Editorial da Folha: marcha civilizatória depende de resposta a Bolsonaro
(Charge: Aroeira)
A Folha de S.Paulo publicou na noite desta quarta-feira 26/II mais um editorial com duras críticas a Jair Bolsonaro, um dia depois de ele endossar, via WhatsApp, a convocação para atos de inspiração ditatorial no mês de março.
"Diante das demonstrações reiteradas de desprezo pela institucionalidade e de violações dos requisitos legais de honra, decoro e dignidade para o exercício da Presidência, talvez apenas o medo do impeachment possa deter a perigosa aventura Bolsonaro. As constantes estocadas contra as balizas do Estado democrático de Direito, seguidas de recuos táticos, não parecem obedecer apenas à necessidade do presidente de desviar a atenção do público de temas para ele espinhosos, como sua proximidade com milicianos ou a inapetência de seu governo em fazer a máquina administrativa funcionar", diz o texto.
A Folha encerra seu editorial dizendo que essas constantes estocadas "constituem também uma forma de testar os limites da tolerância das instituições republicanas a propostas estranhas ao arcabouço constitucional. Da resposta firme e inequívoca às provocações depende a continuidade da marcha civilizatória no Brasil. Passar a mão na cabeça de quem incentiva e pratica a brutalidade nunca foi método eficaz de defender o regime das liberdades".