Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2013 / 05 / 06 / Fernando, um agregador

Fernando, um agregador

O Congresso foi a casa de Fernando, fora de casa
publicado 06/05/2013
Comments

 

 

O Presidente Renan Calheiros fez realizar nesta segunda-feira, no Senado, uma solenidade em homenagem a Fernando Lyra.

Uma das filhas de  Fernando, Patricia, leu a seguinte mensagem:

Homens, Mulheres e Crianças… (*)


Homens, mulheres e crianças. Deputados, ascensoristas, secretárias, médicos, enfermeiros, senadores, professores e presidentes da república. Ele sempre via além do cargo, fazia questão de enxergar o ser humano dentro de cada um. Sua agenda de telefone ia de Eduardo o governador a Eduardo o cadeirante, e os dois eram atendidos sem que ele fizesse distinção. Acho que esse era um dos seus traços mais marcantes.
Fiquei pensando sobre o que poderia escrever sobre papai depois de tantos grandes discursos feitos por tantos grandes homens. E ainda por cima nesta Casa que ele tanto amava. O Congresso Nacional era sua casa fora de casa. O respeito que ele nutria por esta instituição era parte inerente do seu ser.
Ir sempre além. Essa era outra característica de papai. Ele via soluções onde se viam problemas e enxergava possibilidades onde só pareciam haver obstáculos.
Homens, mulheres e crianças. Era assim que, com aquele vozeirão poderoso, papai começava todos os seus discursos de campanha. E o povão lá embaixo o acompanhava, normalmente com um sorriso no rosto. Quantas vezes me vi no asfalto, emocionada sentindo a reação do povo às suas palavras. E quantas vezes me vi ao seu lado no palanque, emocionada sentindo a sua reação à emoção popular.
Homens, mulheres e crianças. Meu pai não passou em branco na vida de ninguém. Sua história política já comprova isso. Pessoalmente, papai era acima de tudo um agregador. Sua família mais próxima era enorme e nós desde sempre nos acostumamos a dividi-lo. A esposa, três filhas, cinco netos, irmãos e cunhados, genros, sobrinhos e primos. E papai reinava. Os amigos eram irmãos. Os irmãos eram amigos. Foi um abraço, um telefonema, uma visita inesperada, um sorriso. E assim ele deixou sua marca por onde passou. E assim sua memória ficará para sempre viva, sua lembrança para sempre acesa.

(*) Entre as muitas inovações como poliico, Fernando iniciava os comicios assim, a se referir às crianças, tambem. E terminava de forma singular: pedia às crianças para dizer aos pais que votassem nele...


Leia também: “o importante é o rumo, Fernando Lyra ".