Lula nas ruas: Dilma vencerá, apesar do PiG
Nas vésperas das eleições no primeiro turno, o Presidente Lula afirmou que a candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, vencerá a disputa contra Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB). Para ele, apesar da "agressividade" da imprensa contra o seu partido, a petista está preparada para o embate. "A agressividade da imprensa (contra a Dilma) foi maior do que comigo, mas ela vai vencer as eleições", enalteceu neste sábado (4) em São Bernardo do Campo (SP).
"Dilma tem um legado extraordinário para mostrar em qualquer debate", continuou Lula, que não quis opinar sobre qual adversário é melhor enfrentar em um hipotético segundo turno. "Estou tranquilo, acho que a nossa campanha foi civilizada. Se vai ter segundo turno, vai depender do povo brasileiro, amanhã. A gente tem que respeitar todos os candidatos. Eles têm comportamento ideológico diferente, mas respeitamos. A Dilma está preparada para enfrentar qualquer candidato", completou.
Ainda sobre o papel da imprensa nas eleições, ele criticou: "Eu não sei se vocês publicam. Porque quando vocês chegarem ,seu editor vai dar uma olhada e mudará coisas", disse aos jornalistas.
"Se você pegar o manchetômetro, vai ver que a quantidade de notícias negativas para a Dilma é total. As páginas dos jornais e revistas têm o viés ideológico do dono, não a verdade. Dilma e PT foram vítimas de um processo que vem desde 2005. Quando o PT erra, a imprensa tem que informar. Mas acho que tem que ser igual a todos os partidos", comentou o Presidente.
Ao lado de Alexandre Padilha, candidato ao governo do Estado, Lula disse que São Paulo tem um jeito peculiar de lidar coma política. "São Paulo é um estado sui generis. O (Geraldo) Alckmin (PSDB) é uma figura exótica. Nada é da responsabilidade dele. Tudo que aparece de bom ele aparece dando pitaco, tudo que acontece de ruim ele joga a culpa nos outros", falou.
"Não é possível que o cidadão vá anunciar a retirada da água, foi exumar, e parece que foi inaugurar. Eles governam esse estado há 30 anos e a última obra na Cantareira foi em 1982. Aqui, governador e Assembleia Legislativa não são tão importantes", prosseguiu em referência à imprensa.
Depois de defender a reforma política, Lula ainda cobrou que Aécio e Marina apareçam mais, pois "cada um fala sozinho". "Eu acho que a eleição vai ser muito madura. Se tiver segundo turno, vai ser mais extraordinário, porque é democrático", finalizou.
Abaixo, outras frases de Lula
Quero pedir mais uma vez que vocês votem com consciência democrática
Eu digo sempre que a melhor forma de melhorarmos a política é se envolvendo. Negar a política é errado
Quem vai ser eleito agora, em 2014 para o Congresso Nacional, é a cara do eleitor
Quem vota, tem que lembrar do voto que deu e cobrar
O Padilha é um companheiro maravilhoso
Depois das eleições, vamos começar uma campanha pela Reforma Política
Estou convencido que sem a Reforma Política não avançaremos
Temos que retomar o crescimento do Brasil. Os investimentos em educação vão continuar
Nós vamos trabalhar muito até amanhã. O Padilha é jovem e não pode sair da rua até amanhã
Esses dias eu vi uma insanidade: Que o desmatamento na Amazônia é que está deixando São Paulo sem água.
Leia mais:
Dilma: você vai escolher quem construiu ou quem está chegando agora?