. de Oliveira
Nao ha como quitar essa divida! Isso eh o minimo...
Sim
Eugenio
É um resgate histórico.Pagamento de uma dívida que o país tem de t~e-los mantido na escravidão durante 300 anos.
Sim
Thais Santos
Sou a favor da cota para os mais pobres. Acho que a inclusão deve seguir assim. Uma vez que os negros estão entre os mais pobres, porém acho que devemos olhar para todos os excluidos.
Sim
antonio
Temos que formar muitos pobres e afro-descendentes, assim a chance dos "Gilmares" da vida fica mais árdua, uma vez que com certeza teremos mais pessoas de caráter trabalhando.
Sim
zepgalo
As marcas da escravidão estão longe de desaparecer.
Sim
Carlos Marcos
Sou a forvor sim. Pois somos todos iguais perante a Constituição. E isso é um dos nossos direitos. Chega dos monópolios dos brancos!
Sim
Remindo Sauim
A igualdade entre os brasileiros só será a mesma quando acabarmos com a diferenças de escolarização.
Sim
Victor Hugo
Só com ações afirmativas que a sociedade que a gente vê nas ruas das cidades possa ser representada dentro das universidades.
Sim
Rogério Sacramento
Muitas das pessoas que são contra as cotas, usam o argumento que segundo a constituição, todos somos iguais, porém parecem que estas pessoas fingem não ver que as pessoas que vivem, por exemplo, no sertão do Piauí ou na periferia São Miguel Paulista são totalmente diferente das pessoas que vivem em Copacabana, nos Jardins, ou na avenida Paulista.Penso que quem ignora estas diferenças GRITANTES, CAUSADAs POR ANOS DE DESGOVERNO AOS MAIS POBRES (que por consequência, são negros em sua maioria), não estão habilitadas a discutir um assunto tão importante, e nem merecem minha credibilidade.
Sim
Mateus Leonardo
Sim, para melhorar nossa distribuição de renda, com mais cidadania.
Sim
Heitor Rodrigues
Não há egoísmo maior do que negar a inclusão social a outro ser humano.
Sim
CarolinAraújo
Tenho vergonha de ser cotista. Infelizmente somos inferiores sim, pois nossa educação é com uma qualidade péssima! Temos dinheiro que não é investido. Aliás, é investido sim, no bolso deles. Porém, as cotas devem existir. E posso dizer q, nós alunos de escolas estaduais e municipais n teriamos basicamente chance alguma de entrar na unuversidade se as cotas não existissem. Se tivéssemos uma educação de qualidade não haveria necessidade de cotas
Sim
Marcelo Olivati do Amaral
O contexto histórico não nega a luta pela sobrevivência que esse povo passou, o mérito deles já foi conquistado, estarem vivo até hoje. Agora deverão receber oportunidades iguais desde os primórdios da educação até o processo seletivo de uma universidade "pública" que foi criada com o intuito de afiliar pessoas de baixa renda, que batalharam no caos que é a rede pública de ensino, mas não, quem estuda em um "colégio" é quem adentra a essas universidades. Dado: No colégio que eu estudo, média de mensalidade de R$500,00 de 250 alunos 3 são negros!!!
Sim
Irineu Apparecido Junior
É necessário, por que os negros sofrem com o preconceito de vários segmentos de sua sociedade, tendo maior dificuldade para ascensão social.
Sim
Fernando Bessa
O estado é responsável em reparar o crime cometido e não importa o tempo.
Sim
Rafael Silva
Há ainda dívidas do estado, para com o acesso de informação geral para famílias e gerações de raça negra.
Sim
Jadeson de Oliveira
Sou a favor das cotas para que se promova a igualdade racial. Se hoje a maioria dos pobres são negros, com certeza, não é por acaso. O trabalho escravo ajudou a enriquecer os brancos e levou os negros para a miséria.
Sim
Gabriel Ferreira
A favor.
Sim
André Luis de Paula dos Santos
É verdade, não se pode tratar pessoas em situações desiguais da mesma forma.
Sim
Rafael
Claro que sim!!!
Sim
Antonio Donato Filho
É preciso reparar os 400 anos de escravidão e pagar pelao holocausto indigena que promovemos desde o inicio.E ainda é pouco e sempre será pouco.
Sim
Marcelo Henderson
As cotas representam uma medida urgente e necessária de democratização do acesso às universidades. O vestibular, em seu formato de aplicação e seleção, torna-se similar à antiga prova de admissão ao ginásio - período em que se traçou a demarcação da população destinada ao ensino superior, não sendo uma prova equânime por valorização do mérito, mas onde se valoriza a preparação em "cursinhos" caríssimos.
Sim
Washington
Não se pode esquecer os anos de escravidão, outros de servidão, além de hoje todos números apontarem ao preconceito. Trata-se de uma ação afirmativa capaz de levar todos ao sucesso social.
Sim
Crioulo Petista
Em 400 anos so nos deram chibatadas e humilhações. As quotas seriam boas para resgatar um pouco da dignidade perdida em todos esses séculos
Sim
Jorge
Não só nas universidades. Na magistratura seria importante.
Sim
Auro
Sou negro e NÃO quero favores, quero justiça. Sou favorável a cotas por 2 ou até 4 gerações, este é o tempo necessário para os negros se estruturarem na sociedade, tempo necessário para criarmos nossas próprias oportunidades.
Sim
Marcos
sim
Sim
Fernando
O sistema de cotas é o meio mais eficiente para inserir o negro na sociedade!
Sim
Maicon
Reparação a anos de trabalho aonde o negro não recebeu nada por isso!
Sim
gabriel
sim!!!!!!!!!!!!!
Sim
gabriel campanha
na hora de mandar ir votar e pagar impostos todo mundo é igual, pq que na hora de casar nao pode?
Sim
antonio
democracia à brasileira: pessoas iguais tratadas de formas diferentes
Sim
Giuliano Rocha
É um voto contra séculos de exclusão.
Sim
Nelson
Esta é uma das formas da sociedade brasileira tentar "pagar a dívida" contraída ao longo de sua história. Por uma questão de justiça, sim às cotas.
Sim
Edson Santos
Acao afirmativa. Eh uma forma de combater a extrema desigualdade na qual estamos inseridos. Mas ainda melhor que cotas sociais, seria melhorar o ensino publico e trabalhar com cotas "sociais".
Sim
Leonardo Arantes
Precisamos acabar com as diferenças o mais rápido possível...
Sim
Fábio Cardoso
Sou a favor das cotas.
Sim
eron
Sou negro, graduei-me em 1983, nesta época nem se falava em cotas, penei mas me graduei em Ciências Contábeis, o interessante é que acho que só tinha eu e outro negro estudando na mesma época. Hoje tenho certeza que precisamos de ações afirmativas.
Sim
Che Silva
Urge corrigir as assimetrias criadas pela elite entreguista do Brasil.
Sim
Paulo
Entendo que não é preciso haver cotas raciais se só há uma raça humana. Entendo pela música do Karnak que alma não tem cor.Concluo que Cotas Raciais devem ter este nome e que devem existir porque grande parte das pessoas não consegue ver o seu próximo como um irmão e não querem entender que vivemos sim em uma sociedade desigual, respectivamente.
Sim
Jadir Filho
"Não se pode tratar desiguais da mesma forma."
Sim
ananias
precisa-se se reparar as injustiças que fizeram contra o negro nesse país e esse é uma das formas, pois quro mais cotas, no serviço público, etc...
Sim
Felipe Melo
Desiguais se tratam desigualmente e isso é justiça
Sim
Carlos
Claro! Direitos iguais para todos, sem distinção de cor da pele!
Sim
Gerson
Sim. E sou a favor de cotas pra poder comprar no Carrefour tambem http://www.youtube.com/watch?v=3wbMW7r6ljU&feature=player_embedded#at=109
Sim
Reginaldo
Enquanto não houver igualdade de oportunidade de fato deve usar do mecanismo das cotas.
Sim
Jorge Cordeiro
Sim!Acho que num primeiro momento as cotas são necessárias, porém ficaria muito sensato se as cotas fossem sociais, ou seja, desse condições iguais para estudo, independente da cor da pele, e sim baseado na necessidade financeira do aluno.Obs.: Sou Negro, estudei em colégios públicos e escola técnica federal, e só consegui cursar engenharia após começar a trabalhar (me formei com 32 anos).
Sim
Arnaldo M.Filho
O preconceito racial é forte na sociedade brasileira, embora muitas vezes camuflado. Disso decorre um forte favorecimento às "raças superiores" em relação ao acesso à educação, saúde, empregos, salários, ascensão profissional, social, etc. O sistema de cotas raciais, aumentando a participação de negros no ensino superior, constitui-se num importante mecanismo de busca de maior justiça social.
Sim
Maurício
Para saldar a dívida de um passado escravocrata
Sim
José Raimundo Fonseca
Voto sim, desde que seja alterado o termo racial para étnica.
Sim
Rômulo Gondim
Dívida (ainda mais histórica) tem que ser paga
Sim
Fernando Braga
E um Jeito de diminuir a desingualdade na nossa patria!
Sim
João Silva
E quem disse que o único critério válido é a prova do vestibular e correlatos? Assim como acontece com outros serviços públicos deve-se privilegiar a população mais necessita, criando conjuntamente um critério social. Nesse contexto, diante da dívida social que se tem com a população negra, nada mais justa que o critério racial seja, sim, um deles. E para os cientistas da Veja que dizem que não existe raça, como se a análise biológica fosse ciência e o sociológico conversa de bar, manda eles dizerem isso pra Polícia Militar porque eles são doutores em identificar negros.
Sim
Carlos Possamai
Sim
Sim
Michelle
Reconhecer essa dívida é necessário
Sim
Rafael Figueiredo
Concordo. Pois a comunidade negra tem sofrido muito com os muitos anos de escravidão e de cerceamento dos seus direitos. Dessa forma, os negros têm sido sujeitados a cargos de menor remuneração, pelo fato de estes não terem acesso, quando comparado com os brancos, às instituições públicas. Além disso, tem a dívida cultural que temos com esta comunidade.
Sim
José Manuel C. Olivieira
Somente com as cotas poderemos minimizar a dívida que o país tem com as classes sociais menos favorecidas pela politica brasileira anteiror ao goveno LULA.
Sim
Nando Tolentino
É fácil defender unica e exclusivamente o mérito, quando as condições para alcançar o mérito são extremamente excludentes. Criando-se condições para "alguns" poucos, em nome do mérito. Talvez num estágio de desenvolvimento da nossa sociedade ainda não alcançado, poderemos abrir mão do sistema de cotas. Até lá será necessário, para encurtar-se a distância entre as diversas camadas da nossa população.
Sim
Sóstenes
SIM! Há pessoas 'diferenciadas' que ainda necessitam de maior atenção por parte do Estado.
Sim
Welington
A maioria da população é negra e pobre
Sim
Oséias
É a forma mais eficiente de extinguir as desigualdades raciais no nosso país
Sim
Emanuel Meireles
acho que a equidade interessa, aqui.
Sim
Evandro Pereira
Temos que corrigir uma injustiça secular.
Sim
Erivaldo Rodrigues
Não à irracividade do preconceito.
Sim
Renan Azevedo
Sou a favor
Sim
Moises Cesar
tal medida abarca as pessoas que sofreram com uma escola pública deficiente(afro-decendentes em sua esmagadora maioria), porém as cotas devem estar acompanhadas por políticas de melhoria e inclusão no acesso à escola pública, afim de que cheguemos a um momento onde não se tenha mais a necessidade de aplicacao das cotas.
Sim
Ismael
Sou a favor das cotas, que é uma forma de favorecer os desiguais. Como disse uma votante, os méritos tem que ser alferidos na saída e não na entrada.
Sim
Felipe Araujo
Essa é uma justa política afirmativa compensatória pelos anos de escravidão, miséria e exclusão dos negros brasileiros.
Sim
Paulo Fernando dos Santos Reguly
Sim, sou a favor das cotas, por uma questão de oportunidade e equidade.
Sim
Marcelo Villodres Dias
As causas da escravatura são irremediáveis, portanto, tudo o que puder ser feito para ressarcir as pessoas que, de alguma forma, sofreram com ela (a escravatura) deve-se buscar.Esta conversa de mérito é absurda, pois, "o que se pode chamar de mérito se não há igualdade de oportunidades".
Sim
Valdecy Feliciano do Nascimento
Para mudarmos a realidade da desigualdade brasileira.
Sim
Wellington Melo
É a retratação de um erro histórico, quando os negros (escravos) eram impedidos de estudar.Justíssima!
Sim
robert gadelha
O tratamento diferenciado deve ser uma etapa de um processo que deve ser aprimorado continuamente. Não só no acesso à educação. Outro aspecto a ser levado em conta, é que a exclusão não é apenas racial, mas também, social e nesse aspecto ainda mais investimento tem que ser feito afinal, essa "droga" de governo do PT vai fazer com que nos próximos anos, o Brasil de todos, precise de cidadãos cada vez mais qualificados para acompanhar o salto de qualidade ao qual o nosso País está "condenado".É Dilma de novo em 2014.
Sim
wilson
Claro que a politica de cotas deve continuar, para cumprir sua missao de conceder oportunidades iguais de profissionalismo aos desiguais
Sim
Mariana
As cotas são a medida mais justa e equilibrada de reparação e inclusão das populações negras e de baixa renda no ensino superior.
Sim
Marcos Soares
Todo brasileiro deve ter DIREITO a uma boa educação para que possa concorrer "em sua vida" de forma justa com os demais...
Sim
Ervin Sperandio
É claro que só cotas raciais por tempo indeterminado não vai resolver a exclusão social, temos que avançar para cotas sociais e uma verdadeira revolução no ensino público, começando pelo reconhecimento e valorização dos professores, claro que com constante atualização profissional.
Sim
Arthur Lins
É obóvio que sim!!!
Sim
Adriano Carvalho
Voto SIM
Sim
Sérgio Cardiano
No momento sou a favor. Mas, é de suma importância que se trabalhe para eliminar as diferenças. Para que todos venham a ter as mesmas oportunidades. Embora possa parecer uma utopia, ainda consigo me lembrar de um tempo em que os alunos de escolas públicas, todas elas, tinham formação igual, senão melhor, do que os alunos de escolas particulares. Eu mesmo, fui um deles. Tive o privilégio de estudar em colégios estaduais de primeiríssima linha.
Sim
Alecir Simões de Mendonça
Devemos resgatar a cidadania daqueles que o Estado e a sociedade sempre relegaram a segundo plano. Quando tivermos uma educação verdadeiramente universal as cotas não mais serão necessárias; por enquanto elas abrem o caminho para tal.
Sim
Ely Elson Gomes Leão
Infelizmente aquela minoria de Ricos e abastados do nosso pais ainda detém o poder sobre tudo e todos(as) as decisões nas mãos. Se tivéssemos um grupo de notáveis ilibados moralmente para fazer uma CPI geral em todos o setores, veríamos o tanto de violência moral praticada contra as classes menos favorecidas.
Sim
Professora Mônica
A favor da cotas, pela reparação negra!
Sim
Professor Evandro
Sou a favor das cotas, porque repara um erro histórico
Sim
Edson Couto
Integralmente, não vejo melhor projeto para dar partida em mecanismos que nivelem as oportunidades entre os jovens brasileiros.
Sim
DIEGO VINÍCIUS
Não se pode tratar com igualdade aquilo que NUNCA foi igual... os negros são os menos favorecidos em nossa sórdida sociedade desde a escravidão.Hipocrisia é fingir que essas diferenças não existem e que todos podem chegar ao mesmo lugar sem um auxílio. Nossa sociedade tem uma divida que deve ser paga...
Sim
Jacilane Guimarães
Quando da libertação dos escravos nada foi feito para tentar incluí-los na sociedade. Foram simplesmente descartados como um trapo imundo que se usou e não é mais necessário. Isso gerou e continua gerando desigualdade social, política, física, psicológica e econômica. Restituição já!
Sim
TIAGO RODRIGUES
SIM
Sim
Angelo
O mérito só poderia ser critério se as condições de oportunidades fossem as mesmas para brancos e negros ao longo de nossa historia.
Sim
René Edwin Souza
São "apenas" 300 anos de escravidão e até hoje sentimos o seu efeito; somos, e muito, racistas enrustidos.
Sim
Renato Bessa
"...temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades." Boa Ventura de Souza Santos
Sim
Francisco Mattos
As cotas são um reparo, mesmo que tardio.
Sim
Joel Bueno
Para construir a democracia real.
Sim
Maurício
Quem sempre foi desigual para baixo não pode ficar, pelo menos por um certo tempo, desigual para cima?
Sim
Francisco C Cavalcante
Haverá um tempo no futuro em que não haverá essa necessidade, mas no momento o Brasil precisa resgatar a cidadania de todos os seus nacionais. Esta é apenas uma das formas.
Sim
Marcos
As cotas devem existir por tempo determinado, entre vinte e trinta anos por exemplo. Até lá, já se terá formado uma classe média maior no segmento que se quer amparar, e a dívida social terá sido resgatada.
Sim
Milton Quadros
Não fizemos qualquer plano para inserir os escravos libertados em 130anos. Está na hora.
Sim
pedro jorge
temos uma divida com a comunidade negra deste pais e não é só com as cotas nas universidades que ela será paga, mas já é o começo dessa mea-culpa.
Sim
Ricardo Monteiro Athias
Temos que ter cotas sim. Quando se está fragilisado como nosso irmãos negros, que passaram boa parte sendo criminalizado e sofrendo toda tipo de preconceito, é muito importante essa ajuda inicial. SIM, SIM, SIM
Sim
Nicki
Tem mais que meter todo mundo na universidade. Chega de protecionismo. Como disse FHC existe um preconceito invisível no Brasil. Deixa as ações afirmativas ocorrerem. Tem que misturar e mostrar bem na carne que todo mundo pode. Sei que muitos estão irritados e até demonstrando um racismo que não tinham por não concordarem com essas ações, mas é necessário. Meu Deus, um país com história de escravidão e população que relaciona negro como se fosse pobre, tem mais que aprender mesmo tolerância e diversidade. Eita Brasil lutador!
Sim
renato kefi
justiça social, um valor a ser resgatado
Sim
DANILO CÂNDIDO
Continuar com esse discurso de que as cotas são um erro,que aumentará preconceitos e etc. é de alguma maneira uma forma de assinar em baixo de todas as faltas para com os negros,índios e outras ''minorias raciais''.O mérito importa,mas se não forem oferecidas condições reais para que isso se projete de fato,nunca saberemos do que serão capazes aqueles que historicamente são enjeitados direta ou indiretamente pela sociedade. As cotas não são a solução para todos os problemas que envolvem o a ideia de "raça'' no Brasil,mas é sem dúvida um passo importante para que negros e índios comecem inclusive a participar do debate de dentro pra fora.Quem é contra tem medo de ver isso acontecer e isso sim é o maior problema para os intelectualóides de plantão.
Sim
Sylvio da Costa Jr
400 anos de escravidão! Tem gente que glorifica a Casa Grande e mistifica a Senzala. Cotas, que inclusive em alguns locais do Brasil pode ser por renda. Varre e Sai, no Estado do RJ, tem baixíssimo IDH e 70% da pop. descendentes de italianos.
Sim
Sylvio da Costa Jr
400 anos de escravidão! Tem gente que glorifica a Casa Grande e mistifica a Senzala. Cotas, que inclusive em alguns locais do Brasil pode ser por renda. Varre e Sai, no Estado do RJ, tem baixíssimo IDH e 70% da pop. descendentes de italianos.
Sim
Felipe Gaiotto
Com uma distribuição de renda tão desigual como a do Brasil, não há possibilidade de comparação de mérito.
Sim
marcelino milfont de almeida
desde que o governo fortaleça a escola publica e tenha uma meta de acabar com as cotas em 15 ou 20 anos.
Sim
Vilma Oliveira
Sim. Um negro na universidade pública traz novas perspectivas para a sua família e agiliza a sua inclusão econômica.
Sim
Carlos
O Brasil ainda tem grande dívida com os negros após séculos de escravidão.
Sim
Jussara
Ação afirmativa
Sim
Carlos Roberto
Sou negro,e sempre sofri discriminação racial.Sou a favor das cotas e fim de papo.E isto é muitopouco nossos antepassados deram o sangue,a vida e foram massacrados por conta daquele sistema covarde que ainda hoje sofremos as sequelas.
Sim
José Silva
Por ser a única forma de corrigir a desigualdade de condições para quem disputa vagas em universidades públicas. Quem pode mais tem mais condições de "disputar a vaga" mas não pode se dizer que é mais capaz do que quem pode menos (em sua maioria os negros por questões óbvias).
Sim
alfredo nascimento
Totalmente a favor.
Sim
alberto marques
sem comentários pois é tão óbvio.....................
Sim
Aline Dias
Não existe igualdade. Enquanto a cor da pele for motivo excludente, as cotas deverão existir.
Sim
Neuza Gentilini
Notei que os que são contra põe a culpa no ensino público, que está melhorando, mas só isso não basta. Para haver condições de igualdade é preciso que as famílias negras tenham as mesmas condições sociais e econômicas das brancas.
Sim
Luiz Reis
A dicussão necessita ser ampliada para ações afirmativas direcionadas para alunos de ensino público e famílias comprovadamente de menor renda. Ainda assim, é um avanço importante e necessário, por isso voto sim, mas com a ressalva de que precisamos universalizar também o ensino médio.
Sim
Roberto Soeiro de Souza
Eu nunca estudei em escola pública no entanto, sou a favor a favor das cotas. Estudar não é uma guloseima,um perfume, um prazer. É difícil, foi prra mim como deve ter sido para todos os que chegaram a ultrapassar obstáculos e chegar a univrsidade.
Sim
Sergio
Sou professor universitário. Minha universidade tem cotas! Sou favorável. Acho uma questão justiça, e uma necessidade para o pais.
Sim
Eládio
O sistema de cotas é uma das maneiras de se superar as inúmeras barreiras (racistas ou sociais) enfretadas por nós, os afro-descendentes.
Sim
Luiz Artur Pie de Lima
Certo
Sim
Gabriel Campanha
politicas de inclusao social sao necessarias para incluir um grupo que ainda é marginalizado e excluido
Sim
Fabio
sou a favor de cotas em todos os segmentos da sociedade. meus entes não me consideram negro. Posto venho confirmar minha posição- Somos um país racista e precisamos deixar de sê-lo encarando o ponlema de frente e não escomdendo o problema e fingindo que ele não existe.
Sim
Angela Maria de Araujo
Uma existencia de desigualdade tem que ser reparada com ações .
Sim
Renato Moreira
Faz justiça e correção histórica, diminui nossa dívida com quem sustentou e foi pilar desse país por muito tempo, as custas de seu suor, sangue e vida!
Sim
Rodrigo Prux de Oliveira
Sim, sou favorável as cotas raciais na Universidade. Direitos iguais para todos, mas com justiça social.
Sim
ROBSON DA SILVA SIQUEIRA
Além das cotas raciais, devemos implementar, urgentemente, as cotas sociais nas Instituições Públicas de Ensino Superior.
Sim
carlos h b lorena
s/c
Sim
Lucas
O branco pobre luta contra a estrutura de classes.O negro pobre luta contra a estrutura de classes e o preterimento do racismo brasileiro.
Sim
Antônia Vitória Soares Aranha
Para deselitizar o Brasil, as cotas são um instrumento importante de promoção da igualdade social
Sim
Vitor
eu concordo como medida emergêncial, de modo seja extinta a necessidade de cotas na universidade
Sim
Jota Maués
Chega de preconceito no Brasil!
Sim
Aldo José Costa
Votei sim, porque acho que Platão e Aristóteles estavam certos.
Sim
Silvio
Sou professor e acho que no dia que a turma diante dos meus olhos for tão plural quanto a sociedade brasileira poderemos pensar em abolir as cotas.
Sim
cesar augusto gaudério
a dívida que o pais tem com os negros é imensa .
Sim
Ricardo
Combate a desigualdade.
Sim
Marcelo Marques
Enquanto houver preconceito, elas são necessarias.
Sim
paulo
sim, com certeza!
Sim
Mineirim DÚai&Orleans
Temos que mudar quem pensa o Pais
Sim
Carlos
Sim, para que a injustiça racial seja pelo menos um pouco reduzida.
Sim
André
Temos que melhorar muitas coisas ainda.No Brasil o sol é para todos,más a sombra é para poucos!!!
Sim
Zhungarian Alatau
Não estamos falando de pobreza aqui, mas de COR. E outra, a cota é só para o negro ENTRAR na faculdade. Lá dentro, é tudo igual. Ou seja, todo mundo vai ter que estudar do mesmo jeito.
Sim
Ed.Lima
Dái a Cézar,o que é de Cézar,e ao Negro o que é do Negro.
Sim
Paulo Paiva
Mas sou também favorável as cotas para escola pública e cotas sociais
Sim
Edson
Sim sou a favor, haja vista que vivemos em uma sociedade de duplo preconceito: de raça e social logo, vivemos em uma sociedade altamente elitista onde pobres e negros são sistematicamente segregados
Sim
Anelize Kanda
Antes tinha cota de 100% para homens brancos ricos, não vejo porque agora não pode ter cota para favorecer outras minorias.
Sim
Vera
No dia em que todas as crianças brasileiras tiverem realmente as mesmas oportunidades, ai sim eu serei contra as cotas. Por enquanto...é a unica maneira de tentar diminuir ligeiramente as diferenças sociais.
Sim
Marcio Leandro
Completamente sim.
Sim
Davy Sales
no contexto histórico da exclusão étnico/racial na universidade brasileira, acho correto uma política positiva de inclusão. Quando a universalização do ensino superior for uma realidade, certamente não precisaremos de cotas. Então que comecemos agora.
Sim
Lucas de Deus
a juventude nao pode esperar o ensino médio público melhorar, pois quando melhorar não seremos mais jovens. não podemos pagar mais pela ausência do poder público, principalmente quando trata-se do interesse do povo negro.
Sim
Jailton dos Santos Góes
É necessário resgatar esta dívida histórica que envergonha, ainda hoje, o Brasil.
Sim
Nádja
É uma questão de justiça e igualdade
Sim
Campos
O Brasil tem uma dívida histórica com as etnias beneficiadas pelas cotas. Em pouco tempo veremos um país melhor também nesse aspecto. É uma questão moral.
Sim
Tiago
Sou favorável às cotas por que os negros ficaram de fora do ciclo educacional do Brasil por muito tempo.
Sim
Franklin Duarte
Sim.
Sim
RODRIGO MORENO MARQUES
O mérito se mede é depois de entrar no curso superior. Vamos ver as estatísticas de desempenho durante o curso superior!!!
Sim
Giovani
O Brasil já teve lei de cotas, para a universidade durante a decada de 60 e 70. Chamava-se Lei do Boi "LEI Nº 5.465, DE 3 DE JULHO DE 1968".Fonte: http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=194608Porque essa dicussão toda agora?Isso não é nenhuma novidade?Já dizia Aristóteles: "Igualdade é tratar os desiguais de forma desigual.
Sim
João Lucas
Sim, pela necessidade de o povo brasileiro estar verdadeiramente representado nas universidades.
Sim
francisco
Não é a solução, mas no momento é a medida mais adequada e eficaz!
Sim
Cristiana Castro
Sim, nascer branco e rico não é mérito, é sorte!
Sim
jose pelegrino
Sou a favor.
Sim
Fernando
Sim, sou a favor.
Sim
PIlar Acosta
Nossa nação tem uma dívida histórica pelo appartheid social que gerou a enorme lacuna entre as/os que têm e as/os que não têm. Havendo uma coincidência entre etnia e classe social, apontando, dessa maneira, para a profundidade do problema em nosso país. Acreditar que o Brasil oferece igualdade de oportunidades a todas/os é o mesmo que acreditar em coelhinho da páscoa. Não vivemos em um sistema de mérito e sim de herança, quem herda permanece nos melhores postos, quem não é obrigado/a a sobreviver tendo sua força de trabalho explorada e não podendo dedicar-se a sua formação.
Sim
ovidio
As cotas são uma divida do estado com uma parcela da população que foi sempre legada como de 2º categoria
Sim
Duodecimo
Não há argumentos contra números: Existe um desequilíbrio, e é um desequilíbrio racial nos números dos egressos. Precisamos de contas até equilibrar suficientemente os números.
Sim
Luciano Silva
Não podemos continuar ignorando a igualdade existente.
Sim
Teldo Fallieri
Mesmo que a elite branca chie e resmungue, quem fez tem de pagar!
Sim
jura
Para um liberal como todo munod tem que ter chances iguais na entrada.O mérito tem quie ser aferido na saída, não na entrada.
Sim
fernando donda falcão
é preciso ajudar os segregados que foram responsáveis pela construção do país
Sim
Paulo César
Se o DEM e o PSDB são contras as cotas é porque elas são justas e necessárias.
Sim
cláudio engelke
É óbvio que há mais e maiores barreiras para pobres,negros e outros grupos na nossa sociedade. Oxalá um dia tenhamos uma sociedade tão justa que não precisemos recorrer às cotas, raciais ou de outra ordem.
Sim
Claudia Bulhões Gonçalves Martins
SIM !!!
Sim
Ayrton S.Faria
É óbvio
Sim
Darly Salazar Pereira
Nada mais justo. Completamente de acordo.
Sim
Elton
Os que crêem que isto gera "mais racismo" para mim são preconceituosos camuflados, do tipo que defende posições como as do Ali Kamel.
Sim
fernando cesar
e uma forma do negro recuperar o tempo perdido.
Sim
marcus vinicius ferreira das neves
concordo
Sim
gusbarcelos
Sim.
Sim
Sandro Alves
Infelizmente as condições socioeducativas são bastante desiguais no Brasil e as classes baixas não tem como competir com equidade no processo seletivo universitário. Assim sendo, as cotas fazem-se necessárias para a inclusão de setores da sociedade historicamente excluídos.
Sim
Luís Bachega
Sou a favor das cotas raciais (se é que existem raças para humanos, existem etnias, ou estou enganado?) a curto prazo. Acho que a idéia das cotas são mais uma dívida histórica do que qualquer outra coisa.Acredito nas cotas assim como acredito no bolsa família: depois de atingido um certo nível de evolução, cria-se o nível da independência.
Sim
Valter Marcelo
voto SIM por acreditar na JUSTIÇA das cotas raciais.
Sim
Luiz Henrique de Almeida Neiva
Ainda que o senso comum pregue que após a Lei Áurea os negros estavam aptos a usufruir de todos os seus direitos, de forma digna e justa, isso não passa de uma falácia. E o que se passou desde então é reflexo de pensamentos racistas e não-igualitários. O Brasil é sim racista.
Sim
MICHEL
Temos que reparar tantos séculos de opressão.
Sim
suzana mara de oliveira hashimoto
Qual é a cor da pobreza?
Sim
Arnaldo Carneiro
Cotas para todos os excluidos!
Sim
Ricardo Lima
em favor dos mais necessitados
Sim
Alvaro
Agora é a vez da Igualdade!!!
Sim
Marcos Toledo
Sou a favor, visto que sempre existiu uma desigualdade histórica que passou de geração para geração. Sem este tipo de medida, não creio em soluções a médio prazo.
Sim
Andréa Campêllo de Almeida
Não é uma questão de capacidade, mas sim de oportunidade.
Sim
Mario
Desigualdade construída em séculos de escravidão e exclusão social não se corrige tratando a todos como se não houvesse a diferença ou como se as diferenças fossem produto da natureza. Foram produzidas socialmente. É com medidas sociais de afirmação dos mais vulneráveis que, socialmente, essas desigualdades terão de ser reduzidas, se não eliminadas.
Sim
carlosplcbn@yahoo.com.br
sim!Claro!
Sim
René Amaral
Justiça tem que ser feita, e a segregação e exclusão de séculos só pode ser corrigida com medidas como a imposição de cotas, mas há que haver outras propostas inclusivas e de melhoria da educação para que a médio e longo prazo se possa descartar as cotas
Sim
Murilo
A CF/88, assegura através da igualdade material a presença de políticas afirmativas. Cotas sim! Porque queremos negros e negras dentro das universidades no Brasil para estarem presentes nas estâncias de poder, quais sejam: executivo, judiciário e legislativo.
Sim
Tony Shigueki Nakatani
Concordo plenamente com o argumento, não podemos tratar igualmente os desiguais. Da mesma forma que precisamos compreender que essa política não deve ter um caráter eterno, mas sim transitório. Considero uma política pública importante no combate à desigualdade sempre gritante em nossa sociedade
Sim
mariana
sim!
Sim
Orlando
A dívida dos brasileiros com povo negro por mais de 300 anos de escravidão deve ser paga. Enquanto não houver igualdade entre brancos e negros, as cotas são necessárias.
Sim
Waldir Dalabona
Realmente não se pode tratar desiguais da mesma forma.
Sim
paulo domingues
todos tem direito a educação,e para isso tem que contruir caminhos paraos que não tem meios,iguais ao da elite.
Sim
Marco Santo
igualdade para todos.
Sim
Igor Lima
"Tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na proporção de suas desigualdades".Em breve síntese, é isso.
Sim
ROBERTO BERZOINI
É uma alternativa para reduzir os efeitos do comportamento sórdido de uma elite que se valeu do trabalho escravo para enriquecer. É preciso de fato que a sociedade seja tratada com isonomia e isonomia não é tratar todo mundo igual, é tratar aqueles que tiveram oportunidades diferentes de forma diferenciada buscando trazer o equilíbrio entre os indivíduol. Vamos em frente....
Sim
Caio
Para pararmos de enxergar os afrobrasileiros apenas atrás dos balcões.
Sim
SÉRGIO PEDRO
Sim, sou a favor. Vamos enegreser as universidades!
Sim
Denilson
A universidade eh paga pela sociedade nada mais justo que va em favor da maioria numerica, e desprivilegiada.
Sim
Antonio
Diminuir desigualdades.
Sim
Renato
Já tá na hora de começarmos esse resgate, o pagamento dessa dívida...
Sim
Andre
Tratar desiguais de forma desigual é primar pela 'equalização' das desigualdades. Corte por faixa de renda é falácia; no Brasil, a pobreza tem cor.
Sim
rodin
sim
Sim
alberto
O Brasil é dos países mais desiguais do mundo, além de ter uma dívida histórica com o povo negro. Gente que foi arrancado a força de sua terra (Mãe-África) para trabalhar em lavouras de cana-de-açúcar no Brasil. Com o sistema de cotas podemos ajudar a corrigir esta distorção na sociedade brasileira.
Sim
Djalma
Sei muito bem o que custa não nascer branco nesse país! O racismo é velado mais é perene!
Sim
Luiz Aldo
O segundo mais deletério dos defeitos da humanidade é a sua crescente incapacidade de sentir a dor do seu semelhante, sentir empatia por ele. O primeiro é a crença (sincera) de alguns, de que são os eleitos de Deus, são naturalmente mais valiosos que as demais pessoas.
Sim
Paulo Herinque Campos
Somente com ações afirmativas conseguiremos quebrar o ciclo de desigualdade que tantos prejuízos econômicos, sociais e pessoais trazem ao nosso país. Acredito de maneira inarredável que quando tivermos igualdade proporcional de negros, brancos, índios, mulheres, homens, deficientes físicos, etc, em toda a hierarquia de todas as intiutições (especialmente do judiciário) o Brasil será o maior país do mundo.
Sim
Fernando
A discriminação gera uma desvantagem que não é iliminada com a afluência da família. Há grande número de jovens negros, especialmente meninas, que se sentem mais socialmente seguras e livres em uma escola pública, de menor qualidade de ensino, por estarem entre pessoas mais iguais, menos sujeitas à discriminação existente nas escolas majoritariamente brancas.
Sim
Emerson
Não se pode pensar só no indivíduo, no mérito, pois quando este tem a oportunidade ele não tem somente a chance de mudar sua vida mas , de ser referência e esperança p/ outros !
Sim
hofling
Há uma dívida (direito natural de igualdade) grande com a herança africana da raça brasileira e esta dívida deve ser paga obrigatoriamente, pois aí está a chave do progresso real do povo brasileiro.
Sim
Lorena
Igualdade antes que tardia!!!
Sim
Jose Guilherme Martini
Aperfeiçoar a democracia e eliminar as desigualdades
Sim
luiz bruschi
Temos uma dívida social com os negros. Fui professor da área da saúde por trinta anos. Tive apenas dois alunos negros, um deles criado por brancos. Em compensação, mais de 80% dos cadáveres utilizados para o estudo da anatomia eram de negros ou pardos. Este é só um exemplo de vida, para o meu completo convencimento sobre o assunto.
Sim
Afonso
sou a favor das cotas sociais
Sim
João Ricardo Zugliani
Questão de justiça
Sim
redacao
"No Brasil, pobre e negro são sinônimos" - Mino Carta
Sim
Pedro Paulo
Como graduado, não cotista pela UFBA, afirmo que as cotas são um excelente instrumento de reparação social, além de democratizar a Universidade Pública. Acredito que as pessoas que são contra as cotas, são os racistas que acham que lugar de negro não é na universidade. Viva as cotas e a inclusão social.
Sim
Francisco Sena
Não se pode ter competidores, onde um larga de tênis e bem nutrido e outro descalço com uma bola de aço amarrada ao tornozelo. Condições iguais isso é o que deve ser a meritocracia.
Sim
Francisco Sena
Não se pode ter competidores, onde um larga de tênis e bem nutrido e outro descalço com uma bola de aço amarrada ao tornozelo. Condições iguais isso é o que deve ser a meritocracia.
Sim
Hell Back™
Até que haja uma melhor distribuição da renda.
Sim
gelson
sem comentário
Sim
Rodrigo
Sou a favor, pois temos essa dívida com os afro-descendentes.
Sim
Fábio
Políticas afirmativas, este é o caminho para pagamento da dívida da sociedade brasileira.
Sim
Jose Eduardo Simoes
É nesseçário compensar as desvantagens que os negros tem, desvantagens essa criados por nós mesmos.
Sim
mauricio augusto martins
É no mínimo, um bom começo, e obrigação retribuir, o que tanto raça negra fez a favor da humanidade...maumau
Sim
Vicente Busch
Cota é justiça social
Sim
MAGNO JOSÉ GRILO
Talvez um dos maiores preconceitos relacionados aos negros em nosso país é de que em nosso país não existe preconceito, cotas para as universidades é o mínimo que deveria ser feito para compensar o período da escravidão que para mim dura até os dias de hoje, com as cotas certamente um dia, futuramente, suas regras se tornarão obsoletas porque certamente haverá equilíbrio social, político e econômico, o Brasil possui um grande débito para com sua população negra, está mais que na hora de reverter o quadro, e entendo que para que se possa alcançar algo por mérito precisa-se no mínimo de oportudade, e as cotas vem nessa esteira.
Sim
José Carlos Galvão
Educação Direito de Todos e Dever do Estado - A Política de Cotas nas Universidades Públicas - biblioteca da UNICERES - visite.
Sim
Guilherme
Justiça.
Sim
Giovanni
Quando não mais existirem diferenças sociais, quando a educação for de qualidade para todos, aí, sim, que seja por méritos.E que o mérito seja ao longo da vida escolar.
Sim
genivaldo
Creio que por um tempo é bom para equilibrar a concorrência e depois deve-se analisar quando as cotas serão descontinuadas.
Sim
João Bôsco Santos
Sou a favor sim, pois esse foi o melhor instrumento de igualdade racial nas universidades brasileiras, viva o governo do operário que nos deixou esse belo legado.
Sim
guilherme peracini
Eu voto sim.
Sim
João Medeiros
Há um enorme passivo social no Brasil em relação aos negros que precisa ser resolvido. A eles foram negados, por mais de um século, todo o tipo de oportunidade de crescimento cultural, econômico, social etc. A sociedade brasileira tem a oportunidade de saldar essa dívida. E, como "recompensa", teremos uma sociedade mais justa, sem ressentimentos e aproveitaremos a imensa e inegável capacidade intelectual e laborativa dos negros, que sempre foi questionada (isso soa condescendente, mas não é. Esse reconhecimento é necessário sempre), na construção de um país mais justo.
Sim
Maxswell
Eh possível falar em mérito em uma sociedade desigual? De onde vem o mérito em nascer rico?
Sim
Marco Morales Vaz
É impossível resolver as enormes diferenças sociais no Brasil sem ações afirmativas.
Sim
Luiz Henrique de Souza
Porque tenho consciência que será melhor para todos.
Sim
mauro fortes
Infelizmente é o único meio de reparar séculos de desigualdade promovida e sustentada por quem sempre esteve no poder
Sim
renato
É melhor isso do que nada ...
Sim
Lise
Eu não seria beneficiária, ainda assim acho justíssimo. Sou formada em arquitetura e no meu curso não houve 1 negro sequer em 7 anos que frequentei - UFSC. Fica evidente que existe alguma coisa errada, e precisamos corrigir isto.
Sim
Luís Fernando Ramos
Foram séculos de escravidão. Precisamos encontrar meios para facilitar a entrada no "mundo real" d quem nunca teve acesso a ele.
Sim
João
sim.
Sim
Julio Ramalho
A historia já mostrou que seculos de injustiças criaram verdadeiros abismos entre negros e brancos. Precisaremos de pelo menos tres gerações para minimizar este erro.
Sim
Alexandre Mattos
Trata-se de correção de injustiças históricas mantidas pela oligarquia brasileira. A oligarquia gosta mesmo é de se sentir unica e exclusiva desde que o governe para seus fidalgos através de favores de compadres...
Sim
nildo
a grande maioria dos negros no brasil querem oportunidades iguais.
Sim
Carla Batista
Como não ter cota com a diferença no ensino que é ministrado nas escolas públicas e particulares? Lógico que o caminho é a recuperação da escola pública, mas isso é quase impossível.
Sim
Joao Negrão
È isso aí
Sim
Expedito O. Ramos
Voto Sim, só asSIM modificaremos as estruturas do Capital Cultural* estabelecito pela escravidão no nossso país!*Pierre Bourdieu
Sim
Gilberto Eleodoro
a favor da igualdade
Sim
Binah Ire
A frase diz tudo! Temos uma dívida com os negros e negras brasileiros. Não se pode negar a exclusão que se perpetuou ao longo de todo o século XX sobre o povo negro, sua cidadania deve ser adquirida através das políticas afirmativas sim.
Sim
Pedro Mattiazzo Goudet
Enquanto houver diferença de qualidade de ensino entre negros e brancos (baseando-se nas estatísticas de relação raça x classe social) a cota deverá existir. A meta é abolí-la após este momento de transição passar.
Sim
Dalmo
Existem poucos negros e índios nas universidades, não porq eles não querem, mas sim pois eles não tiveram as chances que os brancos tiveram!
Sim
Pabllo Valle
O artigo de Luiza Bairros não nos deixa dúvida...Com a ressalva de que as cotas são um dispositivo temporário e atenuante das desigualdades estruturais da sociedade brasileira.
Sim
Sergio Rivero
Cotas são um instrumento poderoso de inclusão social, redução da desigualdade e muito eficazes para o desenvolvimento econômico.
Sim
Roberta
Sim, pois os "métodos" que impedem o acesso a universidade pelos negros são muito maiores do que os que permitem!
Sim
Jair moreira Rosa
É uma forma de amenizar a desigualdade provocada período escaravgista e a aboliçõa que desempregou e jogou na rua com uma mão na frente e outra artraz ,milhares de negros e quem muito trabalhou pela engramdecimento da nação Brasil.
Sim
Graça Lago
É uma dívida social que o Brasil precisa pagar para se tornar, efetivamente, uma nação democrática, um Brasil para todos. Ajudará, e muito, a diminuir o preconceito contra a população negra; vai, finalmente, escancarar as portas da senzala. A sociedade passará a conviver crescentemente com médicos negros, engenheiros negros, sociólogos negros, advogados negros, físicos negros.
Sim
pedro bedê
Cota não é favor, é DÍVIDA SOCIAL, e já está mais do que na hora de pagá-la!
Sim
Diogo Nogueira
Quando todos tiverem as mesmas condições de estudo, ai sim vamos poder falar de mérito.
Sim
Murilo
Há uma dívida história do Estado brasileiro, em relação aos negros, indígenas. Já é hora do Estado tomar para si a responsabilidade de tamanha desigualdade
Sim
Luciene
Certamente que só as cotas não resolvem o problema, mas sim uma educação pública de qualidade para todos, mas isso não serve de desculpa para condenar as cotas. Só o movimento dos "sem-empregada", que perderam suas serviçais para o Prouni, e em pânico com a invasão dessa "gente diferenciada" nos nichos outrora reservados aos bons de nascença.
Sim
AMARILDO CRUZ
Promover a igualdade,como manda a constituição, é tratar desigualmente os desiguais, para promover a igualdade!
Sim
Fernando Stark
Não se construirá uma verdadeira democracia racial se não considerarmos o abismo imemnsa que separa ainda brancos e não brancos.
Sim
Gilmário Barbosa dos Santos
Sim, sou favorável
Sim
Emilson
É preciso repara as injustiças cometidas ao longo se séculos contra os afrodescendente.
Sim
Guillermo
Só cotas raciais não completa a solução, mas é um bom começo.
Sim
william ibrahim
Somente 123 anos se passaram meus caros, somente 123 anos. Pouco tempo para inserir uma comunidade na sociedade coatora.
Sim
Luiz Fernando
SIM
Sim
Lelton
O mérito tem que se avaliado sobre as conquistas entre os iguais....mérito entre desiguais não dá...
Sim
Rogério Bezerra
Os ditos branquinhos, fizeram o País inteiro de escravo... Escravo do subdesenvolvimento e da cultura americana, mais recentemente. Valorizar TODA a gente brasileira é resposta para sermos uma nação completa e não uma nova/antiga senzala com quarto de empregada.
Sim
Thiago Morais de Oliveira
História
Sim
mar.
Além de ser o mais justo pois repara um erro histórico, as cotas tem demonstrado funcionar perfeitamente. Viva o Lula!
Sim
fernando
Sou afavor sim, pois temos uma grande divida histórica com etnia negra em nosso país.
Sim
ivonete
Porque a Universidade Pública, notadamente os cursos mais procurados, não pode ser apenas acessível à classe alta que já usufrui de inúmeros benefícios.
Sim
Kleber
A igualdade estampada na Constituição Federal é a igualdade material, onde os desiguais devem ser tratados desigualmente na medida de sua desigualdade.
Sim
Sílvio Freitas
Resgatar a dívida histórica que temos com as classes menos favorecidas. E é óbvio que não podemos tratar igualmente os desiguais, temos que emparelhar a competição.
Sim
Gordinho
Sou a favor, pois em nosso país ainda reina as grandes diferenças sociais com o povo, principalmente com os afro-descedentes que construiram e muito contribuiram a nação, acredito que seja o mínimo que o estado deve fazer por eles.
Sim
Luiz
Apesar de ter tido uma experiência ruim com meu filho, sou a favor das cotas raciais.
Sim
José Aparecido Ferreira
a favor
Sim
Jose Tadeu Colares
Da froma tradicional nunca os desiguais subirão na escala social:lembram da historia de "primeiro crescer o bolo..."; pois é muito semelhante.Sem mais comentarios
Sim
Vitor Ribeiro
Contudo, devemos lembrar que talvez mais importante que isso sejam as cotas por classe social, independente da cor da pele. Pois as familias de baixa renda são as unicas prejudicadas com a sucateação do ensino.
Sim
Bruna Carvalho
sou a favor sim, pq só assim o Brasil vai sair das mãos daqueles que sempre estiveram no poder, des do tempo das capitanias. os pobres precisam de oportunidades, pobres esses q vem do tempo dos escravos, q por sua vez foram jogados na sarjeta sem nenhuma oportunidade de crescer.
Sim
Edimar
Aplicar o princípio da igualdade significa desigualar os desiguais, na medida de suas desigualdades. Negar que existe discriminação racial no Brasil é uma maneira nefasta de promover e manter o preconceito já existente. É disso que tratam as Ações Afirmativas, perfeitamente compatíveis com nossa Constituição.
Sim
Adinaldo José de Souza
Cotas raciais na universidade é apenas uma das reparações que o Brasil deve ao seu povo negro. É apenas uma das políticas de ações afirmativas que desde o ano de 1888 urgem. Nada e comparado na história da humanidade um povo ser sequestrado do seu habitat, ter que trabalhar forçadamente no cativeiro gerando benesse ao seu sequestrador por tres séculos e meio e depois ser demitido sem uma única indenização. Como dito, políticas de ações afirmativas urgem desde 1888, portanto é inconcebível qualquer prorrogação. Cotas já.
Sim
Fulvio
Eles precisam de cotas e muito mais. Chega de escrevidão.
Sim
Fernando
SIM!
Sim
ANTONIO SIQUEIRA
Devemos diariamente atualizar o 13 de maio. Está provado que é valido esse grande passo.
Sim
Rodrigo Penna
Está mais do que provado que as cotas contribuem para inclusão social. Beneficiam os marginalizados e toda a base da pirâmide social. Prova recente é a pesquisa da FGV sobre Desigualdade e Educação: http://www.fgv.br/cps/dd/
Sim
Luiz Pimenta
Entendo que escola pública deve ser para os mais necessitados. Enquanto não chegamos lá, certamente, devemos pagar a imensa dívida que temos com os nossos irmãos negros.
Sim
Francisco Campos Jr.
Concordo que os desiguais têm que ser tratados de forma desigual. Não me enquadro como cotista, mas penso que estabelecer cotas raciais nas universidades brasileiras é uma forma de se alcançar a justiça social.
Sim
Carlos
Os Brancos deveriam aprender a ter generosidade, assim não seriam tomados de assalto pelo rolo compressor da história!
Sim
Helena de Brito
As cotas são neessárias.
Sim
Pedro Dias
Temos que resgatar o absurdo que foi a escravidão e que gerou, até hoje, uma brutal desigualdade de oportunidades.
Sim
Antonio R. Amorim de Lima
Sou a favor das cotas que certamente acelerará a inserção do negro na sociedade da qual ainda hoje o negro é marginal.
Sim
carlos costa
os proprios resultados obtidos a partir da implantação das cotas, tanto no o aspecto social como no didatico, mostram de forma irrefutável o acerto da medida
Sim
jose gaspar chemin
ser contra é algo como ser a favor da escravidão. viva a democracia!
Sim
Ana Carla Alves
Até quando teremos que discutir o óbvio e provar incansavelmente que o Brasil tem um déficit histórico com os decendentes dos que ajudaram a fundar esse país, às custas da quase todal ausência direitos humanos. Precisamos recuperar esse abismo que nos separa. As cotas são apenas um dos mecanismos. Que Deus proteja a ministra em sua luta.
Sim
Lucia F.
Totalmente sim!!!
Sim
José C. Filho
Sou a favor! muitos jovens brasileiros foram impedidos de ingressar em universidades por discriminação racial e falta de recursos financeiros.
Sim
Eduardo Carvalho
Quando fui do movimento estudantil da UFAL (Universidade Federal de Alagoas), conseguimos aprovar as cotas e agora estão aparecendo os primeiros resultados, só assim a miséria e a desigualdade neste país vai acabar.
Sim
Pedro Henrique do Amaral
As cotas raciais se fazem fundamentais pelo já referido axioma do direito que exige tratar diferentes de forma diferente; e além disso, há que se dizer que se isso não for feito, da mesmice, morrem sempre os mesmos. No caso, os negros.
Sim
Zumbi dos Palmares
O Estado deve corrigir a histórica discriminação racial com politicas de discriminação positiva
Sim
helio belo
sao açoes como esta que farao diminuir a desigualdade cada vez mais, neste país.
Sim
Carmelina
Sim, tanto Negros, Índíos e excluídos merecem ser tratados com o q lhes assegura o princípio da isonomia. Foram séculos de exclusão: tataravós excluídos, bisavós excluídos, avós excluídos... O Estado tem o dever de reparar essa vergonhosa cadeia excludente e fazer valer o princípio da dignidade da pessoa humana. Até capitalistas menos preconceituosos e mais racionais são a favor, basta olhar o exemplo dos EUA, q se desenvolveu socialmente, culturalmente e economicamente, se tornando a maior potência mundial. Se os Negros de lá não tivessem recebido as oportunidades e condições diferenciadas, teriam continuados a viver na marginalidade e na exclusão, sem dignidade humana e sem chance. Um ou dois se destacariam, e jamais uma população inteira de afro decendentes.
Sim
Carlos J. R. Araújo
Ajuda, de certa forma, a realização da justiça social no país.
Sim
José Mário Comini
Voto sim, defendo as cotas, e entendo a chiadeira toda que vemos hoje dos contrários, são as viúvas dos demotucanos, que encheram as burras durante o desgoverno fhc com o sucateamento das escolas públicas e com a piora dos ensinos praticados por elas, forçando o ingresso nas instiuições particulares. Hoje, ao verem o governo popular do governo Lula e a continuação pela Presidenta Dilma, fazerem justiça aos que foram deixados à revelia de uma escola pública d qualidade, estão chiando, porque estão vendo o sucesso dos cotistas nas escolas, e consecutivamente estão vendo seus lucros diminuirem. Estas pessoas ainda não entenderam que educação não pode ser meio de construção de impérios, educação é dever, obrigação dos gestores públicos, e não pode ser entendida como gastos e sim investimentos. Aleluia às cotas, continue Dilma!
Sim
vanda
Concordo pelanamente,,em um país democrático todos tem direitos iguais,,quer seja nos estudos ,,no trabalho,,,enfim,,,,as cotas vieram em boa hora e temos alunos brilhantes se diplomando em diversos cursos através do sistemas de cotas,,,,direitos iguais!,,,e felicidades a todos.
Sim
vicente caliman
Muito justo
Sim
Lenir Vicente
As ações afirmativas como as cotas para negros nas universidades são necessárias porque dãos aos afrodescendentes a ajuda que precisam para melhorarem sua auto-estima e conseguir um lugar melhor no mercado de trabalho.Eles se preparam, mesmo sem os cursinhos , para enfrentarem os vestibulares e têm se dado bem.Eu conheço estudantes afrodescendentes que estão indo muito bem na Universidade.Se esforçam muito porque sabem que é uma oportunidade úinica.A República deve essa consideração à eles, uma vez que foram relegados durantes séculos no pais.
Sim
Teco
Cotas raciais é a melhor forma de justiça social
Sim
Izaltino Fonseca Costa Lima
O Brasil tem que pagar suas dividas sociais!
Sim
Glayson Ramos
Igualdade de oportunidades é equilibrar a chance que cada um tem de vencer na vida. Se os ricos podem adestrar os filhos num cursinho, o "diferenciado" pode garimpar instrução no ensino público e usar seu rosto de brasileiro pra anular as trapaças do preconceito e do poder econômico.
Sim
Ulisses Simon
Sou a favor das cotas raciais
Sim
Eduardo Guimarães
Quem quiser entender por que se deve impor cotas raciais a universidades públicas só precisa visitar a USP, onde quase só há brancos de classe alta que estudam com impostos pagos pela massa de todas as etnias que não consegue se formar graças à invenção do "vestibular", feito para impedir pobre de chegar à universidade, pois, estudando na péssima escola pública do Brasil, não tem como competir com rico, que estuda em escolas particulares
Sim
Raul Petra
A Abolição da escravatura tem que começar de verdade.
Sim
Gildásio Cosenza
É a única forma de se reduzir o fosso. a exclusão social que é uma herança maldita dos séculos de escravidão.
Sim
Ari bandeira
Através deste movimento surgirão vários Lulas da Silva, só que agora formados com diploma de nível superior para continuar o que o Sr Lula sem formação começou e arruinou com a leite americanizada brasileira.
Sim
Lígia
É o mínimo que podemos fazer pra tentarmos atenuar a diferença de oportunidades existentes entre os negros e outras raças no país. Não é um favor; devemos isso a eles.
Sim
marcelo almeida
O debate tem que haver. A questão do negro no Brasil tem que ser revisado.
Sim
Marilourdes Trindade
Para permitir que todos os brasileiros possam mostrar seu valor. Chegou a hora!
Sim
Carolina
Pelas cotas raciais e por todas as ações afirmativas que minimizem as desigualdades existentes!
Sim
PABLO RODRIGO DA SILVA
Enquanto nossa Educação Básica pública não puder igualar as condições de aprendizagem entre ricos e pobres, que em sua maioria são pardos e negros, as cotas serão necessárias para tentar-se reduzir o abismo que cinde nossa sociedade em duas completamente distintas.
Sim
Pedro HP
É um privilégio àqueles que há 200 anos eram tratados como indignos e que até hoje sofrem preconceito.
Sim
Ricardo Sá
As cotas irão contribuir para a redução das desigualdades sociais.
Sim
silvio
Não podemos continuar condenando os mais pobres, sobretudo os negros, a freqüentarem as universidades na mesma condição de seus pais e avós: apenas para construir e reformar. Entre negros e pardos, eles são amaioria da população. Justiça seja feita, todos pagam impostos igualmente. Não é possível admitir que apenas brancos de classe média pra cima tenham acesso ao ensino público siuperior gratuito. Sou branco.
Sim
Sandro Thadeu
É uma obrigação o Brasil tratar desigualmente os desiguais, para corrigir injustiças cometidas ao longo da nossa história
Sim
Brown
É uma pequena forma de reparar a desigualde que, embora não instituida, assola o Brasil.
Sim
Aliomar B Almeida
Igualdade, ainda que por força de lei.
Sim
Luciana
Sou a favor, ainda, de abolir essa excrecência que é o vestibular. Temos de abolir o vestibular e associar as notas e méritos do ensino médio à faculdade. Do jeito que é hoje, o ensino médio não serve pra nada, nem pra entrar pra faculdade.
Sim
Silvio Neto
Sim, o Brasil precisa pagar a dívida da escravidão!
Sim
claudio ildefonso
As razões pelo sim estão impressas em minha pele como na minha historia de vida!!!SIM
Sim
Antonio Morais
Sim
Sim
Pedro
Eu voto Sim, mas discordo da expressão "tratar desiguais". Trata-se de tratar iguais com diferentes oportunidades.
Sim
paulo fernando
Sou a favor das cotas raciais nas universidades como forma de minimizar o problema racial sofrido ao longo do tempo.
Sim
Gabriel Gawryszewski
Sim, desde que o canditado comprove a baixa renda familiar
Sim
Francisco
Sou a favor devido a divida com o a raça negra explrada historicamente, porém, a segunda fase deve ser de cotas sociais
Sim
Antonio Deiró
É necessário corrigir esta injustiça histórica e acabar de vez com o preconceito.
Sim
carlos
Pobres não tem cor, é importante alavancar quem necessita e tem interesse em ser mas.
Sim
Celio de Assis Araujo
O país eata apenas retratando com aqueles que sempre foram esquecidos.
Sim
rogerio
Olhem as ruas (massa trabalhadora), olhem os shoppings, olhem a periferia e olhem as universidades. Por último, olhem as cadeias. Pra mim é pelo óbvio que sou a favor.
Sim
michelle shinkai
sim
Sim
O Caipira
Quando os negros tiverem os mesmos direitos alcançados pela sociedade pós escravidão poderemos discutir esse assunto até lá esperemos!
Sim
Marcos
Por enquanto é a única forma de reduzir a desigualdade histórica de oportunidades de acesso.
Sim
Wolney Alves
Cria condições objetivas para destruir os preconceitos e práticas associadas.
Sim
Dirce
Sim, infelizmente ainda precisamos de cotas raciais para que os negros cheguem a Universidade.
Sim
MarcelloNYC
O Brasil precisa de uma geracao de cotas raciais para provar que nao ha racismo. Do jeito que anda, o racismo eh presente pelo aparthaid economico imposto as pessoas de cor. De um loiro de olhos azuis, really!!!
Sim
Henrique
Para a real igauldade de oportunidades?Além disso, quem garante que maiores pontuações em vestibulares são obtidas pelos concorrentes de maior aptidão para as carreiras?
Sim
Damir Ferrere
Sou a favor...simples assim.
Sim
Alan Dias
Sim devemos ter cotas, enquanto nossa população mais humilde, não importando apenas cor, não tiver pleno acesso a educação superior, e assim poder melhorar suas vidas...Diga não ao NAZISMO do Bolsonaro e da direita religiosa, cristo pregava o amor, respeito, união, compaixão e tolerância!
Sim
Júlio César
A maior dificuldade é entrar na universidade, depois la dentro o conhecimento recebido e a oportunidade de aprendizado é igual para todos, se sobressai quem tem mais competência, aí são outros "500".
Sim
Carlos
A Política de Cotas representa um importante mecanismo de ajuste social, bem como possibilita que instituições públicas sirvam à sociedade de forma mais igualitária.
Sim
Rodrigo Sidney
Sim, temporariamente, até que os menos favorecidos consigam a representação devida.
Sim
Mariana
SIM
Sim
Oscar Seixas
As cotas são um recurso temporário para diminuir as desigualdades.
Sim
Maiara
As cotas não são perfeitas, mas por enquanto é o que inventamos de melhor!
Sim
maria
Sim,
Sim
leusa araujo
as cotas são apenas parte de uma dívida impagável do Estado, promotor da desigualdade racial. Negros ficaram proibidos de frequentar a escola com brancos mesmo após a abolição, em vários estados brasileiros. É muito pouco, mas é o começo da promoção da igualdade de oportunidades.
Sim
Cristina Locatelli
O Brasil e o mundo têm uma dívida social com os negros. Isso é só o princípio da reparação. Assim o mundo começa a ficar mais humano, menos ignorante. É simplesmente uma devolução do que lhes foram tirado ao longo de séculos.
Sim
Marco Aurélio
Cota é uma desigualdade que anula a desigualdade.
Sim
Pedro Henrique Teixeira Crepaldi
Enquanto o erro histórico não for reparado eu sou a favor das cotas.
Sim
Haertel
Cotas para oriundos da escola pública.
Sim
Gil Carlos Teixeira
As cotas é migalha perto da dívida que o Brasil tem com sua população negra!
Sim
Juliano Souto
Claro que sim. Sou a favor qualquer política de INCLUSÃO social ainda mais quando dizem respeito às minorias.
Sim
marcio
porque sô sendo negro para saber o que é preconceito racial no nosso país
Sim
henrique
Só o PFL(DEMO) e seus aliados são contra.
Sim
Fabio Barbosa
O Brasil precisa reparar o estado de miséria que as famílias negras ficaram a merce, antes e depois do término da escravidão. Quem trabalha merece receber, e a força de trabalho negro serviu só para os portugueses e italianos brancos se enriquecerem. Seja em terras, em cotas, tem que haver reparação.
Sim
Felipe Ricardo Leite Antunes
Classifico como necessária, pois devemos levar em consideração que os negros foram abandonados, jogados a própria sorte com a abolição.
Sim
Márcio Passos
Na verdade eu sou a favor das cotas para os pobres em geral.
Sim
hiram
É a única forma de inserção verdadeira das minorias de forma, acredito que em uma década haverá uma real percepção da igualdade.
Sim
Paulo Barbosa
E uma forma de corrigirmos parte de seculos de opressão
Sim
João Volino Corrêa
Ações afirmativas do Estado em favorecimento àqueles que sempre foram desfavorecidos. Não é apenas uma questão de humanidade, mas de direito a igualdade, a justiça e a dignidade para muitos brasileiros, e de vergonha na cara para os mesmos, os poucos e "bons" de sempre.Cotas SIM!
Sim
roberto gimenes
Depois da memorável defesa feita pelo mestre Luís Felipe de Alencastro no STF em defesa delas e o inominável cinismo do Sr. Demóstenes Torres não tem como ser indiferente .
Sim
Rolner
Precisamos ser uma sociedade multi-racial socialmente homogênea.
Sim
Andrei
As cotas são um meio de reparação histórica, que o estado deve aos negros e indios.
Sim
Denise
Não há maneira mais rápida e eficaz de restituir e equiparar direitos alijados das classes sociais menos favorecidas.
Sim
vitor
Porém, não se pode esquecer da base, da escola! Para que no futuro não se precise de cotas!
Sim
Ricardo Veiga
Quem é contra apenas reproduz o discurso das elites que usam os meios de comunicação para convercer as pessoas mostre um preconceito que pertence apenas as elites brasileiras
Sim
Marcelo de Azevedo Costa
Todas as políticas afirmativas ou de compensação para tentar corrigir as injustiças geradas pela iniquidade que foi a escravidão no Brasil são necessárias, não importo a reação conservadora. As políticas afirmativas já estão dando e continuarão dando resultados positivos.
Sim
Anderson M. Silva
Já está mais do que provado que quem consegue ser contemplado com uma bolsa ou acessa através do regime de cotas, mantém-se em um nível acima da média das notas obtidas nas disciplinas do curso
Sim
unai
precisamos pagar um divida quase impagavel com os negros!!!
Sim
Hamilton Cardoso
Tem muito pra se fazer.
Sim
Sandro Moraes
Enquanto a miopia social de uma minoria mandar na maioria dos meios de comunicação, vai sempre ter "razão" ao condenarem as cotas, único meio de ascensão de uma maioria que nunca teve meios de melhorar de vida.
Sim
Pedro
Deve-se haver igualização da educação em nosso país e para isto acontecer tem que beneficiar aos que foram desbeneficiado durante a história, porque todos sabem que de uma forma geral existe grandes dificuldades para os afros descendentes obter crescimento por parte do preconceito racial que até hoje não se exauriu. As cotas dão oportunidades para educação e conhecimento e assim reparar aos poucos a injustiça que estes sofrem até hoje.
Sim
jaco
Só através das cotas raciais é a maneira mais democrática atual, para tornar igual os que a sociedade construiu desigualmente.
Sim
joao sales
O sistema de cotas é apenas o pagamento, sem juros, dos séculos de dominaçao e segregação.
Sim
Carlos Henrique
Sim! As cotas são um mínimo de compensação que temos obrigação de dar aos negros, vitimados pela opressão e abandono de nossa Sociedade racista!
Sim
Alexandre
Isso sim é corrigir injustiças. O Brasil realmente é um país que mostra seus erros, porém tenta corrigi-los a tempo. Parabéns para quem teve esta idéia humanitária.
Sim
ines
é uma das formas de corrigir seculos de exclusão
Sim
marcelo
Tentar ignorar a exclusão política e econômica que sofrem os negros desde a escravidão (que não acabou com a abolição) e usar argumentos de as cotas promovem o preconceito ou que deveriam ser para os pobres mostra a hipocrisia com o tema é tratado. O preconceito já existe, umas vezes disfarçado, outras mais exposto. Alem disso a maior parte dos pobres são negros, que quando disputam um emprego com um branco do mesmo seguimento socioeconômico perdem, por puro preconceito. Onde você esconde seu preconceito?
Sim
Renato Saul
Sempre a favor da igualdade, em qualque terreno.
Sim
Fred Azevedo
Sim. Não podemos ignorar que ainda existem desigualdades sociais. Não é porque o cidadão é pobre, ele tem que ser alijado de seus direitos fundamentais garantidos pela Constituição.
Sim
Edson C Barrbosa
Sim, sem dúvidas! Não resolveremos os problemas da desigualdade mas este é um 1º passo. Não é possível dar tratamento igual a pessoas desiguais. É preciso sim, procurar equalizar através de algumas medidas, esta histórica desigualdade social.
Sim
Efraim da Silva
Enquanto a proporção de negros (e outras etnias) não estiverem representadas proporcionalmente nas escolas e no mercado de trabalho de vemos ter cotas SIM !
Sim
José Carlos Medida
Só a inclusão destes brasileiros esquecidos por gerações, tornará o Brasil mais justo e portanto um Brasil melhor.
Sim
sergio
Não há outra maneira...
Sim
rey
sim............
Sim
Felipe
Acho q o melhor seria cota pra pobre. Mas entre n haver cota nenhuma e cota p negros, acho válida a segunda.
Sim
regis
com certeza.
Sim
Cerqueira
As cotas para que sempre caregou o Brasil nas costas
Sim
Marcelo Silva
Justiça é criar oportunidades para todos!
Sim
Ailton
Reparando um erro histórico
Sim
Gildásio Vasconcelos
Precisamos corrigir 500 anos de injustiça no Brasil. A escravatura é apenas um exemplo desta injustiça.
Sim
Terezinha dos Santos Daiprai
É questão de justiça
Sim
Rafael Romão
Como medida provisória, investindo-se montantes superiores na educação básica pública.
Sim
Alberto José
As cotas são uma dívida social que o Brasil tem com os negros.
Sim
marcilene garcia
Paulo Henrique Amorim tem contribuído muito com o debate sobre as relações raciais no Brasil. No Paraná, somente depois de seu comentário acerca de um charge racista no Jornal "O Estado do Paraná" o chargista foi afastado e o debate teve repercussão nacional e Jornal recebeu representantes do Movimento negro e publicou uma retratação escrita pelo próprio movimento.
Sim
adriano de bortoli
Desigualdade se combate tratando desiguais na medida das suas desigualdades, sejam elas físicas, psíquicas, sociais, econômicas.
Sim
C R TEIXEIRA
SIM! Sou branquelo, azedo e "véio" suficiente para ter conhecido um Negro ( Raça) que teria sido escravo de meu bisavô, Ernesto. Senti e sinto vergonha!
Sim
Tulio Muniz Nobre Formiga
Acho que deve ser feita uma reparação histórica
Sim
Fernando
Claro que sim, ou do contrário teremos uma meia dúzia de "puros" que se dizem Brasilianos, que terão a oportunidade de estudar. Eu que ganho 1.200,00 reais por mês e pago 500,00 de faculdade é que sei o quanto a lei de cotas pode fazer a diferença.
Sim
Magno Helder Câmara de Medeiros
Pelo reparo de uma injustiça.
Sim
Diano Lauar
Apesar de parecer injusta, por causa das notas de classificação serem bem inferiores, é a única forma de dar chances àqueles que, durante sua formação básica, pouco as tiveram.
Sim
Jaelton Araujo Ramos
é uma questão de corrigir um pouco essa desigualdade.
Sim
Émerson St.
Defendo como solução temporária para que o percentual de negros com diploma de nível superior se equipare ao número de negros na sociedade brasileira. As cotas sociais já contribuem para inclusão de afrodescendentes, mas por algum tempo ainda serão insuficientes para atingir os objetivos das políticas de inclusão racial.
Sim
PauloMSM
É o minimo que se pode fazer pelos negros do Brasil, pois deveriam receber indenização pela escravidão sofrida por seus antepassados, já que os judeus receberam, por causa do holocausto nazista na segunda guerra mundial.
Sim
Marcus Timbricius
Não acho o método ideal, mas neste momento, é muito necessário para que possamos reverter ou diminuir as desigualdades sociais e econômicas.
Sim
Ricardo Barbosa
É preciso reparar um erro do passado que reflete até hoje. Por isto sou a favor das Cotas
Sim
Pedro1
Não podemos tratar desiguais de forma igual.
Sim
marcilio
O brasil tem um deficit educacional com uma faixa pobre que coincide com uma faixa racial!
Sim
felipe
reparação antes tardia do que nunca
Sim
Valter Vieira da Silva
Tentem pelo modo mais simples qualificar e quantificar percentualmente a reaslidade; qual o percentual de Brasileiros e Brasileiras da Raça Negra existentes no Brasil ? e comparem com o percentual de Graduandos existentes, hoje, no Terceiro Grau do Sistema Nacional de Educação (Ensino de Nivel Superior). Equipare-os e depois responda: è correto, Exequivel, pertinente, razoavel, compreensivel, toleravel, ético, moral... ou... Educacionalensino de e Graduados \cid
Sim
Jonathan Silva
Equidade.
Sim
Cleber Pereira
Pode não ser a medida mais justa, mas até agora não ouvi outra proposta que tente diminuir a desigualdade histórica melhor que as cotas.
Sim
Alessandro Medeiros
Parabéns pela iniciativa!
Sim
Marcelo Bretas
Somente dessa forma iremos recuperar uma sociedade injusta.Das pessoas que conheço que são contra , também afirmam que essa país não é racista, e ainda dizem a tradicional frase " Tenho vários amigos negros".
Sim
murilo
claro q sim ... essa gente limpinha e cheirosa tem q engolir o povo ...
Sim
Bruno
Uma das funções da democracia é garantir que todos tenham o mesmo ponto de partida! E as cotas ajudam nesta função
Sim
jose tarciso furquim filho
Formei-me na universidade pública há alguns anos. Em minha sala, cinquenta alunos: um negro.
Sim
Antonio
para igualar oportunidades
Sim
Oscar Inzulza
Esse compromisso de corrigir as profundas desigualdades do nosso país tem de ser realizado, as cotas raciais na universidade é uma das formas.
Sim
J. Messias
É claro que as cotas são necessárias no presente momento, afinal não se pode querer que os filhinhos dos capitalistas tenham mais chances de entrar nas melhores universidades apenas porque tiveram mais oportunidades do que a população em geral.
Sim
Mário
Sim, pelo menos até que a vida deixe de ser a preto e branco e se transforme num arco-íris.
Sim
José Guilherme de Carvalho Giannelli
Considero que a política de cotas procura trazer algum equilíbrio à desigualdade de oportunidades.
Sim
Washington Dener
O país necessita de uma reparação social. Que comece logo pela Educação!
Sim
George
Claro que sim. temos esta dívida histórica.
Sim
Marcos
sou a favor porque considero que a chegada deve ser pelo mérito de cada um já na partida as condições tem que ser iguais para todos.
Sim
Bruno
Sem dúvida as cotas são necessárias.
Sim
Mázio Ribeiro de Souza
As cotas raciais visam restituir um direito que fora cessado pelos 300 anos de escravidão existentes no Brasil. É esse o conceito de Ação Afirmativa. E isso não pode ser para sempre. Precisa parar quando houver sido sanada ou minimizada a desigualdade.
Sim
Clovis Sena
sou a favor!
Sim
claudinei jorge feitoza
historicamente nosso pais exclui e explorou a mao de obra escrava negra, por isso nao de pode tratar de igual os desiguais.
Sim
leonel
desde antes da princesa isabel assinar a lei é que precisamos de reparações.
Sim
jo
Quem é contgra é a elite branca (e separatista no caso de São Paulo).
Sim
Hugo
Hoje, essa é a única forma de democratizar o ensino superior no país. A melhoria da educação básica no Brasil só é possível a longo prazo. Não podemos esperar até lá para que o acesso a Universidade seja possível a todos. Concordo plenamente na redicalização da democracia e isso tem que começar agora.
Sim
IVANOVITCH MEDINA
Totalmente favorável.
Sim
Panambi
SIM, pois o racismo existe, quer o Kamel queira ou não. Esta Política Afirmativa precisa existir, senão para sempre, pelo menos até haver um maior equilibrio de oportunidades para todos. O desequilibrio existe, hoje, quer queiramos ou não.
Sim
cleumir souza rezende
Que venham os Referendos!!! Quero votar todo ano!!!
Sim
Nena
Sim é necessário neste momento que vivemos fazer com que a competição seja mais próxima do real, quero médicos,engenheiro,economistas negros e não apenas enfermeiros, mestre de obras e auxiliar de escritório negros
Sim
Romeu
é sim e pronto! Não precisa dizer mais nada.
Sim
Álvaro Valério
Isso não é de forma alguma um favor para os afro-brasileiro, é um dívida social com mais de 500 anos de atraso. E os juros e correções monetárias, ninguém fala nada?
Sim
Tomas Ferreira Cury
Essas pessoas forão historicamente maltratadas, rebaixadas e socialmente menosprezada. Reparar essa diferença é uma obrigação nacional.
Sim
Igor Feitos Siebra
Mais do que uma reparação histórica, a cota racial é um instrumento que, embora paliativo, pode ajudar a corrigir a distorção absurda que há na pirâmide social brasileira.
Sim
Anderson Vietro
Enquanto houver oportunidades desiguais!
Sim
eliton
desde tempos esse país já demorava discutindo o fim da escravidão
Sim
Emília
Totalmente
Sim
Cheila
Sim.O País tem por obrigação de dar um ponto de partida igual para todos sem descriminação,a chegada é esforço da dedicação de cada um...
Sim
Gerson Roque
Está passada a hora do Estado brasileiro garantir aos afrodescendentes e indígenas uma reparação pelo hediondo crime cometido ao longo de séculos. Crime esse - escravização, marginalização, extermínio - que beneficiou, além do próprio Estado, a elite brasileira, representada, majoritariamente, pela parcela branca de origem européia. A política de ações afirmativas deve se estender ao todos os aspectos da vida nacional, só assim, acabaremos com a hipocrisia da igualdade de oportunidades, numa sociedade desigual desde a sua gênese.
Sim
Celso
Sim. Por séculos no Brasil se inculcou (ou ainda se inculca?) na sociedade que a cor da pele negra ou parda de alguém significa que esse alguém é "menos" inteligente, "limpo", capaz. Tive um colega pardo que não tomava sol para não escurecer mais a pele, pois ele almejava profissionalmente ascender a seara dos brancos.Baixa estima na veia! Cotas já! Mobilidade social irrestrita pela pele já!
Sim
Dayvson Marcos dos Santos
Por uma política de inclusão afirmativa.
Sim
Luciano Mendonça
Só a lei iguala os desiguais.
Sim
Neuza Gentilini
As cotas já estão funcionando com bons resultados. Só não vê quem não quer.
Sim
Bruno Passos
Caro jornalista.O voto é sim.Para nós tratam-se de iniciativas relativamente novas, estas atitudes afirmativas, que devem ser temporárias porque objetivam a correção de distorções históricas na estrutura da sociedade. Entretanto, iniciativas do gênero são corriqueiras em outras sociedades, mundo afora, redundando, usualmente, na redução gradativa das diferenças. No Brasil, parece que a história do sucesso das iniciativas de discriminação positiva já é tangível – basta analisar o desempenho do grupo dos alunos cotistas em relação aos outros grupos.Atenciosamente.
Sim
Jose Olavo
Porquwe é uma medida de justiça.
Sim
Waldemir Direito
Sim
Sim
Roberto Castro
É o mínimo para que a sociedade possa reparar a mazela deixada pela escravidão na população negra, que foi usada e abusada, largada própria sorte após 13/05/1888.
Sim
Ivan Jotta Pereira de Paula
Sou a favor, e não sou racista por isto, como muitos especialistas de condomínio enchem a boca para falar.Antes de querer pagar de sabido, leve um baculejo por causa da cor da sua pele para vc saber o q é racismo.Bando de boys chorões!
Sim
Daiana Vasquez
E mais uma forma de inclusao do negro no espaco academico, mas tem que ter outros criterios tambem, nao pode admitir analfabeto na universidade, so pelo fato dele ser negro.
Sim
Daniel Alencar
Se somente as cotas sociais fossem a solução, os empregos oferecidos em shoppings e no comércio de forma geral deveriam ser preenchidos por imensa maioria negra. Não pode ser para sempre, mas as coatas raciais devem existir. Sem contar as boas experiências que estamos tendo aqui na UnB, por exemplo. Os cotistas não deixam a desejar, ao contrário do pensamento elitista e preconceituoso da extrema-direita (digo a demo-tucanalha, mais bolsonaros da vida) brasileira...
Sim
Filipe
Acho que a descricão disse tudo... "não se pode tratar desiguais..."
Sim
Scan
Sim!!!!
Sim
Marcelo
É uma Medida Provisória... depois de tudo estar justamente igual para ambas as raças aí sim não precisaria mais de cotas.
Sim
Dragão de Komodo
PHA,Os senhores da casa grande não estão suportando a real abolição que estão realizando após mais de cem anos da suposta abolição, que submeteu os negros a condições piores do que às anteriores ao 13 de maio.As cotas possibilitam a reparar, ainda que tardiamente, as iniquidades que foram cometidas pelos burgueses brasileiros que enriqueceram às custas da exploração de nossos irmão negros.As cotas são importantíssimas, mas, a manutenção dessa população na universidade tem de ser priorizada, pois, muitos estam conseguindo entrar, mas, não conseguem se manter, por falta de condições de prover o próprio sustento.O Governo da nossa Presidenta tem de financiar a manutenção dessas pessoas nas instituições federais. Aí, começaremos a reparar todo o passivo social existente.Um abraço,Dragão de Komodo.
Sim
Luiz Claudio Benevides Soares
Sou a favor por um período.
Sim
Mario Barreto
O critério mais justo seria o social. Estudou em escola pública durante toda a vida teria o benefício da cota.
Sim
Rose Fiorini
No momento, as cotas raciais são essenciais para que no futuro filhos e netos possam participar em igualdade de conidções.
Sim
hdam
Como a própria enquete já menciona, é injusto tratar desiguais de forma igual.
Sim
Matteus
Isso é essencial no Brasil de hoje.
Sim
Pedro Tourinho
nada a dizer
Sim
Arthemísia
O país tem uma dívida histórica com sua população negra. Está na hora de quitar a dívida. Porém, não defendo as cotas permanentes, mas por um período de tempo delimitado.
Sim
Domingos
É assim, com políticas afirmativas, que seremos uma verdadeira democracia.
Sim
Veturia Lopes
Sim, o estado brasileiro tem uma dívida enorme em relação a certos grupos étnicos e deve pagá-la facilitando o acesso à educação superior e ao emprego.
Sim
Gilmar
O país tem o dever de minimizar as injustiças historicas praticadas contra os negros e índios
Sim
roubrdario diniz valerio
Não só sou a favor como também deveria haver uma distribuição de vagas na proporção da presença de cada etnia (não gosto de raça) determinado pelo IBGE. Branco disputa com branco, Pardo com pardo e negro com negro. Em tempo: sou branco
Sim
Anasalado
Olá tudo bem!Não deve se tratar desiguais como iguais, tal como disso um certo garoto, em um certo post de um certo afiado bloqueiro.
Sim
Arnaldo Carneiro
Sim! Enquanto as pessoas forem classifcadas pela cor de sua pele,cor dos olhos e também tipo de cabelo. Cota para compensar!
