Justiça derrota Veja e PiG (*) de Minas
O Conversa Afiada republica e-mail que recebeu do amigo navegante Luiz Carlos:
O deputado estadual Rogério Correia, PT, ganhou direito de resposta, a ser dado pelo jornal "Estado de Minas", em face das acusações e ofensas de que foi vítima logo após duas edições farsescas da "Veja", ao final do ano passado. O tema era a Lista de Furnas.
As reportagens, tanto da "Veja" quanto do "Estado de Minas" se basearam em laudo realizado sobre cópias xerográficas e não sobre o original da Lista de Furnas. Ou seja, ao assumirem como definitiva e verdadeira a conclusão de uma perícia com evidentes restrições técnicas, esses veículos agem no contexto do "jornalismo investigativo" que tangencia a ilegalidade.
(Clique aqui para ler sobre o que Leandro Fortes escreveu a respeito desse "jornalimo investigativo", que tem até uma entidade de classe em Brasilia. PHA)
Lembremo-nos aqui do perito Larry Stewart, contratado pelo PSDB para "atestar" a falsidade da lista, também em cima de cópia xerox. Ele tinha no seu currículo, à época de sua contratação, uma prisão por perjúrio.
O TJMG considerou, além das ofensas e acusações impressas nas matérias do jornal, o fato de que o laudo do Instituto Nacional de Criminalística - da PF - atestou a autenticidade da "Lista de Furnas", não cabendo o levantamento de suspeitas sobre sua alegada montagem.
Enfim, ação judicial semelhante corre contra a "Veja", que forneceu o insumo e o pretexto - (o sólido detrito de maré baixa - PHA) para o jornal mineiro atacar o líder da bancada do PT e do "Movimento Minas Sem Censura". Mais cedo ou mais tarde, a Veja deve também ser condenada.
Seguem links que tratam do tema:
Íntegra da decisão:
http://www.tjmg.jus.br/juridico/jt_/inteiro_teor.jsp?tipoTribunal=1&comrCodigo=24&ano=12&txt_processo=30566&complemento=1&sequencial=0&palavrasConsulta=&todas=&expressao=&qualquer=&sem=&radical=
Nota à imprensa:
http://www.minassemcensura.com.br/conteudo.php?MENU=&LISTA=detalhe&ID=482
Abraço
Luis Carlos da Silva
Em tempo: um dia, essa Lista de Furnas - a verdadeira - vai puxar o pé dos tucanos. É outra Privatria Tucana. A tentativa de embrulhar a Lista em várias versões e tramas lembra muito o Dossiê Cayman, que o Presidente Fernando Henrique proibiu a Polícia Federal de continuar a investigar. Sobre a matéria, leia de Leandro Fortes, "Cayman, o dossiê do medo". Leia também como o tartufo Fernando Henrique "matou a Comissão de Ética do Itamar". - PHA
(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.