O Conversa Afiada reproduz e-mail que recebeu do Julio Cesar.
Antes clique aqui para ler "Uma explicação para o que o Aécio fez no Rio".
E aqui para ler "Burburinho acha que a carteira do Aécio pode não estar vencida".
Caro Paulo Henrique Amorim,
Escrevo para fazer um breve esclarecimento a ti e que pode ser estendido aos seus inúmeros leitores.No post "Burburinho: será que a carteira do Aécio estava vencida ?" ocorre uma suposição errada, onde alega-se que pelo fato do Aécio ter conseguido uma segunda via da Habilitação em maio do ano passado, entende-se daí que a carteira não poderia está vencida tendo em vista o prazo de validade de 5 anos da mesma.
Ocorre que a retirada de segunda via, não altera a validade da habilitação, como ocorreria com a carteira de identidade por exemplo. Isto por que a validade da habilitação diz respeito aos exames médicos e não sobre o documento em si. Ou seja, a cada 5 anos o condutor é submetido novamente aos testes clinico e psicológico, onde caso seja aprovado tem a sua habilitação renovada. Tanto é verdade que se tentarmos "puxar" o prontuário do Aécio pelo site do DENATRAN, não será possível pois ocorrerá o erro de data de emissão inválida (utilzando a data de reimpressão da habilitação.
Então conclui-se que existe a grande possibilidade sim, pra não dizer certeza, de que a carteira do Aécio esteja vencida, porém numa data qualquer entre o final de maio de 2010 e o dia anterior a apreensão da mesma por parte da autoridade policial. Espero ter oferecido auxílio no entendimento sobre o caso e a verdade presente nos fatos.
Cordialmente,
Júlio César Vieira Soares