A Petrobras no debate da Globo. Culpa do zé
O Conversa Afiada não é o Profeta Tirésias, mas já tinha dito: o zé da Justiça ia montar uma cama de gato para a Presidenta Dilma.
Também disse, recentemente, que o zé é o maior obstáculo à reeleição da Dilma – no primeiro e, se houver, no segundo.
(Segundo o DataCaf, o segundo turno é pouco provável.)
Se a Dilma não vencer no primeiro turno e tiver que aguentar a Bláblá a se esganiçar com a corrupção na Petrobras – de novo, a culpa será do zé.
A Petrobras foi para o centro da lógica da Oposição – como se viu na última propaganda eleitoral – por causa da “delação seletiva” dos personagens da Operação Lava-jato.
A singularidade bem brasileira de doleiro só lavar dinheiro de quem ferra a Dilma.
De a Oposição participar das entrevistas coletivas do Paulo Roberto e do Youssef: os depoimentos “secretos” na Polícia Federal.
De onde vazam copiosamente.
Para o PiG.
Na busca desesperada de um assento no Supremo, o zé adotou a estratégia de não fazer nada.
Quem sabe o PiG não o ajuda a se sentar no lugar do Joaquim Barbosa ?
E fazer um papelão como o do Barbosa – ou do Fux ?
Por que cargas d'água a PF do zé marcou o dia de o Cerra “tocar piano” para depois da eleição para senador ?
O Conversa Afiada vai interpelar o Ministro zé: também quer participar da coletiva do Youssef.
Por que só a Globo tem direito a vazamento ?
A possibilidade de o PMDB aprovar uma extravagante indicação do zé ao Supremo se compara à de o Levy Fidelix ser convidado para organizar a Parada Gay.
No segundo mandato, mais importante, muito mais importante do que nomear um substituto do Mantega - que, pelo amor de Deus, dê menos entrevistas à Globo ! - muito mais importante é o novo Ministro da Justiça.
O sábio Fernando Lyra – o importante é o rumo, dizia ele - contava que, quando lhe disse que ia ser o Ministro da Justiça, o Presidente Tancredo (de quem o neto não guarda a menor verossimilhança) lhe disse:
- Fernando, você pode escolher quem você quiser para o seu Ministério. E o chefe de Polícia vai ser o coronel Alencar Araripe.
O zé escolheu um chefe de Polícia que tentou impedir a deflagração da Operação Satiagraha, a que prendeu – duas vezes – o imaculado banqueiro Daniel Dantas.
Só no Brasil !
Paulo Henrique Amorim