Podcast: a Odebrecht tem que fechar!
(Reprodução/Facebook/Petralha Zuero)
Olá, tudo bem? Esse podcast é sobre o triste fim da Odebrecht e, com ela, da indústria brasileira de construção pesada.
O que significa o desemprego em massa de milhares de engenheiros brasileiros.
Engenheiros que se formaram em universidades públicas brasileiras.
Construíram conhecimento original e provaram sua competência ao ganhar concorrências com empresas estrangeiras fortíssimas. Aqui e no exterior!
Isso significa também o fechamento de uma cadeia produtiva que ia gerar inovação, emprego e mais renda ainda.
Significa o fim de uma indústria nacional de construção de cargueiros, plataformas e petroleiros.
Foi um rápido processo de auto-destruição.
Porque, como dizia o Nelson Rodrigues ninguém odeia mais o Brasil do que o Brasil.
A elite brasileira!
Esse processo de auto-destruição tem no seu DNA o Juiz Moro e os vazamentos seletivos para a Globo e para o PiG.
Para ferrar o Lula, ferrar, primeiro, a Odebrecht.
Para ferrar o Lula, pode fechar a indústria naval e a indústria pesada.
Botar milhares de engenheiros brasileiros para dirigir um Uber.
Ou fugir para o exterior!
O ministro da justiça Zé Eduardo Cardozo jogou no lixo um projeto de Gilberto Bercovici, Walfrido Warde e José Francisco Siqueira que salvaria as empresas que o Moro envenenou – e botava na cadeia os donos ou executivos comprovadamente corruptos.
Um projeto irretocável.
Vai entrar na biografia não-autorizada do zé da Justiça.
Na Alemanha pós-nazista, de outra maneira, salvaram-se as empresas e os proprietários e executivos nazistas foram punidos – e muitos com a pena capital.
A empresa química IgFarben, que produzia o Zyclon-B, o agente químico que era lançado nas câmaras de gás para sufocar os judeus, sobrevive.
Com o nome de Bayer!
Os donos e executivos… foram condenados à morte.
A Volkswagen produziu um “carro popular“ para Hitler .
Os dirigentes da Volkswagen, cúmplices do nazismo, foram punidos, e a empresa quase fecha – porque os aliados vencedores não acreditaram que aquele modelo esquisito de automóvel poderia sobreviver.
Volkswagen se tornou e ainda é estatal...
Agora mesmo, dirigentes da Vollswagen foram punidos por falsificar os testes sobre os danos do diesel.
E a Merkel vai fechar a Volkswagen, amigo navegante?
Para punir o Lula foi preciso fechar o Brasil.
Depois de anos de bizantinas negociações, finalmente a Advocacia Geral da União e a Controladoria Geral da União – que não deveriam ter nada a ver com isso… - chegaram a um acordo para permitir que Odebrecht sobreviva, ainda que moribunda.
Um acordo de leniência.
A Odebrecht teria que pagar… quase três bilhões de reais para sobreviver.
Porém, ela ainda vai ter que esperar…
O Tribunal das Contas, esse mesmo tribunal das contas que disse que a Dilma tinha cometido o crime quase-nazista das pedaladas fiscais, esse das contas tribunal ainda precisa analisar a situação da Odebrebcht…
Fazer ajustes.
Aperfeiçoá-la.
É outro degrau na escada que leva ao cadafalso.
A Odebrecht está condenada à morte.
Como o Lula está condenado.
E o algoz é o mesmo.
O Moro.