Veja: se é bom, não é dela. Se for ruim, é
Saiu no Comunique-se: Revista Veja é acusada de plagiar reportagem da Scientific American.
publicado
22/12/2010
Comments
O Conversa Afiada publica sugestão de amigo navegante no Twitter, com matéria veiculada pelo Portal Comunique-se.
Trata-se de uma suspeita de plágio.
Quer dizer: além de ser uma forma de detrito de maré baixa, a Veja pode ser coisa mais baixa ainda.
Confira a matéria do Comunique-se:
Revista Veja é acusada de plagiar reportagem da Scientific American
Izabela Vasconcelos
Um leitor da revista Veja acusa a publicação de cometer plágio em uma matéria na edição Especial Sustentabilidade, veiculada no último sábado (18/12). A reportagem "10 mitos sobre a sustentabilidade" apresenta alguns trechos iguais aos publicados em março de 2009 na Scientific American, com o título “Top 10 Myths about Sustainability”. No entanto, a Veja nega e diz que há apenas uma fonte em comum, mas que também ouviu outros entrevistados.
Algumas partes do texto são realmente diferentes e há entrevistas de Anthony Cortese, fundador e presidente da Second Nature, Rosely Imbernon, especialista em educação ambiental da Universidade de São Paulo e Mark Lee, diretor da Sustainability, mas há outros trechos iguais ou bem similares à revista norte-americana.
De acordo com o editor-executivo da Veja, Jaime Klintowitz, o leitor já foi respondido e o que houve foi apenas uma fonte em comum, Anthony Cortese, fundador e presidente da Second Nature. “De 10 títulos há 7 em comum, tem essa coincidência. Mas nossa principal fonte é a mesma da Scientific American, o Anthony Cortese. De qualquer forma, matérias sobre esses são assuntos são parecidas”, explicou.
Veja trechos das matérias: