Tucano é suspeito de espalhar boato sobre ENEM
O Conversa Afiada reproduz uma série de informações coligidas por Stanley Burburinho (quem sera ele ?) , que levam à suspeita de que a campanha de Cerra jogará sujo até a apuração do último voto.
Como diz o Ciro Gomes, o Cerra numa campanha é garantia de baixaria.
Não deixe de ler: "Estratégia de Haddad é uma luta contra o terrorismo do Cerra".
PF vai investigar possível uso eleitoral do Enem
Texto antigo que anunciava cancelamento de exame de 2009 foi distribuído nas redes sociais
O GLOBO - Publicado: 25/10/12 - 23h56 - Atualizado: 25/10/12 - 23h56
BRASÍLIA — Uma mensagem falsa espalhou ontem uma onda de boatos nas redes sociais sobre o cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que está marcado — e confirmado — para os próximos dias 3 e 4 de novembro. O Ministério da Educação (MEC) informou que seu portal na internet chegou a sair do ar por alguns minutos, devido ao elevado número de acessos por parte de internautas que buscavam esclarecimentos. O assunto, que era de educação, acabou virando tema eleitoral.
De acordo com o MEC, a mensagem que deu origem à confusão partiu de Eden Wiedemann, identificado pelo MEC como um publicitário de Pernambuco. Em sites especializados em redes sociais, Eden é identificado como coordenador de mídias como Facebook e Twitter da campanha do candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, José Serra. Procurada, a campanha de Serra disse que iria averiguar o caso e não confirmou se Eden trabalha ou não para o candidato. Ficou de responder, mas não retornou até o fechamento desta edição.
O ministro Aloizio Mercadante acionou a Polícia Federal para investigar o caso. Em sua página no Twitter, Wiedemann postou a seguinte mensagem na quarta-feira à noite: “VAI HADDAD!!! MEC confirma cancelamento das provas do Enem”. O texto escrito pelo publicitário era acompanhado de um link para matéria veiculada pelo portal Terra, em 2009, quando o Enem foi, de fato, cancelado. O título da referida matéria é: “MEC confirma cancelamento das provas do Enem”. No início da noite de ontem, ele voltou a postar a mensagem. Com ironia, comentou que os petistas estavam irados com a piada que fizera e diz que alguém começou a divulgar o cancelamento na terça-feira.
Segundo o MEC, uma busca no Twitter indicou que o primeiro usuário a enviar a mensagem teria sido Wiedemann. Os posts deram origem à hashtag “#EnemCancelado”, expressão criada para designar um assunto em debate. Logo espalhou-se pela rede uma onda de boatos. Diversos posts eram acompanhados de link para antigas matérias de sites noticiosos sobre a suspensão do Enem de 2009 — que ocorreu após um caderno de questões ter sido furtado na gráfica. Link antigo do site do GLOBO também foi utilizado indevidamente no Facebook, o que levou o jornal a postar em seu site alerta de que o Enem não fora cancelado.
O MEC usou as redes sociais para confirmar que o próximo Enem será aplicado em 3 e 4 de novembro. “O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 está confirmado para os dias 3 e 4 de novembro. Estudantes já começaram a receber os cartões de confirmação e também podem conferir os locais de aplicação das provas na página do exame”, dizia o texto do ministério.
Pela manhã, Mercadante declarou que está “tudo pronto” para a aplicação do exame.
— O primeiro Enem a gente nunca esquece.
Mercadante disse que houve reforço para a segurança na aplicação do exame. As provas, segundo ele, estão protegidas em 72 batalhões do Exército, PF, Polícia Rodoviária e Polícia Militar.
— Até agora esse trabalho já foi feito e não tivemos nenhuma dificuldade — afirmou. (Demétrio Weber)
Matéria do O Globo sobre o cancelamento do ENEM:
Esclarecimento: Enem 2012 não foi cancelado
O GLOBO - Publicado: 1/10/09 - 0h00 - Atualizado: 1/10/09 - 0h00
RIO - Por motivo alheio à vontade do GLOBO, uma reportagem publicada no site em 2009, que noticiava o cancelamento das provas do Enem naquele ano, voltou a circular na rede via Facebook, aparecendo em listas de mais lidas da rede social, reproduzidas de forma automática em nossa homepage.
O GLOBO esclarece que o Enem 2012 não foi cancelado e que está tomando providências junto aos administradores da rede social para que a reportagem de 2009 saia das citadas listas do Facebook em nosso site.
O Eden Wiedemann também já prestou serviços para a Globo Nordeste:
https://twitter.com/NetoSampaio/status/261645282314432513/photo/1/large
1 - A pessoa que retuitou o texto com matéria falsa de 2009 sobre o cancelamento do ENEM, é o Coordenador de Social Media da campanha de Serra:
"25 DE SETEMBRO | 3a FEIRA
15h00 às 16h00 | ELEIÇÕES 2012: VOTOS, APRENDIZADOS E SOCIAL
A corrida eleitoral 2012 já vai estar quase no fim quando esse debate acontecer.
(...)
Eden Wiedemann (Coordenador de Social Media na campanha de José Serra),
(...)"
http://raquelcamargo.com/blog/2012/09/debate-sobre-eleicoes-no-social-media-week/
2 - E me chamou de mentiroso quando eu disse que ele era o coordenador de social media da campanha de Serra. Veja:
RT @stanleyburburin: RT @RealEden: Que coisa feia, olha o stanley mentindo./Eu mentindo? Acho que não. Veja o meu próximo tweet:
2.1 - RT @stanleyburburin: RT @RealEden: Que coisa feia, olha o stanley mentindo./Eu mentindo? Acho que
não. Veja o meu próximo tweet: - https://twitter.com/stanleyburburin/statuses/261609397237739520
2.2 - RT @stanleyburburin: @RealEden Olha vc aqui: "ELEIÇÕES 2012: Debate com Eden Wiedemann (Coordenador de Social Media na campanha de Serra)- http://is.gd/zkI0AF -
http://twitter.com/stanleyburburin/statuses/261609561486659584
3 - E ele mora em São Paulo, mas é do Recife - PE:
"Visão geral de Eden Wiedemann
(...)
Universidade Federal de Pernambuco"
http://br.linkedin.com/pub/eden-wiedemann/20/95b/6b8