Disney e Band podem derrubar o monopólio da Globo no futebol!
Na terça-feira 30/X o Conversa Afiada trouxe a informação de que Disney e Fox querem se fundir para enfrentar a Globo.
O raciocínio é simples: o domínio da Globo sobre o esporte impede que outras emissoras, como a ESPN e o Fox Sports, possam se mostrar competitivas na disputa por direitos de transmissão.
A ESPN não exibe nenhum campeonato de futebol nacional minimamente relevante.
Já o Fox Sports tem direitos restritos sobre a Copa do Brasil e a Libertadores (no caso do Campeonato Brasileiro, limita-se a transmitir reprises das partidas).
É por isso que a Disney, que controla a ESPN, e a Fox foram ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE): aprovar a fusão é viabilizar minimamente uma concorrência à Globo.
Nesta quinta, 1/XI, o colunista do UOL Flávio Ricco informa que as novidades que envolvem a Disney podem chegar, também, à TV aberta.
Como o contrato entre Disney e SBT (que, a princípio, não tem relação com o esporte) não será renovado, a Band entrou no jogo.
Em um primeiro momento, desenhos da Disney podem aparecer na emissora do Johnny Saad.
Mas, e depois?
Amigo navegante atento aos bastidores acredita que essa aproximação entre Disney e Band pode colocar em risco o monopólio da Globo sobre o futebol: se a fusão entre Disney e FOX se concretizar, essa nova empresa, fortíssima, teria condições de enfrentar a Globo na disputa pelos direitos de transmissão também na TV aberta.
E não é segredo de ninguém que a Band quer voltar a transmitir futebol.
Resta saber o que o CADE decidirá.
À Globo, cabe torcer para que o CADE faça o que fez no escândalo da Máfia da FIFA: nada.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |