Wyllys: Globo tenta se vitimar diante das justas críticas de Lula
(Crédito: Ricardo Stuckert)
No histórico discurso deste sábado 9/XI no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista, o presidente Lula disse, logo no início, "lá em cima está o helicóptero da Rede Globo de televisão para falar merda outra vez sobre Lula e sobre nós".
Poucas horas depois da fala, a TV Globo emitiu uma nota oficial, dizendo que "repudia os ataques do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A prova de isenção da emissora é a transmissão do discurso que o ex-presidente fez ontem e hoje. Também é prova de sua isenção ser alvo de ataques dos extremos do espectro político hoje, tão radicalizado".
O ex-deputado federal pelo PSOL-RJ Jean Wyllys comentou, em uma série de tweets, a resposta da Globo. Disse Jean:
"TV Globo divulga nota em que TENTA SE VITIMAR diante das críticas JUSTAS que Lula fez à sua (dela) cobertura jornalística partidária e muitas vezes desonesta que tentou destruí-lo de muitas formas, inclusive usando a conspiração Lava Jato.
Chegada a hora de a imprensa comercial brasileira fazer alguma autocrítica e optar por um jornalismo o mais honesto possível, parte dela, em sua arrogância de sempre, opta por persistir nos erros. Mas os tempos são outros.
Sem autocrítica pública (ou seja, sem assumir que colaborou para a prisão injusta de Lula e logo para a ruptura na democracia) e a insistência na comparação desonesta e injusta entre Lula e Bolsonaro, a tendência do jornalismo da TV Globo é afundar na descredibilidade.
Creio que Lula e o PT (e esquerda em geral) não desejem ser inimigos da Globo. Creio que estão/estamos dispostos a uma recomposição do centro do democrático contra o fascismo. Mas isso não vai acontecer se a Globo insistir nos ataques injustos e manipulação desonesta contra Lula".
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |