Alerj abre processo de impeachment contra Witzel
(Governo do Rio)
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano (PT), abriu processo de impeachment contra o governador Wilson Witzel (PSC) nesta quarta-feira 10/VI, após votação simbólica do plenário.
"Essa decisão não é um pré-julgamento. Eu poderia tomar uma decisão monocrática, mas quero abrir uma votação simbólica. Precisamos ouvir o governador, trazer o governador à Alerj. Ele precisa ter a possibilidade de se defender", completou.
O anúncio foi feito por volta de 17h35. O pleito foi unânime com 69 votos favoráveis.
A partir da publicação em Diário Oficial, os partidos terão 48 horas para apontar seus representantes para uma comissão especial que analisará a admissibilidade da denúncia. Witzel será notificado e apresentará a defesa no prazo de dez sessões.
Após a comissão emitir seu parecer, uma votação nominal será aberta e os deputados decidirão a favor ou contra o recebimento da denúncia.
Se a maioria for favorável, Witzel será temporariamente afastado. O próximo passo será a formação de um tribunal misto de julgamento, com parlamentares da Alerj e desembargadores do Tribunal de Justiça.