Sim
Moises
Sou homem e branco, porem acredito q desigualdades estruturais sao somente combatidas quando atacadas na raiz do problema. No caso do negro e/ou pobre a raiz desse problema eh a falta de acesso a educacao de qualidade.
Sim
conceição garcia
È mais justo...o certo é que todos deveriam competir no mesmo pé de igualdade, mas aqui no Brasil a elite é desumana só eles é que podem estudar e etc... Nos EUA, já houve cotas também , agora que já se estabeleceu uma democracia p/ que todos tenham o mesmo direito é que as cotas parece que não funciona mais...se estou errada corriga-me...maria/maria
Sim
Vitor
Na verdade, não acho que é porque os negros e brancos são desiguais. Sou a favor de que essa política seja temporária, como forma de reparar a escravidão que tivemos no passado, e que, obviamente, retardou a ascenção dos negros na sociedade.
Sim
Pall Kunkanen
sim, sou a favor
Sim
Arnaldo Carneiro
Só assim poderá diminuir a desigualdade!
Sim
René D Lorenzoni
Se todos tivessem as mesmas oportunidades de estudar e se preparar para o vestibular, seria contra mas, como existe muita desigualdade na educação, sou a favor das cotas, porque acho que é uma maneira de minimizar a injustiça cometida nesta área.
Sim
Alexandre
Cotas raciais e principalmente sociais: um povo como o nosso sem fronteiras raciais precisas, não basta pertencer a um grupo genético desfavorecido, também é preciso mostrar a situação de pobreza. Além disso, o estado deve prover condições de moradia e alimentação para os cotistas, e utilizar o mérito para selecionar quais candidatos a cota devem ocupar uma vaga. Não adianta um sujeito negro filho de médicos receber a cota de um sujeito negro filho de zelador.
Sim
Fernanda
Sim.
Sim
maximiliano duarte
Francamente a favor.É um resgate ainda acanhado) das restrições impostas a negros que ocorrem desde a escravidão e que persistem até hoje.
Sim
nonato barboza
As minorias precisam de oportunidades que lhe foram negadas até hoje pelos donos do poder, quer dizer, os poderosos antes do governo Lula.
Sim
Daniel
Por uma simples razão: incomoda a classe dirigente!
Sim
Thiago Viana
Sou favorável as cotas raciais por considerá-las necessárias a promoção da igualdade racial no Brasil. Muito além de uma política compensatória, trata-se de uma ação afirmativa que só tem a beneficiar a sociedade como um todo. O racismo existe e essa é uma forma de combatê-lo. Não caiam na carochinha do Ali Kamel.
Sim
RAkel Galdino
Completamente a favor. Obrigada pela abertura para essa discussão.
Sim
Andy
Por uma universidade que represente o brasil
Sim
Roberto
Sou branco e tenho muito orgulho de ter me formado na primeira Universidade brasileira a reservar cotas para negros e índios em 2003: a Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). A dívida da sociedade brasileira para com os nossos negros e índios é incalculável. As cotas raciais são apenas um pequeno gesto diate do muito que ainda temos que fazer para reparar nossas injustiças históricas.
Sim
Gustavo Tavares
Ainda resta muito ao Brasil para que esta aresta social fundamental seja aparada. As cotas raciais efetivariam a liberdade neste país, em que tal valor, princípio é apenas formal.
Sim
Marcelo Defá
Cotas raciais combinadas ao critério econômico.
Sim
Claudio Kirsten
Cotas raciais é a maneira mais rápida de acabarmos com a desigualdade que ainda impera em nosso país.
Sim
tercio fallieri
A maioria dos estudantes de escola pública é constituída por estudantes negros e "pardos". Mas é importante também não excluir os brancos pobres que também estudam em escolas públicas. O ideal é uma combinação de cotas raciais com cotas sócio-econômicas visando atingir todos os estudantes carentes negros/brancos carentes
Sim
Aurélio
Sim, estudei tanto em universidade particular como em federal e o numero de negros era mínimo, na UFMG o contigente de negros era em sua maioria de paises da Africa com bolsas de estudo e na particular praticamente não existia. Espero que com as cotas essa situação mude.
Sim
Diego Rafael - DF
Sim! Por pelo menos 50 anos, que é o prazo relatado pelo pessoal das ações afirmativas em que os negros foram impedidos de ingressar no ensino público básico, desde a criação da República.
Sim
Yarus
Sim.
Sim
Vinicius
Enquanto a proporção de universitários negros nas universidades não for igual à proporção de negros na população, sou a favor da política de cotas. Nada mais é que uma política de equalização da sociedade.
Sim
paulo
ok
Sim
Carlos dos Reis Brito Ribeiro
Sou a favor das cotas
Sim
François Vincent
E deveriam fazer o mesmo nas escolas privadas.
Sim
Vania Cury
Considero as cotas raciais na universidade brasileira um passo importante no sentido de saldar a dívida história que essa mesma universidade tem com negros e indígenas.
Sim
Luciana
As políticas afirmativas são meios efetivos (apesar de paliativos) de reduzir a desigualdade. Isso é fato.Somente o pensamento escravocrata, que ainda persiste em cabeças obscuras desse país pode manter posições contrárias às cotas.
Sim
Bruno
.
Sim
Marcos Roma Santa
A Universidade é para todos que queiram cursá-la. Chega de elitismo barato!
Sim
Bruno Machado
Voto sim!
Sim
Daniel nascimento
sim
Sim
Victor Hugo P.C.
Sim, mas não só por isso. A despeito do mérito, é fácil para um branco com boa situação financeira, ter todas as portas abertas, tanto quanto e é fácil fecharem as portas na cara de outro só por ser negro, ou pobre. Então acho que não deviam haver cotas apenas pela questão racial, pois pobres, favelados, todos os que estudaram a vida toda em escola pública, deveriam ter cotas independentemente de serem brancos, pretos, japoneses ou indigenas… Isso não seria necessário se a escola pública fosse excelente… Porquê a escola pública não tem a mesma qualidade da universidade pública? E porque não existem cotas também nas escolas particulares? Estão deixando para resolver só na vida universitária algo que deveria ser resolvido desde o ensino básico…
Sim
Alencar Fernandes
Sim - nada mais cretino, nefasto e falseador da realidade do que o discurso dameritocracia.
Sim
Augusto Pereira da Costa Junior
Sou favorável, desque que as cotas sejam um mecanismo temporário e seguindo a metodologia apontada na lei que esta parada no senado (graças ao PSDB e ao DEM).
Sim
Felipe Amore
Infelizmente no Brasil quem ainda tem menos chance de estudar são os negros, por isso a importancia das cotas, equiparar as chances, mas sem esquecer de resolver a fonte do problema que está na base do ensino publico q falta qualidade
Sim
Marco
Como diz o Mino Carta: "O povo brasileiro traz no lombo chicote da escravidão que a minoria ainda gostaria de usar..."
Sim
Eduardo Buzzi
Daqui uns anos teremos menos desiguais.
Sim
Daniel de Oliveira Ferreira
Esta é uma das políticas que devem ser mantidas como forma de permitir, às futuras gerações, melhores condições de vida para todos, inclusive, para os brancos (ricos ou não) que terão menos a temer de seus irmãos menos afortunados ao longo de toda nossa história.
Sim
Paulo Erivan
Temos que dar nossa contribuição para que os nossos irmãos possam quebrar definivamente os grilhões.
Sim
Carlos Alberto Alves Marques
Vale repetir que justiça é tratar desigualmente os desiguais, na medida em que se desigualam.
Sim
Eny Machado
Depois de tanta injustiça é justo que se faça justiça
Sim
Almerindo
Claro!!!
Sim
Laércio Nunes
Ações afirmativas e penalização do racismo é que conduziram à igualdade racial
Sim
Gilberto
Nada mais justo!
Sim
Ricardo Jurczyk Pinheiro
Adoraria q as cotas n fossem necessárias, q todos tivessem o mesmo mérito... Mas precisamos delas p/ fazer justiça. Q seja, então.
Sim
carlos alberto carvalho da silva
Eles foram escravizados, e na sua "libertação" quem recebeu a indenização foram os proprietarios, então isto não mudou, pois vivemos numa sociedade escravocrata.
Sim
Paulo Erivan
Temos que dar nossa contribuição para os nossos irmãos possam quebrar definitivamente os grilhões.
Sim
Adilson
Infelizmente vivemos numa sociedade profundamente desigual em oportunidades para seus membros. Dentre eles negros e indígenas historicamente sempre foram alijados do acesso aos mecanismos de educação normalmente considerados necessários para a mobilidade social. Por isso, as cotas são um mecanismo útil e necessário para superar essa desigualdade.
Sim
Isaac Antônio de Oliveira
A questão não está restrita ao mérito ou a ampliar a separação, é preciso que isso seja feito pra fazer nossa sociedade pensar antes de apontar o dedo!!
Sim
Chico Nunes
A mente retrógrada e preconceituosa da elite "infelismente brasileira", tenta confundir a sociedade brasileira, fazendo crer que os pobres e ascendência africana são cosias dissociadas. Relembrando a nossa história, vivemos mais de 300 anos de escravidão oficial, e até os atuais dias temos uma parcela significativa da sociedade em condições de miséria. Portanto, as cotas raciais são necessárias para resgatar parte da dívida social com os ascendêntes africanos.
Sim
fernando antonio cerdeira
justiça após 511 anos
Sim
andre alves
Há a necessidade de recompensar os afrodescendentes pelos anos de escravidão, que aparentemente ainda não acabou.
Sim
Alan
A favor.
Sim
Carlos Silva
Sim.
Sim
Luis
Meu, tive que passar por 3 PÁGINAS para poder votar. Tem que melhorar isso, deixar mais simples. Muita frescura. É por isso que não tem nem 500 votos.
Sim
Norberto Bonini
Cabe à sociedade instrumentalizar o Estado para mitigar distorções em suas relações.
Sim
Michel
Passar no vestibular é uma coisa, o ensino a que se vai ter acesso dentro da faculdade é igual para todos, independente de como conseguiu entra. E, para quem diz que esse método é racista, eu replico: racismo é não dar acessibilidade a educação a quem já começa com desvantagem social.
Sim
Mauro
Democracia se faz com direitos iguais preservados e o que se testemunha no Brasil é o contrário, quando se trata das oportunidades de acesso a todos.
Sim
Hélio J P
Acredito que a questão é muito maior do que simplesmente aplicar a Isonomia, tratando os desiguais desigualmente (como nos ensinou Aristóteles).Trata-se de corrigir preconceitos históricos, resgatar a dignidade da população negra brasileira, que durante a nossa história foi tão desrespeitada e desprezada.Cotas raciais sim, e não apenas para aqueles que estudam em Escolas Públicas (também a estes, claro), até que os números reflitam uma igualdade entre brancos e negros, de forma que possamos, uma vez corrigida essa discrepância, premiar exclusivamente o mérito do aluno.
Sim
carlos alberto Iwanowski
A favor!
Sim
Adalberto Gullar
Enquanto a educação não for igual a todos, devemos sim ter cotas!
Sim
Baitasar
Educamos através de sonhos e cultura. Todos precisamos sonhar com a possibilidade real de entrar na Universidade. Um sonho de verdade, factível. Os nossos ricos que paguem a PUC, ULBRA, UNISINOS... e apaguem a dívida social do Estado Brasileiro com seus cidadãos desiguais na cor e nas oportunidades (para alguns, somos desiguais inclusive no cheiro!) Viva o Brasil de Todos e Todas!
Sim
rosana
Não há como superar uma defasagem tão grande sem uma política de inclusão.
Sim
Nora Jeane Santos Silva
Há 25 anos trabalho preparando alunos para o ingresso no ensino superior, pela minha experiência afirmo: que o regime de cotas raciais não só favorece e faz justiça aos secularmente excluidos sociais, como também, não prejudica nenhum estudante das classes mais favorecidas.
Sim
marcos dascanio
Política para compensar diferenças de tratamento históricas. Nota dez para o programa de cotas !!!
Sim
Wellington Silva
Sim
Sim
domingos savio goncalves
Que se dane o PIG
Sim
Hermínio Gomes de Oliveira Filho
Se o Sistema do Capital trata as pessoas desigualmente excluindo muitas e privilegiando outras não há porque não minimizar essa disparidade "equalizando" o ensino superior com as cotas.
Sim
Sergio
Antes das cotas, os alunos negros nas universidades eram de cerca de 2%, ante quase 50% na população. O desempenho equivalente dos cotistas, como mostrado pelas estatísticas, mostra que a seleção sem estava longe de ser puramente por mérito. Negros com igual capacidade de rendimento acadêmico não conseguiam entrar por outros fatores.
Sim
Marcos
Justiça social já !
Sim
gilmar
o que importa é o mérito, desde que as condições sejam iguais
Sim
Emanuel Augusto
A aplicação das cotas não nada mais do que o cumprimento da Constituição Federal - princípio da igualdade. Tratar os desiguais de forma desigual.
Sim
Rogério Polonio
Voto sim.
Sim
Maria Maria Ferreira
Concordo: não se pode tratar desiguais da mesma maneira.
Sim
Flavio
Também sou a favor das cotas como ação afirmativa, para que no futuro, que espero breve, elas não sejam mais necessárias. Precisamos ter a coragem de acertar as contas com a nossa História. E de uma vez por todas: não existe profissional "cotista". Existe o bom profissional e ponto. Independente da forma que ele obteve o acesso à Universidade. Tenho dito. Abraço a todos.
Sim
Adyr motta filho
Inclusão Social já
Sim
Antonio Santos
Sim e já temos resultados das escolas para aferir qualquer problema.
Sim
Antero
Evidente que sim.
Sim
Marcel
Tudo em favor das minorias!!
Sim
Celio Roseno
Só Assim havera justiça aos pobres...
Sim
Cássia Ferreira Andrade
Porque precisamos encontrar mecanismos de romper com desiguladades históricas. O acesso à educação é uma delas.
Sim
Israel Anderson
O Brasil é um país hipócrita. Apesar da maior parte de sua população ser de negros e pardos (dados que o Conversa Afiada mostrou tempos atrás), ainda há um grande abismo entre eles e os brancos. É necessário sim um dispositivo que promova essa população. No futuro talvez não seja necessário. Mas no presente, com certeza, é um dispositivo necessário.
Sim
ROBERTO GOMES
Justiça seja feita....
Sim
Christian
Sim.
Sim
T. Ponciano
Este é um passo na direção de se corrigir uma dívida social.
Sim
Davis Sena Filho
Voto pelas cotas. Desigual tem de ser tratados de forma desigual.
Sim
antonio
Até quando passar a ser desnecessário
Sim
Nelson Settanni
é isso
Sim
Ivani Euvedeira
É necessário compensar minimamente, entre outras coisas, o menor remuneração pelas mensas funções, a pior qualidade de vida e de ensino às quais os negros estão submetidos há séculos.
Sim
Victor Leopoldino
As cotas são uma necessidade. Mas as preferencias precisam ser para estudantes de escolas publicas.
Sim
Thyrson Bezerra
Enquanto o sistema de acesso (vestibular) não for alterado nas grandes universidades públicas, e os colégios particulares continuarem direcionando a educação para o sucesso nos vestibulares, as cotas devem ser mantidas. Até que a educação no ensino público seja melhorada!
Sim
Alex
Seria importante divulgar, ou expandir, essa enquete pela blogosfera.
Sim
Carlos
Temos que ter as mesmas oportunidades!
Sim
Pedro Brasileiro
As cotas raciais são justas. Faça uma reflexão, quantos professores negros você teve na sua vida? quantos médicos negros você já viu? quantos juízes negros você conhece? As respostas mais comuns são NENHUM. Somos um país em que os negros representam uma enorme parcela da população, mas isso não se reflete na presença dos negros em altos escalões governamentais e até mesmo no mercado. Sendo a universidade uma excelente ferramenta de inclusão social e combate a desigualdade ela é importante. Os negros tem capacidade de conseguir uma vaga em condições iguais, o problema é que a condição de igualdade não existe atualmente, a maioria da população de baixa renda é negra e não tem condições de pagar escolas particulares sendo assim não tem condições de competir em igualdade com um estudante que estudou nas melhores escolas.A solução definitiva não são as cotas, elas ajudam a amenizar o problema, a solução é igualdade na educação desde o primário.
Sim
MARCO ROCHA
Cotas raciais + Cotas classes E/D/C = JUSTIÇA
Sim
Lucas Lima
Cotas para corrigir os erros do passado!
Sim
Jr Sales
Sempre a favor.
Sim
Fernando
sim
Sim
Leandro
É uma reparação social
Sim
conci
Equanto existir racismo no Brasil,as cotas sao imprescindiveis
Sim
ldiogo
diga sim
Sim
conci
Enquanto existir racismo no Brasil,as cotas sao imprescindiveis.
Sim
Alexandre Moisés
As cotas são apenas o começo do pagamento da dívida étnica que temos no Brasil e no mundo!
Sim
daniel silva santanna
Sim, sou a favor
Sim
Tales Esmeraldo
No momento não há outra forma de garantir oportunidades iguais.
Sim
Luiz Souza
Num pais de tantas desigualdades faz-se necessário instrumentos de ações afirmativas tais como, o sistema de cotas em universidades públicas.
Sim
Marcos Lima
Temos que saldar essa divida histórica para com os indigenas e os afrodescendentes.
Sim
Maria Eugenia de Almeida
Implica na correção de uma desiguladade e injustiça social.
Sim
Crioulo Petista
Quase 400 anos de opressão, miséria.Passou da hora do resgate da dignidade.
Sim
alexandre
O uso de cotas é uma forma drástica, porém necessária de fazer pressão para que o governo dê o devido valor ao ensino público
Sim
Geraldo
+ q certo o sistema de cotas. Com o tempo, após cumprir a sua missão, ele tende a acabar, pois não será + necessário.
Sim
Bruno
Negar as costas é negar a exploração secular que os negros sofreram, no brasil e no mundo.
Sim
Eugenia
Evidente que eles teem esse direito. Não só por conta de racismo, que é bem duro essa história, a condição socio-econômica do povo. Essa discrepância material do povo brasileiro, fruto da pouca vergonha do próprio povo e seus governantes.
Sim
Jorge
Sim, e não apenas em universidades, até que toda nossa sociedade consiga garantir realmente oportunidades iguais aos cidadãos em suas diversas classes.
Sim
fabio queiroz
Vamos tentar tirar o atraso de alguma forma, pois até o ano 2000, só raras as excessões conseguiram subir profissionalmente
Sim
H David
Sim
Sim
Euler de Freitas
Por um longo período, até que a questão da desigualdade esteja definida aos conceitos financeiros...
Sim
ivo g j
a favor
Sim
Glauber
Definitivamente sim. Nao aguento mais ser atendido apenas por medicos, advogados, gerentes, e engenheiros brancos. Parece que apenas eles, os brancos, sao capazes de obter um titulo universitario.
Sim
Jose Carlos Ritton Correa
Alguns ficam discutindo razões paralelas, sem muita importância, e esquecem a verdadeira razão - inclusão social.
Sim
Raquel
Sou a favor das cotas como ação afirmativa, para que no futuro elas não sejam mais necessárias.
Sim
César
Rendimento mensal médio dos homens negros e pardos no país em 2006: R$586,26Rendimento mensal médio dos homens brancos no país em 2006: R$1164,00, 98,5% superior ao dos homens negros e pardos e 200% superior ao de mulheres negras.
Sim
arthur
Sou favorável, claro
Sim
Miriam
Enquanto predominar a desigualdade de condições, é uma questão de justiça garantir o acesso.
Sim
Cezarley
Temos que reparar as diferenças históricas.
Sim
Marcelo
Ação afirmativa nos hipócritas.
Sim
Felix
Sem comentarios
Sim
Antonio Ilton Oliveira
É pacífico que a dívida social do Brasil, não só para os negros, mas para com os pobres em geral é enorme. Sou a favor sim, desde que essas cotas sejam por tempo determinado.
Sim
Nízio
Se as condições de vida e aprendizado, como um todo, fossem semelhantes para todos. Se vivêssemos, de fato, em um estado de bem estar social onde todos, não interessando cor, credo, região do pais, renda ou classe social, tivessem as mesmas oportunidades, condições razoáveis de alimentação e moradia e uma educação digna e de qualidade, elas não seriam necessárias. mas até que isso aconteça...
Sim
Eneas
É preciso desconstruir o "Mito da democracia racial", demonstrando que, ainda hoje, há racismo sim e que as oportunidades ainda são desiguais. Minha luta é pela integração dos negros em todas as esferas sociais, afinal, por que será que eles são minoria na Universidade Pública e maioria nas escolas públicas,hein?
Sim
Haroldo Mourão Cunha
O Brasil tem que resgatar suas dívidas sociais.
Sim
Aline C Pavia
Por que chegam desiguais? As cotas raciais devem ser um instrumento pontual, momentâneo, temporário, para resolver o problema que existe hoje. Mas os governos continuam fugindo, se omitindo, postergando, a questão da melhoria do estudo desde a base. A educação pública hoje no País é medíocre. Há 2 gerações de estudantes que sequer se expressam corretamente em português; ciências exatas principalmente matemática então, chega a ser constrangedor. Os conteúdos programáticos e bibliografias adotadas devem subir de nível. E os professores, que são mal-preparados e perpetuam seus conhecimentos falhos, parciais ou nulos em classe, também têm parcela de culpa nesse grande problema chamado educação. Quando a educação pública for decente desde a base pré-escolar, não haverá mais necessidade de cota nenhuma em vestibular, pois todos chegarão a essa etapa em igualdade de condições.
Sim
Alfredo Gama
As cotas ja eram para terem sido adotadas a muito tempo, estamos atrasados em relação a isso, poderíamos agora estar discutindo o fim das cotas,mas como sempre tivemos uma postura racista e irresponsável com a população negra do Brasil, vamos ter que fazer isso agora, é justo e correto o sistema de cotas sim.
Sim
Josias F. de A. Ribeiro
Desde o princípio da discussão sobre esse tema, sou a favor, em nome da justiça social e histórica.
Sim
Marcio TAQUARAL
Cotas já!
Sim
Ricardo Khouri
Nao se pode tratar desiguais da mesma forma.
Sim
Cabral
De fato, acredito ser injusto tratar desisguais de forma igualitária!
Sim
Seixas
Os 400 anos de escravidão construíram o Brasil que hoje conhecemos, isso já não é suficiente?
Sim
Lino
Questão de justiça!
Sim
Nelson Quitanilha
É uma questão de oportunidade, não de inteligencia.De oportunidade a uma pessoa e veja nascer um gênio.
Sim
Alexandre
Enquanto nao houver escola publica de qualidade, sou a favor
Sim
Moises
Sou homem e branco, porem acredito q desigualdades estruturais sao somente combatidas quando atacadas na raiz do problema. No caso do negro e/ou pobre a raiz desse problema eh a falta de acesso a educacao de qualidade.
Sim
Hércules
Sim!Isto é o inicio de uma nova era para o povo brasileiro. Por favor nao façam confusão de povo brasileiro com elite brasileira, esta vota não, principalmente os da chuiça.
Sim
Paulo (BH-MG)
Tenho dois filhos em universidades Federais e não participaram do sistema de cotas, mesmo tendo procedência negra., mas isto por, graças a Deus, estudaram em boas. Acho injusto a concorrência com os mais pobres. Entretanto este programa não deve ser definitivo, sendo substituido com a melhoria do ensino público investindo em professores e instituições de ensino, com o mesmo critério que investem em escolas técnicas federais. Estados e prefeituras deveriam ser incriminados se não o fizerem. Aí teríamos igualdade de condiçoes, mantendo também o Prouni.
Sim
Léo Vitor Moreira
Completamente a favor
Sim
Alexandre Moreno
Não só cotas raciais... mas sociais também. E deveríamos ter um planejamento, com metas.
Sim
jose rubens
Somente por meio das cotas é que se corrigirá uma distorção secular advinda da escravidão.
Sim
Anthony
Sou à favor das cotas, pois, enquanto a escola pública luta para levar "cidadania" às populações mais carentes, as escolas de elite "preparam" os rebentos criados a base de danoninho para as provas e concursos mais qualificados do país. No entanto, acredito que a Dilma deverá investir muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito nos professores de primeiro e segundo grau. Chega desta idéia: "Temos que qualificar os professores"; como se os professores não fossem qualificados!!! Pelo contrário: Temos que pagar bem! Temos que dar plano de carreira! Temos que acabar com a lei 100 Aécio/Anastasia!
Sim
Lê
Equidade
Sim
Fernando
Negros, índios, apesar de terem papel fundamental na formação de nossa sociedade, são os que menos ganham e os que menos tem acesso à educação de qualidade, devido anos e anos de discriminação. Precisamos ter a dignidade de fazer esse resgate.
Sim
Marcos
E preciso que o estado brasileiro repare os erros comentidos, principalmente, com a classes menos favorecidas.
Não
Lais Prata
Voto NÃO, mas a opinião geral redigida é terrível e mostra que seu redator é a favor do SIM. As cotas como medida tampão são ótimas, mas a questão educacional não será resolvida de CIMA PARA BAIXO. Medidas tampão só o são quando está havendo uma medida de longo prazo paralela. Se o ensino primário é como é, o que ocorre é o que vemos hoje, incapacitados ocupando vagas em universidades, frustrados por não conseguirem passar do primeiro período. Mas é claro, é um ÓTIMO CALA-BOCA para as minorias, que se sentem AQUECIDAS enquanto, na verdade, são ESQUECIDAS pela educação.
Não
Felipe
As cotas devem ser sociais. Ha uma minoria negra rica e ha muitos brancos pobres, entao por que usar a raca como criterio? E depois, com a miscigenacao que houve no Brasil, vai ter gente fazendo teste de DNA pra provar que e' negro e entrar nas cotas.... Nao e' burro usar criterio racial no Brasil?
Não
Lucas
Isso é racismo. Um negro ao lado de um branco em uma mesma escola tem as oportunidades totalmente iguais. Talvez a cota social seja justa, não a racial.
Não
Felipe
Sou a favor de cotas sociais, e não racistas. É óbvio que existe racismo no Brasil, assim como é óbvio que a proporção de negros entre os pobres é muito maior do que entre os ricos. Ainda assim, tenho 3 motivos:1 - não é a cor da pele que impede uma boa nota nos vestibulares, mas as dificuldades geradas pelas más condições do ensino público combinada com falta de segurança financeira, familiar, falta de ambientes propícios ao estudo e etc. 2 - Existem alguns poucos e raros negros ricos que seriam beneficiados por um sistema de cotas que poderiam pagar qualquer universidade.3 - Existem brancos pobres que também precisam de assistência e não é justo que o Estado lhes dificulte a entrada em uma faculdade com base na cor da pele.Sou a favor de cotas por renda familiar. Negros são maioria entre os pobres, e seriam os principais beneficiados. Negros ricos não tirariam vagas de outras pessoas e os pobres não-negros também seriam ajudados.
Não
José Andrade
O negro é livre desde 1888, todos são iguais perante à lei...
Não
Leticia
Nao
Não
Alexandre
Acho que deve haver cota social, não racial.Deve-se reservar vagas nas universidades públicas para alunos da rede pública de ensino.
Não
Alvaro
Fomenta-se, ainda mais, a ideia de diferencia.
Não
bpcf
Sou contra. Sou a favor de cota para os pobres.
Não
Zé Leandro
Não
Não
Evandro
Raça não define privilégio ou não. As cotas são a legalização do racismo, e fica a impressão da inferioridade assumida por algumas raças, o que não é verdade. Um critério sócio-econômico seria muito mais justo com todos.
Não
andrea
"Por favor, estenda seu braço direito, palma da mão voltada para baixo. Vou checar se o senhor tem o direito à cota nessa paleta de cores."Já imaginou? Esse critério de cor é sem sentido aqui no Brasil. Todos descendemos de escravos e senhores. As cores são inúmeras. E os índios? Não temos um dívida histórica com ele também?Sou a favor do respeito ao indivíduo independente da cor.Mas as cotas devem ser sociais. Cotas raciais só incita desrespeito inter-racial.
Não
Antonio marcos
Acho q somo iguais na diferença, ja são tratados com tanta diferença pela sociedade, e mais essa vamos facilitar pros coitadinhos q eles num tem capacidade, que nadaa!! tem sim devemos ser tratados iguais dentro da universidade.
Não
wagner
os governantes eliminam qualquer traço de qualidade na educação fundamental, então, depois, usam a questão racial para justificar o por que alunos pobre não conseguem vagas em universidades de qualidade, isto é um engodo tremendo
Não
Anderson Danillo Pereira Lima
Não. Sou favorável às cotas sociais. Essas sim possuem o condão de promover a igualdade pretendida pelas cotas raciais. Se o principal argumento das cotas raciais é o de que a maioria da população pobre é negra, e que essa hipossuficiência deve ser compensada mediante o estabelecimento de cotas, que se façam as cotas sociais, através das quais se estaria beneficiando a maioria da população negra, sem , no entanto, excluir injustamente a parcela pobre da população branca, igualmente hipossuficiente.
Não
Lucas
O que se deve conceder são cotas aos pobres, sejam brancos ou pretos. É bom lembrar que o simples fato de se reservar a cota para negros não acaba com a desigualdade, pelo contrário, só a aumenta, pois os negros que ingressam na universidade são os ricos que estudaram em escola particular.
Não
Gabriel
Não sou a favor e .final.
Não
rafael
com ctz não sou a favor de cotas.isso é um retrocesso para o sistema de ensino brasileiro,a mudança deve ser proposta na educação básica`.sou a favor de que não existam universidades públicas gratuitas, elas deveriam ser pagas e 100% meritocráticas
Não
elizangela melo
tem tanto quanto tanto, a sorte ou as oportunidades não escolhem raça.
Não
geisa
Quando tratarem da educação pública de forma séria e responsável,quando não admitirem livros que ensinam que "OS LIVRO SÃO INTERESSANTE"aí o pobre (negro, pardo, branco, mulato, amarelo, vermelho) não vão precisar de cotas.
Não
Renan
Não sou a favor das cotas. Sem uma política de expansão de vagas elas causam um desequilíbrio na oferta destas. A reserva de parte delas deixa de fora pessoas as quais poderiam ter direito a elas pelos critérios meritocráticos. Para os beneficiários das cotas há vantagem. Mas para os não beneficiários há um acirramento da competição. Além disso, possivelmente, dentre os beneficiários estarão indubitavelmente em vantagem aqueles que tiverem melhores condições sociais. Devido a isso as cotas podem falhar como instrumento apto a promover uma melhor "justiça social"
Não
Ze
Não.
Não
Externo
Blá bla bla
Não
Marcelo de Faro
O importante é reforçar o ensino, seja ele público ou privado.
Não
magno
diante da dificuldade de se definir quem é realmente negro ou branco em algumas situações, penso que melhor seria cota para alunos que estudaram exclusivamente em escola pública desde a infãncia
Não
Samuel
ok
Não
Igor Dorze
As cotas nao resolverao os problemas da educaçao que acompanham nosso país há vários anos..só irao mascarar o problema. E esse é na base do ensino...nas escolas fundamentais, principalmente nas escolas públicas.
Não
eugenio almeida
desiguais em que,acho que este termo e pura presunçao,somos todos iguais,todos temos os mesmos orgaos,alguns ja fizeram funilaria e pintura mas ...somos todos iguais quer queirao ou nao...desiguais sao aqueles que pensam dessa forma,que acham que sao mais que qualquer outro
Não
Tarciso Tavares Tato
Por que não cotas para os fulanos, outras para beltranos e ciclanos...?
Não
margareth vilarins
Se houver cotas aí sim nos transformariamos em um país racista.
Não
marcos daniel
acho que deveria ser cota social
Não
Jordelino
Certa vez vi uma pessoa "branca" agredindo verbalmente a outra pessoa "negra", dizendo que ela só entrou na universidade por causa das cotas.Logo, esse negócio de cotas só aumenta a desigualdade.
Não
Cesário Simões
Há "desiguais" brancos também... Aí, #comofaz?
Não
Evandro Cartaxo
O que importa é o mérito.
Não
Flávia
É extremamente subjetivo o critério utilizado para cotas, por isso sou contra. Recentemente, por exemplo, um cara que conheço - branco ! - entrou por cotas em um concurso público. Vão me perdoar, mas acho isso o cúmulo... Pessoas brancas se declaram negras e entram, pois não há um critério rigoroso.
Não
Karina G.
Acredito que as cotas raciais são de certa forma, uma maneira eficaz de inclusão social, mas por outro lado, penso que estaria favorecendo apenas uma parte dos estudantes, sendo que a capacidade de passar no vestibular é de todos, concordo com as cotas de alunos oriundos de escolas publicas, pois de certa maneira a qualidade do estudo publico não é igual a de uma escola particular, considerando que a percentagem de alunos de escolas publicas é muito maior do que a de alunos matriculados em escolas privadas, como também a de estudantes que podem optar por cotas raciais, para mim já esta de bom tamanho as cotas de alunos de escolas publicas, mas claro este é o meu ponto de vista, deve-se considerar também o ponto de vista dos que podem optar por cotas raciais, mas enfim, este é um assunto que deve ser comentado e abordado com muita calma, pois ainda é muito complexo.Obrigada pelo espaço cedido.Um abraço a todos!
Não
Marcos
Até quando deverão durar as tais ações afirmativas? As cotas deveriam ser para os menos favorecidos. Alunos de escola pública (ou bolsistas de particulares) que comprovem hipossuficiência financeira.
Não
Karina G.
Acredito que as cotas raciais são de certa forma, uma maneira eficaz de inclusão social, mas por outro lado, penso que estaria favorecendo apenas uma parte dos estudantes, sendo que a capacidade de passar no vestibular é de todos, concordo com as cotas de alunos oriundos de escolas publicas, pois de certa maneira a qualidade do estudo publico não é igual a de uma escola particular, considerando que a percentagem de alunos de escolas publicas é muito maior do que a de alunos matriculados em escolas privadas, como também a de estudantes que podem optar por cotas raciais, para mim já esta de bom tamanho as cotas de alunos de escolas publicas, mas claro este é o meu ponto de vista, deve-se considerar também o ponto de vista dos que podem optar por cotas raciais, mas enfim, este é um assunto que deve ser comentado e abordado com muita calma, pois ainda é muito complexo.Obrigada pelo espaço cedido.Um abraço a todos!
Não
Robson
Não é por mérito, mas a cor da pele não distingue EXATAMENTE se uma pessoa teve chances ou não na vida... muito mais práticas são as cotas para estudantes de escolas públicas, pois englobam, de forma geral e mais justa, todos os que não tiveram condições de estudar em escolas melhores.
Não
Lucas
Caráter melanina não justifica.
Não
PéVermelho
Sou contra a cota por etnia. Sou a favor da cota por classe social (cota para alunos pobres do ensino público).
Não
berenice
sou contra cota racial, há necessitados de todas as raças, mas a favor de cotas a estudantes pobres, desde que tenham condiçoes cognitivas de acompanhar o aprendizado.
Não
Gabriel Levindo
Se isso for uma forma provisória de acerto de contas histórico, blz, mas acredito piamente que o que importa é a meritocracia, devemos ter um ensino fundamental consistente para que possamos ter igualdade de condições.
Não
Thaiz
Confio no negro. Ele tem a mesma capacidade de alcançar seus objetivos que um branco tem.
Não
Vinícius
As cotas raciais são o racismo institucionalizado.
Não
Eduardo
Penso que a cota universitária é uma medida "populista". 1º - não ataca o problema na raiz, que seria a educação fundamental. 2º - tenta-se solucionar uma dívida histórica com os negros mas cria-se um preconceito de classe. Porque não fazer cotas para famílias com baixa renda? Por que diferenciar o negro pobre dos outros pobres? Isso é um racismo as avessas, não uma reparação. Que sejam dadas condições para qualquer cidadão batalhar de forma igual pelo seu espaço. Sugestões para redução do preconceito: Criminalizar atitudes racistas, divulgar para a população estatísticas e índices alarmantes do racismo no Brasil, através de palestras, matérias na imprensa, campanhas com artistas, algum programa do governo. E, o mais importante, a comunidade negra se unir.
Não
Wanderlei Rocha Filho
Sou contra, pois para mim deveria haver cota "Social(Economica)", quem tem mais grana tem condições de pagar cursinhos e etc.. e quem tem menos deveria receber cota porque tambem existem pessoas de cor clara que são pobres.
Não
guto
Sou a favor de um ensino público de qualidade, que possibilite a TODOS os brasileiros uma forma honesta e digna de que são aptos por mérito e não por caridade a cursar uma faculdade! Tem muita gente medíocre lucrando com esse discurso de vitimização!
Não
hirlan
Não. Por que quem vai entrar nas universidades é o negro, mais o negro filho do delegado, do juiz, do governador, do rico......Sou a favor de cotas, mas para os carentes. Então quer dizer que o branco pobre, o japones pobre,o imigrante pobre, o indio pobre, todos esses não podem. Mas o negro rico pode. Isso é inconstitucional, porque diz que a constituição é igual para todos.
Não
eduardo
acho que deve ser facilitado o ingresso de estudantes de escolas públicas
Não
Francisco
Há formas mais eficientes de diminuir desigualdades, do que segregando o diversificado povo brasileiro.
Não
David
Sou totalmente contra, acho isto ilegal e imoral. As cotas deveriam ser pela condição social. Ou seja, para pobres, independente de sua cor/orientação sexual/religião !!! Uma pena, estas leis bizarras e populistas, não podemos pagar por aquilo que não cometemos.
Não
João
Sou a favor de cotas nos casos de desigualdade social, ou seja, por condições financeiras das pessoas, ou estudante de escola pública e etc.Não sendo assim, um aluno negro de escola particular que tem um pai rico que banca o estudo do filho, tira ou preenche a vaga de um aluno negro da escola pública.As leis tem que serem pensadas no coletivo, pra todos, e a cor da pele na minha visão é um atraso.
Não
Ivanete
Sou a favor de "cotas sociais", temos pessoas necessitadas em todas as raças.
Não
Bruno Madureira
Não sou contra as cotas em si, mas como no Brasil existe uma tradição de tornarem eternas, medidas que deveriam ser paliativas, não acho que a aplicação da cota seja solução.
Não
felipe
cota racial = racismo
Não
PEDRO JR
Entendo que devem existir mais vagas e universidade pública de qualidade PARATODOS!!Devemos tomar o cuidado de não deixar que se privatizem mais as universidades públicas, como se desenha e se faz em SÃO PAULO.
Não
Deise
O que precisa ser feito é investimento nas escolas de ensino fundamental, o que a presidenta Dilma já está fazendo. Também destinar recursos para que o negro, o branco ou o pardo não encontre a arma ao invés dos livros. Porque o crime não escolhe cor.
Não
Rene Queiroz
Raça no Brasil não existe, agora cota de classes seria mais interessante
Não
Zoca
Não mesmo! A culpa do escravagismo foi a ascenção capitalista e juntamente com o aval da igreja. Querem resgatar a história e deixar o presente de lado, igual fez a igreja?Existe milhoes de miseráveis brancos sem acesso as universidades, o que ocorreu no passado é mais importante que o presente? O passa, presente e futuro fazem parte da flexão verbal. O presente sofre com o capitalismo desenfreado, sujo, que o Brasil não consegue enquandrar como países europeus. Não aceito um branco pobre perder a vaga por um negro rico por questão de cor. Branco pobre e preto pobre no presente, sofrem a mesma discriminação. Oxá lá Obama, que não estudou, nem mesmo virou presidente por cota!
Não
Paulo César Moreira de Souza
Não, é claro que não. concordo com cotas. Mas o foco deve ser a situação de pobreza e não de raça. Raça, num país feito o Brasil em que há um sangue heterogêneo, falar em raça é tolice, já que por aqui ninguém é propriamente branco ou negro ou índio, nem mesmo pela cultura. No entanto, há clara separação em classes pela riqueza: classe A,B,C. Os mais pobres, se negros, brancos ou índios ou filhos de Estados mais pobres, são claramente identificados pela riqueza (ou pobreza!) que tem. O acesso, portanto, às universidades, deve ser amplamente facilitado aos mais pobres.
Não
Gabriel
Cota social talvez seja interessante, e talvez até no sentido do mérito, uma vez que tende a selecionar os melhores entre aqueles que não tiveram oportunidades iguais. Mas cota racial é a institucionalização do racismo no Brasil, é um passo atrás, chega a ser uma coisa hedionda. Não existem raças humanas, só a raça humana. Como você vai determinar num país misigenado como o Brasil quem é negro? A cor da pele não determina o DNA. Quanto de DNA negro garantirá acesso a privilégios? 10%? então talvez esteja dentro. 29? 42? 51%? Daí o Neguinho da Beija Flor estaria fora, pois exame recente revelou que o DNA dele é mais europeu que africano.Isso é um escândalo, um crime relativista de que não acredita na natureza humana. Racismo!
Não
Carlos
O que vale é o mérito.
