Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2012 / 05 / 25 / Lula abre o Barão com vídeo especial

Lula abre o Barão com vídeo especial

No Barão, é assim: a bronca é livre
publicado 25/05/2012
Comments

 



O Nunca Dantes gravou um vídeo especial para abrir o III Encontro Nacional de Blogueiros (sujos), que se realiza a partir desta sexta feira, às 19h, no Hotel Sol Bahia, em Salvador, até o domingo.


Lula enaltece o papel democratizador dos blogueiros sujos e enfatiza a necessidade de se libertar o fluxo  da informação do círculo fechado - e elitista - do PiG  (*) - não exatamente nessas palavras...

Clique aqui para assistir ao vídeo.

Também especialmente para este evento, dois ministros do Supremo Tribunal Federal enviaram frases que se transformaram em banner para ilustrar a mesa de abertura dos trabalhos.

O Presidemte do Supremo, Ayres Britto, enviou a seguinte frase, de sua autoria: "A liberdade de expressao é a máxima expressão da liberdade".

O Ministro Ricardo Lewandowski enviou a seguinte frase: " “A Constituição Federal, nos artigos 5o., incisos IV e IX, e 220, garante o direito individual e coletivo à manifestação do pensamento, à expressão e à informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, independentemente de licença e a salvo de toda restrição ou censura” "

Durante a solenidade de abertura será  feita uma leitura de trechos do poema "O livro e a América", de Castro Alves, em homenagem à Bahia, e a todos os blogueiros sujos que tem de enfrentar a "judicializacao da censura".

Este é um dos eixos dos debates do III Encontro de sujos: a judicialização da censura, uma nova etapa da luta dos sujos pela liberdade de expressão, depois que eles conseguiram desnudar o PiG (*).

Outro eixo é a luta por uma Ley de Medios.

(Ah! ,  que inveja da Argentina, que acaba de consumar a "desmonopolização" da Globo.)

Nessa perspectiva se travará o debate da abertura, com Franklin Martins, ex-Ministro da Secretaria de Comunicação de Lula e autor de uma excelente  Ley de Medios que o Acorda Bernardo engavetou, como FHC fez com três Leys de Medios do Serjão Mota; Emiliano José, da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão; Rosane Bertotti, do Forum Nacional pela Democratização da Comunicação; Robinson Almeida, Secretário de Comunicação Social do Governo da Bahia; e Barbara Lopes, do Blogueiras Feministas.

O Barão aguarda ansioso a presenca de Ali Kamel, que tratará do polêmico assunto "A bolinha de papel e uma eleição",  Judith Brito (que até hoje nao foi buscar o prêmio O Corvo, a que tem direito), do Catão dos Pinhais, responsável por imperdível blog sobre a Ética na política, um dos mervais do Globo, da Urubóloga, da Eliane Catanhede, que seria convidada a falar sobre o tema  "Mídia brasileira e Imparcialidade" , e do Otavinho sobre " Papai inventou a Ditabranda".

No Barão, é assim: a bronca é livre.

Ou, entre sem bater !

Paulo Henrique Amorim

(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.