Alckmin detona pedágios de Serra - II
O Conversa Afiada reproduz o blog Os Amigos do Presidente Lula:
Nem Alckmin aguenta os pedádios de Alckmin e Serra
Não tem jeito: por onde o candidato demo-tucano ao governo de São Paulo passa, ouve reclamação do povo que não aguenta mais pagar tantos pedágios e tão caros.
Quando esteve em uma churrascaria em Barueri na quarta-feira, 14, junto com o candidato ao Senado, Orestes Quércia (PMDB), em encontro com o prefeito tucano local, Alckmin teve que falar em "rever tarifas": - "Você pode ter casos que a pessoa percorre um trecho menor e acaba pagando uma tarifa cheia. Esses casos nós vamos analisar um a um...", dissimulou, fazendo um confissão de culpa pelos erros e abusos dos contratos draconianos feitos por ele mesmo e por Serra para alegria das concessionárias, e desespero da população que tira o dinheiro do bolso.
Na semana passada, ao iniciar a campanha eleitoral no Largo de Osasco (próximo à Barueri), o candidato do PT, Aloizio Mercadante, criticou o modelo de concessão adotado pelo PSDB no estado: “A taxa interna de retorno de alguns contratos é superior a 20% [há casos que supero 30%], do pedágio federal é 8,5%. O indexador de inflação que eles usaram é o IGP-M. Do federal, é o IPCA. Só isso, em dez anos, dá uma diferença de quase 40%”, afirmou Mercadante, que defende a cobrança de acordo com a quilometragem percorrida pelo motorista. Para isso, seria utilizado o sistema eletrônico de cobrança (Sem Parar).
Goldman, governador tucano sucessor de Serra cria 2 novos pedágios nesta semana
Enquanto Geraldo Alckmin (PSDB), dissimulava dizendo que iria rever tarifas, sem convencer muito, na quinta-feira, 15, o governador demo-tucano de plantão, Alberto Goldman (PSDB), que assumiu após José Serra se licenciar para concorrer à presidência, fazia o contrário: lançou o edital das concessões dos trechos Sul e Leste do Rodoanel, com pedágios cujas tarifas podem chegar a R$ 6,00 no trecho Sul e R$ 4,50 no Leste. O edital prevê o bloqueio total e postos de cobrança em todos os pontos de acesso à via. (Do Visão Oeste)
Como diz o Conversa Afiada, quem falar em "pedágio" ganha a eleição em São Paulo e no Brasil.
Paulo Henrique Amorim