Não
valéria
As cotas raciais também beneficiam àqueles que tiveram acesso a boas escolas, são poucos, é verdade.É justo um negro que teve boas oportunidades ocupar uma dessa vagas? Elas deveriam ser apenas para alunos de escolas públicas.
Não
Fernando Albuquerque
Não existem "raças humanas". Isso é racismo. Diferenças físicas, como cor de pele ou tamanho do nariz, por exemplo, não devem ser usados para garantir privilégios. Dizer não às cotas é dizer não ao racismo.
Não
Amanda
Se todos somos iguais, se tem que haver igualdade para todos, pq cotas para uns e n para outros? Cotas para quem tem menos condições e oportunidades tudo bem, mas cotas para negros? Isso só aumenta a discriminação racial, porque se formos pensar num bom motivo para existir essas cotas, pensemos: já que os negros precisam de cota, devem mesmo ser inferiores, não é?
Não
GUillermo
Desiguais? Desde quando melanina faz de alguem diferente? O que é desigual é a história, para mudala temos que lutar contra o racismo economico, esse sim é letal. Alias, quem tem um melaninometro pra identificar quem pode ou nao entrar por cotas raciais na univesidade?? Absurdo !!
Não
Thiago
O que importa é o mérito. Ensino em universidade de pesquisa não é direito de todos, e nunca vai ser. Ensino e formação professional, por outro lado, é 100% essencial para a maior parte da população, e digo sem vestibular.
Não
cynthia
Não acho certo alguém entrar na universidade no lugar de outro que tirou uma nota maior. Concordo que alunos de escola pública (incluindo negros) não receberam a mesma educação que os de escola privada, mas Universidades Federais são para pesquisa e avanços e precisam dos mais preparados... aqueles menos preparados devem cursar uma universidade particular, que está mais voltada ao ensino "técnico" (do fazer) e irão os preparar para o mercado de trabalho (o proúni tá aí). Ora, deve-se investir na educação e as gerações de hoje tem que aceitar um ensino mais fraco, pois o avanço científico do país não pode parar esperando que a educação de base melhore e mande alunos de escola pública (incluindo negros) mais preparados!
Não
José Honório
Num país com 95% de mestiços, esta medida caracteriza um racismo seletivo, uma vez que só osnegros retintos serão beneficiados ou fica ao critério de algum selecionador corrupto. Já houve casos de irmãos que tiveram pareceres diferentes nesta seleção. Porque não cotas para os pobres?
Não
Marcos Lima
Não! APENAS para o vestibular das universidades, que é um lugar de excelência
Não
João E. Kindinger
Sou plenamente de acordo com cotas para alunos oriundos de escola pública ou mesmo cotaspara alunos de baixa renda. Totalmente contra a cotas por critério de raça.
Não
jose miticita
A cota racial desvaloriza o esforco e favorece o "gerson" oportunista. Se a pessoa realmente tem interesse em fazer uma faculdade, existe o fies. O cotista e um oportunista que fazer uma faculdade publica sem compromisso de gastar e estudar muito menos. Torna "mais igual" algumas faculdades particulares deficientes com respeitadas faculdades publicas. Resumindo: e colocar mais alcool na gasolina para diminuir a potencia com a desculpa de diminuir a poluicao. Se nao acrescentar gasolina no alcool o carro nao funciona de acordo e se nao colocar alcool na gasolina a vantagem da gasolina aumenta. O resultado final e a formacao de profissionais deficientes, como ja acontece com o ensino paulista com a aprovacao automatica. Alcanca o ensino medio achando que 7 de setembro e apenas um feriado e com dificuldade na tabuada do nro 1 e nao entendendo nada do que consegue ler.
Não
Vinícius Alves
Penso que o caminho não é este, de criar cotas. O correto seria o governo parar com demagogia perigosa (que gera preconceito) e investir efetivamente em educação de base de qualidade. Desta forma, negros, brancos, pardos, enfim... todos de todas regiões do país poderão entrar em faculdades públicas (boas também; não o lixo estadual atrasado que existe atualmente ou as federais de mentirinha como a de Osasco) sem auxílio de cota.
Não
Danillo Dal Seno
Temos que lutar por um ensino fundamental e médio de qualidade. Acredito que cotas não irá resolver nenhum problema de educação ou de desigualdade racial, ao contrário, criaria mais preconceito. Negro não é diferente do branco, tem a mesma capacidade, portanto pode, por si só, passar em uma universidade pública.
Não
Gorki
Não é assim que se resolve esse problema. Todos devem ter os mesmos direitos, independente de ser branco, negro ou indígena. O governo deve investir em educação para dar condições a todos disputarem as vagas igualmente. O preconceito contra quem entrou pelo sistema de cotas só aumenta mais dentro das próprias universidades. Entrar em uma universidade deixa de ser sinônimo de mérito pelos estudos. E, além do mais, em um país miscigenado como o Brasil, é impossível falar em raças, já que todos são uma mistura de três.
Não
Pedro
- Fico com uma preocupacao, pela cotas raciais: Como fazer para nao criar os excluidos dos excluidos? - Explico: Alguem que nao preencha os requisitos raciais para entrar nas cotas, mas que preencha os requisitos sociais nao estaria contemplada pelo sistema de cotas raciais, e seria um excluido dos excluidos...
Não
Danilo Laurindo
Sou a favor de cotas para escolas públicas, 50% para todas as universidades públicas!
Não
Gustavo Lucena
Ao invés de cotas raciais, é mais eficaz as cotas sociais, igualando os que possuem melhores oportunidades de ascensão social com aqueles que são carentes, independente de raça e cor da pele.
Não
Igor
Sou a favor das cotas para estudantes de escolas públicas pq realmente não tem como competir com os que estudam nas particulares, qm sua grande maioria, porém cotas raciais não já que existem pessoas bem preparadas de tds as raças.
Não
Nelson
Sou negro e acredito que devemos ser tratados todos como iguais sem detrimento desta ou daquela cor de pele até pq não adianta deixar que alguém entre na faculdade através de cotas e depois essa pessoa não ser um bom profissional, ou seja, entrou apenas para fazer figuração.Devemos valorizar o conhecimento.
Não
HEITOR
As cotas tem que ser sociais e não raciais. Por exemplo: se um negro for pobre tem direito a cota tal qual o branco pobre.
Não
Mariana
O que deveria ser feito é melhorar o ensino básico público no Brasil. Desse modo, todos poderiam concorrer com igualdade. Não adianta uma pessoa, por exemplo, que não tem boa base em Matemática ou Física, entrar em um curso como Engenharia em uma Universidade Federal, não conseguir acompanhar o nível de exigência dos professores (que é alto) e desistir do curso.
Não
erivaldo
Não sou a favor de cota nenhuma. Sou a favor do B.Família, Enem, Prouni. etc. Não sou a favor de Estatutos , de nenhuma espécie. Errou pagou. Não sou a favor de Lei Maria da Penha, José da Pedra, etc. , para eu são tudo enrolação. Sou a favor de políticas de correção. sds, erivaldo
Não
agosinho
Não sou a favor de cotas raciais na faculdade, porque então estaria praticando ato de racismo, julgando-os incapazes, inferiores dignos de caridade pára sobreviverem.
Não
Frederico Smith Lima Jr
Os critérios são discutíveis...As cotas sociais são mais interessantes...
Não
Diego
As cotas deveriam ser sociais, não raciais
Não
Rosemary Nantes
Acredito na capa cidade de todas as pessoas, o que precisa ser adequado é o nível médio das escolas públicas, preparando bem todos os alunos.
Não
Aram F. B. Jr
Somos todos iguais. o que importa realmente é o mérito.
Não
Emerson
Cota racial não !!!Se realmente for necessário, que seja Cota para camada mais pobre.
Não
lulu
Pq um negro rico, que estudou nas melhores escolas tem q ter cota e um branco pobre, que passou a vida em escola publica de pior qualidade, não?
Não
Cezar
o que importa é o mérito, oras.
Não
Bete
O Brasil não pode ser divido por raças.Somos todos brasileiros!!!Isso pra mim, só alimenta o racismo.
Não
rodrigo
cota racial NÃO, social SIM
Não
Paulo
A Constituição prevê direitos iguais a todos cidadãos, portanto qualquer diferenciação extrapola a carta magna.
Não
PASTOR MACEDO
hahahahaha
Não
Bruno
Não se trata de mérito ou não, raça ou não. Garantir as condições para superação das diferenças provocadas pelas condições históricas e mais do que acesso às universidades. A ver...
Não
Heitor
Eu votei não, mas fico em dúvida, pois sou branco, estudei a vida toda em escola pública, tive de trabalhar pra pagar minha faculdade. Hoje estou formado, atuando há dois anos como advogado. A questão de conceder vagas por determinação de raças se mostra precipitada, pois seria como pensarmos que a partir de hoje teremos 500 anos de apoio aos negros e de rebaixamento das outras raças. Terminados os 500 anos, igualam-se e todos saem felizes. Acredito que a mudança surge a partir da educação, da cultura e do amadurecimento de um país, e não usando fórmulas de exceção.
Não
Flavio Calixto
O que importa é realmente o mérito.
Não
Tulio
As cotas são apenas um paliativo,o governo deve melhora a educação em todos os seguimentos,assim elas não seriam necessárias.
Não
Vilson
Sou a favor de cotas para alunos da escola pública, independente de cor, raça, segmento religioso ou time de futebol.
Não
Helder
Educação pública de qualidade, SIM.
Não
Ricardo Santos
Tem que ter cota pra pobre e não pra negro
Não
Germano
O fortalecimento da escola pública é a solução, como a maioria do povo brasileiro, acredito, é constituida por negros e pardos , naturalmente ocuparão em breve as universidades, o serviço público e os bons cargos nas empresas. Mas investir nas escolas é mais caro, político gosta é de desvio de verba.
Não
Enio
Quem é negro e quem não é no Brasil? A complicação começa por aí... Além disso, a maioria dos negros estão fora da universidade não por causa da sua cor, mas por causa da baixa qualidade do ensino público, onde a maioria deles estuda, e onde também estudam muitos brancos de origem humilde e que também mereciam entrar na universidade.
Não
Roberto
Sou a favor de cotas sociais, raciais não. Sem cotas sociais, só os ricos conseguem passar em cursos concorridos nas Universidades, porque tiveram a oportunidade de estudar desde crianças, bem como se formar nos cursinhos até finalmente conseguir passar.
Não
Luciana
As cotas são mais um estímulo para divisão e racismo. O que deveria existir era vergonha na cara dos políticos (e da população tb - q não aprende a votar e reclamar seus direitos) e aumento nos investimetos para melhora do ensino público, para que todos tivessem as mesmas condições para concorrer em um universidade.Se isso hj ainda não é possível que se façam cotas com base em renda e/ou para alunos do estado, mas cotas raciais é como dizer que um negro, ou índio não capacidade de competir com um branco...isso pode até ocorrer, mas devido à raça e sim a condiçoes sociais, o que é muito diferente.Cotas raciais=preconceito oficializado
Não
Edmilson Pequeno
Sou favorável as cotas sociais, como ocorre na Universidade Estadual da Paraíba há alguns anos.
Não
J.A. Rusth
Não sou a favor de cotas racias, sou a favor de cota social. Se a pessoa é negra e rica tera o benefício da cota?! e se o cara é branco e pobre não terá o benefício
Não
Luiz Antonio Ferreira
O Estado fracassou na educação, o excluído não é o negro, é o negro pobre, índio pobre, branco pobre, pardo pobre, mulato pobre, o nordestino pobre. Faça cotas e só as elites dessas raças vão continuar a estudar em escolas boas.
Não
LUIZ ANTONIO FERREIRA
Qualquer cota racial que se fizer no Brasil só favorecera a elite daquela raça.O pobre de qualquer raça ficará excluído.
Não
Josete
O que deve ser feito é melhorar o ensino nas escolas públicas para que todos tenham as mesmas condições de competir. Como mãe de dois adolescentes a minha maior preocupação é a educação que eles recebem.
Não
Alexandre Oliveira
Não sou a favor das cotas raciais, pois é como se colocássemos os negros como "sub-humanos", intelecualmente inferiores e incapazes, e isso eles não são. Ou melhor, somos todos humanos, negros, brancos, amarelos, etc e temos a mesma capacidade humana. Claro que infelizmente os negros sempre foram discriminados e excluídos da sociedade, mas a cor da pessoa não indica capacidade intelectual, e sim as condições educacionais que o indivíduos tem ao longo da vida. É aí que entra as cotas sociais, que oferecem cotas para alunos oriundos de escola pública, já que as escolas públicas estão sucateadas e o ensino péssimo. Na minha opinião, a cota social é mais justa, por abranger todas as cores, religião, sexo, etc. Cotas raciais não, cotas sociais sim.
Não
vanderson
Sou negro e contrário às cotas raciais e qualquer outro tipo de desigualdade(social,gênero,etc) ou privilégio.Prefiro defender uma condição de igualdade para todos.
Não
mauro
Como considero que todos os seres humanos são iguais. Sou a favor de cotas sociais,
Não
Tarja Preta
Que porcaria de iogualdade é essa que prega cotas?
Não
Levy Albuquerque
Como fica o branco pobre? Como já disse o preconceito não é só à raça mas também ao pobre.Cota aos pobres, sejam negros, brancos, indígenas, a todos que não tiveram oportunidade de bom estudo.
Não
henrique
Que raça ? Branco ? Amarelo ? Verde ? ... Istó é cor. Só com exame de DNA para garantir origem de raça.Tá tudo misturado!
Não
Roberto
Voto não pois todos somos iguais. No quesito oportunidade voto SIM para alunos carentes, esses sim, independentemente da cor, credo, gênero, opção sexual merecem uma oportunidade. Ate pq o estado que deveria prover o ensino médio e fundamental de qualidade não o faz
Não
Roberto da Rocha Leão Neto
pobre negro tem mais ou menos valor que pobre branco?? Pobre é tudo igual!!! Igualdade para os iguais!!!
Não
Edi
Sou a favor de políticas afirmativas mas não Racial num país moreno como o Brasil. Quem é negro?, quem é mulato?quem é pobre? quem é nordestino? As ações da USP e UNICAMP com as escolas estaduais são exemplo de ação afirmativa para os desfavorecidos, assim como o Pro UNI. Lembre-se que na Universidade de Brasília há uma banca para examinar se a pessoa é realmente da raça negra. resultado: 2 irmãos gemesos tiveram vereditos opostos; em uma avalição um foi considerado negro e o em outra o outro foi considerado branco. É Mole?
Não
Arnaldo
Cotas sociais atingirão preponderantemente os negros, sem causar injustiças aos pobres. Ora, se vai atingir muito mais ao público negro, chega-se ao objetivo, a não ser que a meta seja também punir os brancos, naão acha?
Não
Jose Galvani Filho
A cota é preconceito.Todos pobres(indios, brancos ,pretos ,amarelos),esses sim devem ser melhor preparado,para usufruirem dos seus dotes, que não necessariamente é a universidade.
Não
renato
Não! o critério deveria ser econômico e não racial, temos pobres de todas as etnias.
Não
Oliveira
O que importa é o mérito, sou a favor de se dar condições para que todos "estudem", negros e brancos.
Não
Rafael
sou a favor das cotas sociais, não das raciais. o brasil é um país mestiço.
Não
caio
Não acho certo, acho que com isso estão diferenciando os negros dos brancos.
Não
Eduardo CPQ
Sou a favor de dar alguma vantagem para os menos favorecidos, de qualquer raça.
Não
Márcia
Cotas podem até existir como remediação de um problema histórico, mas deveriam se basear em critérios sociais e não raciais.
Não
Lucas Feliciano
O que importa é mérito, se dar cotas, está praticamente falando "olha vocês são menos capazes, por isso as cotas"! E eu acredito no poder intelectual de cada um! Todos temos capacidade!
Não
carlos rockenbach
Eu penso que as cotas sao uma forma de discriminação, pois para os colegas, todo o aluno negro e fruto das cotas. Regras sociais sim, seriam mais justas. Acho que deveriamos pagar a divida historica com a raça negra de outras formas.
Não
M1GU3L
Minha opinião é a de que todos são IGUAIS ...
Não
Guilherme
Criar cotas é buscar, de maneira distorcida, uma compensação para a péssima educação pública básica que nosso país oferece. Um erro não justifica o outro.
Não
Mauricio
Competência não depende de raça. Brancos, negros, ricos e pobres devem ter acesso às universidades públicas desde que mostrem capacidade.
Não
Moacyr Adriano Augusto Junior
Sou a favor de cotas para pobres.
Não
Paulo Roberto Costa
Isso também é racismo. O branco pobre nunca vai ter vez. Sou a favor das Cotas Sociais. Quem vai querer ser consultar com um médico negro se souber que ele passou em Medicina usando as Cotas?
Não
bile
Sou a favor das cotas sociais, o critério econômico deve prevalecer, é mais justo e estará assim atendendo também as supostas outras raças, que segundo os especialistas em porra nenhuma que existem no Brazil,zil,zil, principalmente os negros fazem parte dos mais pobres e assim seriam, obviamente, beneficiados.
Não
Fulvio
Sou a favor das cotas SOCIAIS!
Não
jose dias
Eu sou branco (? - moreno claro) e meu irmão é negro (?-moreno escuro) Eu fico de fora e ele não?Não faz sentido algum, concordam?
Não
andrea
Cada um que votou e comentou poderia ter anexado ao comentário qual a cor da sua pele.Eu mesma nem sei definir a minha. Parda? Morena clara? cafe-com-leite? Eu sei que não sou branca nem negra.e na hora da cota? se eu brigar eu fico na cota. E o filho do Ronaldinho? entra ou não? Eu sei que um monte de negros graduados não precisaram. E um monte de brancos pobres vão ficar de fora
Não
geisa
Cotas para reparar dívidas da escravidão? Muito romântico e pouco real.seria se a avaliação das universidades públicas fossem baseadas em entrevistas ou indicações. O leitor do cartão de respostas das provas não sabe a cor da pele do candidato. Simples assim.Então façamos cursos (escolas) preparatórios públicos de excelência. E lutemos por uma sociedade que repeite os indivíduos independente da cor.Segregar candidatos pela cor só incita o ódio inter-racialTodos descendemos de escravos e senhores. Qual o critério para definir a cor do candidato? Paleta de cores?
Não
raul b pedreira
Sou a favor da cota socio-econômica
Não
H Teixeira
Criar as cotas para mim é mais uma forma de aprofundar ainda mais o racismo (estamos assumindo que existe uma classe superior a outra), uma forma de piorar o ensino superior (a faculdade deveria ter os melhores alunos, independente de cor, credo ou origem) e tapa o sol com a peneira. O que deveria se fazer era melhorar o ensino básico e médio para nivelar todos.
Não
Márcio
As cotas, defendidas por grupos que buscavam a defesa das minorias, foram a desculpa ideal que os políticos estavam buscando para nunca mais investirem um único centavo na melhoria da educação pública. Esta educação pública, com investimentos e salários dignos para os professores atenderia A TODOS, sem distinção, sem necessidade de cotas. Hoje, ao meu ver, as minorias continuam sem o atendimento de qualidade que merecem. Os políticos, muito espertos, se aproveitaram da boa fé dos defensores das minorias e nos apunhalou. É o que penso. Abraços.
Não
henry zimbrunes
Jogar a discursao de Cotas Raciais para sociedade é uma extratégia do governo para se isentar de responsabilidade. É o mesmo que acontece na questao do desarmamento. A culpa é do povo que anda armado. Se eu realmente tivesse que resolver a questao das Cotas, eu diria que exclusao nao se resolve com exclusao
Não
Alexander
As cotas deveriam ser por estrato social, ou por origem em escola publica.
Não
james
Tem que ser por mérito..., melhorem a educação de base desse país(fundamental e médio), vamos deixar de ser hipócritas, temos que cobrar com todas as forças o direito ao alicerce educacional de qualidade.
Não
Victor
O Brasil é mestiço. O problema é a péssima qualidade do "ensino fundamental" e do "ensino médio". Ainda há governantes que mantem o sistema de aprovação automática. Que horror !
Não
Wallace Santana
Sou a favor de cota para alunos oriundos da rede pública, independente de cor, religião ou o que seja.
Não
Rodrigo
Sou a favor das cotas sociais.
Não
Leandro Santana Assunção
As cotas devem ser instituídas não para atender a critérios raciais, mas sim para atender a critérios sócio-econômicos.
Não
cynthia rosa
apóio as cotas para alunos de escolas públicas, cotas raciais não.
