Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / A queda de um golpista: Guaidó não é mais presidente da Assembleia Nacional da Venezuela

A queda de um golpista: Guaidó não é mais presidente da Assembleia Nacional da Venezuela

Deputado de direita diz: Guaidó virou um pesadelo!
publicado 05/01/2020
Comments
Untitled-1.jpg

(Reprodução/YouTube)

Via Sputnik News - Juan Guaidó foi substituído do cargo de presidente da Assembleia Nacional por um grupo político rival. Neste domingo (5), foi realizada votação para determinar a nova presidência da Casa.

O cargo agora será ocupado pelo deputado Luis Parra. Membros da ala chavista "Bloque de la Patria" e alguns setores da oposição romperam com Guaidó e votaram em Parra para presidente da Assembleia Nacional, Franklin Duarte como primeiro vice-presidente e José Gregorio Noriega como segundo vice-presidente.

A eleição foi criticada por alguns deputados, que dizem que a decisão foi tomada sem o quórum necessário já que a Assembleia Nacional estava cercada por militares da Guarda Nacional Bolivariana. 

Francisco Torrealba, membro do Partido Socialista Unido, afirma que Guaidó não pretendia abrir a sessão plenária para evitar uma derrota no pleito e que foi utilizado um trecho do regimento que permite que a sessão seja aberta pelo deputado mais velho.

Guaidó se autoproclamou presidente interino da Venezuela em 23 de janeiro e procura destituir do cargo o presidente Nicolás Maduro. 

***

Em tempo: disse José Brito, deputado de direita: "Neste 2019 que acabou de terminar, você [Guaidó] era a esperança do país. Hoje você é a maior decepção. Você pode ter sido o futuro, mas hoje você é e será o passado, você foi um sonho transformado em  pesadelo. Juan Guaidó, a partir de hoje o seu tempo acabou (...) Guaidó usou o povo para consolidar não as forças da mudança, mas sua própria posição de poder".

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!