Saiu no site do deputado Protógenes Queiroz:
Bombardeios na Tunísia dificultam chegada do grupo de paz na Líbia.
Os deputados Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) e Brizola Neto (PDT-RJ) estão na Tunisia em direção a Líbia em uma missão para obter informações sobre o conflito que ocorre naquele país.
O convite partiu do próprio governo de Muamar Kadafi e de organismos internacionais ligados à ONU. Segundo Protógenes, a fronteira foi fechada devido a bombardeios da OTAN e rebeldes, em razão da situação foram obrigados a aguardar em Tunis, em um abrigo que os protejam dos bombardeios, até que possam entrar na Líbia com segurança.
O grupo de cerca de dez pessoas é integrado também por jornalistas e representantes de movimentos sociais e sindicais. O grupo pretende visitar cidades atingidas pelo conflito, hospitais com vítimas e ouvirão os dois lados do combate entre forças de segurança do governo e opositores.
A situação é bastante crítica e o último contato com o Deputado Protógenes foi às 20h de ontem. A missão é de paz, pretende prestar ajuda humanitária para abrir um diálogo entre os dois grupos do conflito. Inclusive, será necessário visitar as cidades atingidas por bombardeios da Otan e hospitais onde existam vítimas do conflito.
O grupo também pretende avaliar possíveis interesses por trás desse conflito. De acordo com Protógenes, chama a atenção é que o presidente Kadafi tem uma proposta de unificar a África, o que contraria interesses internacionais, gente que tem negócios lá - afirmou.
A visita foi autorizada pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) e será feito um relatório com vídeos e fotos da visita.
Clique aqui para ler também no Tijolaço do Brizola Neto.