Não
marta
Tenhoi ideais socialistas, porém reprovo as cotas raciais, porque assim estaremos criando uma nova discriminação. Imagine então, até o filho do Ronaldinho, jogador bilionário tendo esse favor? O que tem que ter é cota para os que estudam em colégio público, comprovando renda familiar que não os permita estudar em colégios particular. Afinal a Universidade pública está é cheia de filhinhos de papai, que têm dinheiro para lhes pagar cursinhos. Quem paga os professores dessa universidades somos nós,portanto que seja para quem precisa mesmo, independente de cor.
Não
Caio
Não!sou branco, pobre, e passei o inferno pra entrar na universidade pública.
Não
Luiz Fernando
Sou contra as cotas raciais, Apoio as Cotas sociais,Apoio as Cotas para deficientes. Quem precisa de Ajuda são os que nao tem recursos, independente de quem sejam. Salve Padim Pade Cerra
Não
Ronaldo
Sou totalmente contra, pois isto é discriminação. Se algum aluno se prepara, estuda, dedica suas horas de descanso para o ingresso na universidade e aí vem alguém justificando ser "minoria", muitas vezes despreparado e ocupa uma vaga sem tê-la merecido. Eu fui injustiçado em 2008 na UFABC quando prestei vestibular e pessoas com 3 ou 4 pontos a menos que eu entraram e eu não. Onde está a justiça??? De mais a mais, qual brasileiro não é afro-descendente???? Temos que colocar um rótulo???
Não
Fábio Rocha
Não concordo com cotas "raciais". Pré-determinar raças baseado em cor de pele é racismo.Sou a favor de cotas para pessoas com vulnerabilidade econômica, independente de cor de pele. Isso já funciona há bastante tempo em algumas instituições federais aqui do Rio Grande do Norte e tem dado certo até então.
Não
Marlon P Silva
Tem é que fornecer educação e cultura de qualidade a todos, essa questão das quotas é querer tapar o sol com a peneira.
Não
Jose Bandeira
No meu tempo era reprovação até aprender. Não importava raça, cor, credo ou outras diferenças.
Não
B
O critério raça é errado. Somos todos da mesma raça "homo sapiens". Deveria ser baseado em mérito e classe social.
Não
ronaldo
Se colocarem as cotas, nunca mais resolverao o problema da escola publica
Não
Marco Loss
Quem vai "medir" a desigualdade entre as pessoas?
Não
Costa
Vai criar profissionais de segunda classe...
Não
eduardo
Que você for dono de uma empresa para quem você vai dar o emprego, para o candidato que conseguiu se formar sem cota ou com cota, eu daria para quem se formou sem cota,daí o candidato que for negro você vai pensar que ele consegui se formar porque receber cota, a cota é uma descriminação maior ainda, seria um atestado de incapacidade ou de incompetência, é um crime tachar a raça pela cor da pele, somos todos iguais, com capacidade idênticas.
Não
Eustáquio
E porque não cotas para mulheres,cotas para crianças,cotas para índios,cotas paraanimais,cotas para paraplégicos,tetraplégicos,cotas para donas de casa,cotas para funcionários públicos,etc, etc?
Não
Vagner
Querer justificar essa ação por conta da escravatura é uma verdadeira vergonha, as mulheres sofreram desde o surgimento da população, começaram a votar no Brasil ha 50 anos e nem por isso precisaram de facilidades ou "cotas" para poderem se tornar ministras do STF ou ainda presidenta do Brasil !
Não
Maurício Júnior
Não sou a favor de cotas racias ... O branco pobre também tem direito de entrar na universidade, isso é desigual!A única forma de colocar todos no mesmo patamar é educação básica, Sei que essa geração negra e/ou parda não terá os 'privilégios' histórico da população branca, mas seus filhos estaram tão bem preparados quando os brancos se a educação básica de hoje for qualidade, e esse 'privilégio' de hoje, amanhã não mais existirá!NÃO SE CORRIGE DESIGUALDADE CRIANDO DESIGUALDADE!
Não
Raviez Perez de Quela
O brasil não tem raça. Tem brasileiros.
Não
Marcelo B.
Parece haver um equívoco entre ser negro e ser pobre, ou entre etnia e condição sócio econômica, o que logicamente permite aos que se declaram negros terem mais chances de acesso à universidade. No entanto, aqueles que não são ou não se declaram negros (na última pesquisa do IBGE, os pesquisadores pediam aos entrevistados que declarassem sua etnia) e que tem uma condição econômica desfavorável são duplamente penalizados: pela concorrência com aqueles que tiverem melhores condições econômicas e de estudo (fossem brancos ou não), e também pela concorrência com os de etnia negra que são contemplados pelo sistema de cotas. Acho que é importante reavaliar este sistema e tentar encontrar uma maneira mais justa para seu funcionamento.
Não
Setfanio
Cotas sociais, não raciais.
Não
Mariana
Sou a favor das cotas para os alunos q vem do ensino público. A cor da pele não tem nada a ver!
Não
Jorge
Não.Porque eu sou branco e favelado e existem negros com dinheiro.
Não
Luiz Antonio Ferreira
Cota para negro vai favorecer negro da elite; Cota para estudante da escola pública vai favorecer quem estuda nas melhores escolas públicas; Cotas para índios vai favorecer os índios da elite de suas sociedades; Cotas para nordestinos vai favorecer os nordestinos da elite. Ai nesse caso o filho do Ciro Gomes,por exemplo, estudaria no lugar de outro aluno pobre porém, branco comum, por exemplo que tirou nota melhor. Cotas para pobre, seria apenas para encobrir e disfarçar o fracasso do Estado, seria para enganar, em vez de resolver o verdadeiro problema do ensino.
Não
Fábio
Cotas raciais partem do principio da diferença e da racialização da sociedade. Cotas sociais sim.
Não
Shmoo
Cota racial = Preconceito... Ao admitir cota racial, admite-se que aqueles que fazem parte da cota são inferiores aos outros...
Não
fernando
sou a favor das cotas sociais! aferir a raça é impossível, será ato declaratório e portanto não terá qualquer utilidade. isso é demagogia. Cotas Sociais Sim, poderiam efetivamente combater as desigualdades!!!!
Não
Flávio Manuel
Cotas raciais sou contra. Acredito que o mais correto seria uma política de cotas para alunos oriundos de escolas públicas.
Não
Antônio Carlos
Não concordo com quotas raciais porque não existe "raças humanas" mas somente uma única raça humana. Concordaria com quotas para alunos da rede pública e de baixa renda o que contemplaria também os afro-descendentes de baixa renda.
Não
tomas
o não é definitivo. O sim seria temporário. então ficou o não...
Não
Caue
As cotas deveriam ser sociais e não raciais.
Não
fernando
Tem que ser pelo mérito!
Não
Wilson
Nao concordo com cotas desta forma.A cota deve ser por condiçao socio-economica. Como ficam os pobres que nao sao negros e que nao tem renda para pagar universidade? Como ficam os negros que tem renda para pagar e podem optar pelas cotas?Cotas raciais so alimentam o preconceito racial. Cotas socio-economicas poderiam alimentar o preconceito de classes, mas o que seria o menos pior?Alem disso as universidades publicas deveriam criar a mensalidade compulsoria, ou seja aqueles que sempre estudaram em escolas pagas e tem renda mais do que o suficiente para pagar mensalidades de universidades, deveriam ter que pagar seus estudos na universidade publica. Isso com certeza iria equilibrar um pouco mais esse quadro de desigualdade.
Não
Nilson
As cotas deveriam previlegiar os verdadeiramentes e comprovadamentes pobres e não, negros, brancos, amarelos, gays e etc.
Não
Vinicius
não!
Não
Alex
Deve-se garantir a todos a mesma oportunidade para competir igualmente, proporcionando ensino público gratuito de qualidade até o segundo grau. As cotas contribuem para escamotear as mazelas do ensino no Brasil.
Não
Antonio
As cotas devem ser sociais.Se os afro-descendentes são a maioria das classes de menor renda, serão beneficiários diretos das cotas.
Não
Rodrigo
Se for para fazer algum tipo de cota, que seja para pobre.
Não
clara
eu concordo com cotas pra estudantes de escola publica, mas não consigo concordar com cotas raciais
Não
mauro girardi.
eu ja preenchi todos os campos obrigatorios oque mais falta pra se votar hein.
Não
Clésio Rômulo Carrilho Rosa
Todos são iguais perante a lei é o que proclama a nossa Constituição Federal. A capacidade se mede não é pela cor, deficiência, etc.
Não
Mari Lee
Sou a favor de cotas por origem socioeconômica, meu voto não tem nada a ver com defender o mérito.
Não
Rafael Ferrante
A luta é pela desigualdade, entao, não podemos tratar pessoas de cor como "diferentes".
Não
jb
é uma vergonha
Não
Denis
As cotas deveriam levar em conta a classe social e financeira, a formação em escola pública e não a cor da pele.Do jeito que está os negros ricos levam vantagem sobre os brancos pobres.
Não
Anderson Miranda Ferreira
Sou favorável a cotas sociais, pois o que realmente possibilita ou impede o acesso ao nível superior não é a cor de sua pele (ou ascendencia), e sim a sua condição financeira. O ideal seria que não fosse necessário qualquer tipo de cota, mas como a educação de base (ensino fundamental e médio) ainda não atingiu a capacidade de preparar todos os discentes com qualidade para o ingresso em universidades, a cota social se faz necessária. Espero que não por muito tempo.
Não
guilherme
cota devem ser sociais não racias, não podemos "consertar" uma injustiça histórica criando outra. Cotas sociais.
Não
Rafael
O que importa é o mérito.
Não
Alessandra
cotas raciais é mais uma forma de mostrar que somos um país preconceituoso
Não
sergio hungria
O certo seriam cotas sociais, ou seja, cotas para pobres (de qq cor) e não cotas que favoreçam a uma determinada "raça". Não existem raças e sim uma única - a humana.
Não
Matheus
Ninguém se esforça por algo garantido, precisamos de oportunidades iguais para todos até o vestibular e não cotas pela cor da pele.
Não
Adriano
A dificuldade que o negro tem em entrar numa universidade é que a sua maioria é pobre. O pobre sim tem muita dificuldade de entrar numa universidade. Portanto cotas para pobres independente se é negro ou branco.
Não
Alexandre
O que importa é a meritocracia.
Não
Vinicius Porto da Silva
Acho que todos tem os mesmos direitos. Então porque não "ajudar" os menos favorecidos?
Não
Salvador
Tem que parar com essa mania de que o preconceito aqui é racial ou homossexual, o preconceito aqui é SOCIAL. Parem com isso, pois poderemos estar dando um passo definitivo no rumo do segregacionismo racial. Se negros não tiveram boas escolas, não foi por serem negros, mas por serem desfavorecidos socialmente. Favelas e bolsões miseráveis não são diferentes para pobres negros ou pobres brancos.
Não
Tong
Nem precisa !!!!!
Não
Rafael
Sou contra o preconceito, portanto voto não. Cota racial é racismo. E as pessoas prejudicadas pelas cotas raciais deveriam ser indenizadas. Cota para alunos de baixa renda que estudaram em escolas públicas, sou totalmente a favor.
Não
jpaulocunha
Acredito que as correções pelos erros anteriores é gradativa, não há como garantir o desempenho de negros ou pobres nos níveis superiores. Entendo que os focos das políticas educacionais tenham que seguir uma geração, dar oportunidades iguais a quem nasce agora, de ter acesso ao mesmo conteúdo educacional. Não é só o diploma que dará acesso a oportunidades, os conchavos, acordos, favorecimentos ainda acontecerão e as pessoas que serão agraciadas com essas cotas ainda viverão descriminadas.
Não
Ariano Albino Moreno da Silva
Sou a favor das cotas para pobres independente da cor, somos um país moreno já dizia o Mestre de Apipucos Gilberto Freire.
Não
Rodrigo
não
Não
Rogerio
Votei, por acreditar que as cotas deveriam privilegiar não só a raça , mas as condições sócio-econômicas dos candidatos.
Não
renan
Sou a favor das cotas para os pobres em geral, não importando a cor. Afinal, só os negros não têm dinheiro para pagar a faculdade? E os brancos que moram na favela, estão lá porque querem? Além disso, acho a cota racial um ato de racismo. É como chamar os prórpios negros de incompetentes. Eles não são incompetentes, mas sim pobres e, por isso, não entram na faculdade boa. Daí voltamos lá no início do meu comentário.
Não
A.Matheus
Cota racial é diferente de cota social. Os desiguais devem ser tratados de forma desigual, na medida em que se desigualam. No entanto não podemos deixar de lembrar que existe uma minoria branca pobre, e uma minoria negra rica. Dessa forma, estaríamos cometendo duas injustiças de uma só vez!
Não
CHAGAS
Vocês vão se surpreender com o voto do Ministro Joaquim Barbosa, ele será contrário as cotas e dará uma lição ao governo que não tem capacidade de promover a igualdade e adota essa políticas!!!!!!!
Não
sergio silva
A adoção de cotas é apenas uma forma de assumir a incompetência histórica na educação básica.
Não
Humberto
Sou a favor de cota social e não racial, pois estaríamos continuando infelizmente o racismo de sempre com revanchismo e dividindo ainda mais o nosso país com novas injustiças. Acredito que a luta contra o preconceito racial não deva partir deste ponto, pois promoveria ainda mais a desigualdade e o preconceito entre todos, inclusive entre os beneficiados.Se o governo fizer a sua parte, investindo no ensino de qualidade desde o principio educacional, para que todos possam se preparar, as cotas não serão necessárias e todos entrarão nas universidades por mérito e com muito mais orgulho, sem cultivar o revanchismo sem fim para qualquer tipo de preconceito.
Não
Claudiney da Fonseca
Concordo com os que dizem que as cotas devem ser para os pobres em geral e não apenas para uma raça em específico, porque a elite Brasileira não quer nenhum pobre vagando com seus carros novos nos bairros nobres das grandes cidades ou rodovias pedagiadas.Grato a todos
Não
Kleyner Arley
Não. O fator racial, por si só, não justifica a implementação de cotas raciais. Negros ricos e de classe média seriam beneficiados injustamente. Deve-se aprovar as cotas sociais, para que os mais pobres (independente de cor) tenham as mesmas oportunidades dos mais ricos.
Não
Marcos Vieira
Não !!! Porque somos seres humanos, capacitados e dotados de raciocínio, em condições de de desenvolvermos aptidões quaisquer, cada um a seu modo,tempo e esforço. Podendo, se assim o quizer, alcançar , todo e qualquer objetivo, cada qual a suas necessidades e desejos. A diversidade é infinita, mas o homem é único na essência.
Não
Arian
Racial não, mas social sim.
Não
romulo
Cotas apenas para camadas sociais. Não para raça.
Não
Fernando Drummond
Colocar não porque "O que importa é o mérito" é muito simplista. Eu acredito que o certo seriam cotas sociais, e não raciais. Um branco pobre tem tanto direito a boa educação quanto um negro pobre, e os dois tem dificuldades semelhantes para conseguir uma vaga.
Não
Claudio
Voto Não. As cotas são uma importação dos EUA, e lá há muitos negros que as criticam. Mas lá ocorreu de fato racismo, não como no brasil em casos isolados, lá há pouco tempo atrás, negros não podiam entrar em certos lugares, nem participar de esportes profissionais, etc. Aqui no Brasil o carnaval integra a todos já há muito tempo. O problema daqui é sócio-econômico. As cotas neste caso deveriam ser com base com critério sócio-econômico, e não na cor da pele, algo muito subjetivo em diversos casos. Se as escolas públicas fossem boas, ninguém precisava de cotas. Simples.
Não
eduardo
Sou a favor de cotas para estudantes de escolas públicas
Não
Henrique Pinheiro
Sou a favor de cota SOCIAIS, raciais não.
Não
TchuckyJuck
Beneficio um negro com uma cota e posso deixar de fora um branco que passou tanto ou mais problemas para ter uma educação decente. Cotas ajudam, sim, fazem os menos favorecidos sentirem que é possível chegar lá. Mas é injusto, e até mesmo racista, achar que temos de beneficiar os negros porque eles são... negros (?!). Temos de beneficiar quem teve pouco acesso à educação e, mesmo assim, se tornou tão ou mais competente que os que tiveram facilidades. Seja esse branco, negro ou de qualquer outra raça.
Não
Sr. Silva
Se querem facilitar a entrada de índios, negros, 'amarelos', 'vermelhos', etc. nas universidades, então melhorem a qualidade do ensino médio público, para que estes alunos cheguem aos vestibulares das universidades federais em pé de igualdade com aqueles provenientes de instituições de ensino particulares, supostamente melhor preparados.
Não
Sérgio
Infelizmente os governos PMDB e PSDB acabaram com o nível de ensino no estado de São Paulo.Eu sou a favor de se criar um estatuto do estudante para que todos tenham qualidade minimamente garantido.
Não
Saulo
Eu acho q as cotas deveriam ser só pro mais pobre, e não racial.
Não
Reges
As cotas sugerem que negros são inferiores, porque limitam o critério à cor da pele. A diferença que deve ser "tratada" pela lei nesse caso é a social, não a da cor da pele. Cor da pele não diferencia, ou não deveria diferenciar, pessoas perante a lei.
Não
Ademar Vila Nova
Deveriam investir em escolas melhores para que todos se preparassem sem necessitar de cotas .As cotas são mais um tipo de desigualdade .Não que os cotistas não sejam bons profissionais .
Não
Marcos Rodolpho
Não sou a favor pois isso é discriminação para os próprios beneficiados.
Não
Santiago
Cota racial é racismo, deve ser evitado. Porque não investir em cota social?
Não
Filipe Tavares Cavalcanti de Albuquerque
Parem com essa loucura!!! É só resolver o problema da educação pública que esta tudo certo!!!Sem essa de negro e branco,se o problema da educação pública for resolvido estara tudo certo, sem esse "remendo"(jeitinho). Sem essa revanche idiota que vai reacender preconceitos que existem mas são puramentes de status social e não de cor. Meu filho é que não vai pagar por essa loucura populista, sempre votei em Lula, Miguel Arraes, participei de protestos contra Daniel Dantas(convocados pela net) e se isso for em frente pode ter certeza que o PSDB vai contar com um militante "fanatico".
Não
Felipe
Não acho que as cotas devem ser Racias, não existem raças, somos todos seres humanos e somos todos iguais. As cotas deviam ser SOCIAIS, aí sim temos desigualdades que devem ser tratadas de forma diferente. Abs.
Não
luzia sales
Direitos iguais para todos.
Não
Luís Felipe
Paleativo não resolve o problema, o que temos que fazer e nivelar as oportunidades!
Não
Carlos Romel
Cotas, per si, são descriminatórias. Podemos e devemos utilizar outros recursos e meios para promover a universalização do ensino.
Não
Victor Lyra
Sou a favor de cotas para a população carente, o que agregaria o branco, o índio, o amarelo, o qualquer-cor que está à margem das oportunidades, não somente o negro. Sendo um país racista, medida em prol de uma cor, somente alimenta a visão preconceituosa e deturpada.
Não
Victor Leonardo de Araujo
Sou a favor das cotas para alunos da rede pública. Negros são excluídos das universidade porque são pobres e estudam em escola pública, e não por racismo propriamente dito.
Não
Sergei
contra, somos todos iguais e onde fica o branco pobre?
Não
Sergei
contra, somos todos iguais e onde fica o branco pobre?
Não
Placido
O acesso ao ensino superior deve ser pro mérito de quem faz a prova, o que deve ser avaliado é o conhecimento do candidato não a cor de sua pele
Não
Evaristo Almeida da Silva
Devemos buscar é uma escola pública de qualidade para todos, enquanto tivermos quotas não se discutirá mais a escola pública de qualidade.
Não
wellington
A questão da cor não pode ser utilizada como fator de desigualdade para a inserção nas Universidades. Creio que este fato provoca ainda mais desigualdade entre as raças. Acredito que cotas por questões sociais são mais eficientes do que raciais. Sou a favor das cotas para população de baixa renda: desse modo todos estão incluídos brancos, pardos, negros, índios, e etc. Vcs, já imaginaram que pode ocorrer de um negro rico entrar pela cota de negros? os vcs acham que não existem negros ricos....
Não
mucio
As cotas devem ser sociais, não por etnia. A dor da miséria não escolhe cor para imprimir sua intensidade.
Não
rickiz
todos tem os direitos iguais
Não
Luís
Cotas raciais: Contra.Cotas para quem estudou em escola pública: A favor.Cotas sociais: (Muito) A favor.
Não
Ronaldo
Não! E o branco pobre, como fica? Cotas Sociais, SIM!
Usamos cookies com propósitos estatísticos, para mostrar anúncios relevantes, para lhe ajudar a se registrar em nossos serviços, o para lembrar suas configurações. Confira nossa Política de privacidade e cookies.