Lula: não é a Globo que decide nosso voto
O ex-presidente Lula esteve em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (23), para participar de evento da candidatura de Dilma Rousseff. Ao lado do senador Lindberg Farias (PT), do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), e da deputada federal Benedita da Silva (PT), o Nunca Dantes criticou a agressividade de Aécio Neves e a cobertura da imprensa, tanto nas eleições, quanto nas conquistas dos governos trabalhistas.
"O que eles não gostam é que aprendemos a andar de cabeça erguida. Não é a Globo que decide nosso voto", exclamou Lula, que continuou: "Como a imprensa não mostra coisa boa, a gente vai fazendo e o povo vai percebendo".
Sobre a postura agressiva de Aécio Neves - veja como as mulheres das Classes C e D se assustaram com o Machão do Leblon - o ex-presidente questionou o tom utilizado pelo candidato da oposição.
"Será que se Aécio estivesse debatendo com homem, ele estaria sendo tão duro assim?", perguntou Lula. Para o Nunca Dantes, a agressividade beira à falta de educação. "Minha mãe jamais permitiria que eu chamasse uma presidenta de mentirosa, de leviana. Essa grosseria é de filhinho de papai", disse o ex-presidente, sem citar que, aos 17 anos, o tucano nunca havia feito a cama.
Lula ainda defendeu os eleitores de Dilma do ataque de FHC, que os chamou de ignorantes. "Quando FHC fala que quem vota em Dilma é desinformado, ele está falando de um Brasil em que o povo passava fome". O ex-presidente citou as conquistas da população brasileira como um incômodo aos mais ricos: "Incomoda as pessoas ocuparem o mesmo espaço público. Eles não gostam que pobre viaje de avião", finalizou.
João de Andrade Neto, editor do Conversa Afiada
Abaixo, outras frases de Lula em São Gonçalo (RJ):
Primeiro quero agradecer a todo carinho que dedicaram a mim durante todo meu governo;
Meu sonho era fazer o Rio parar de aparecer nos jornais só nas páginas policiais e foi assim que conquistamos as Olimpíadas;
A eleição da presidenta Dilma é não deixar o Brasil voltar atrás em tudo que conquistamos;
Fizemos o Bolsa Família para os pobres subirem o primeiro degrau da cidadania e toda a economia ganhou;
Quando FHC fala que quem vota em Dilma é desinformado, ele está falando de um Brasil em que o povo passava fome;
Minha mãe jamais permitiria que eu chamasse uma presidenta de mentirosa, de leviana;
Essa grosseria é de filhinho de papai;
Incomoda as pessoas ocuparem o mesmo espaço público. Eles não gostam que pobre viaje de avião;
Será que se Aécio estivesse debatendo com homem, ele estaria sendo tão duro assim?;
O que eles não gostam é que aprendemos a andar de cabeça erguida. Não é a Globo que decide nosso voto;
Eu queria pedir que hoje a tarde, amanhã, sábado e domingo, cada um de nós fosse uma Dilma e fosse conversar com cada pessoa, sem ofensa;
Eles podem ter dinheiro, mas nós temos a razão, temos a melhor candidata;
Como a imprensa não mostra coisa boa, a gente vai fazendo e o povo vai percebendo;
Quem quer ser candidato de banqueiro? Quem quer FMI mandando aqui?;
Lembrem 12 anos atrás, as mulheres com crianças passando aqui sem poder comprar nada. Agora, pelo menos um presentinho pode comprar.