Angorá julga quem fica com cofrinho da SECOM
Agências disputam contrato de R$ 208 milhões
publicado
21/02/2017
Comments
No Drive Premium, por Fernando Rodrigues:
Publicidade de Michel Temer
26 agências disputam R$ 208 milhõesEste é o valor estimado do contrato oferecido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência. Serão contratadas 3 agências por 12 meses. As propostas foram recebidas hoje (2ª) pelo Palácio do Planalto. Na nota a seguir, os nomes das 26 agências.
As postulantes
Agnelo Pacheco Criação e Propaganda
Agência Plá de Comunicação e Eventos
Ampla Comunicação
Arcos Propaganda
Artplan Comunicação
AV Comunicação e Marketing
Bees Publicidade Comunicação & Marketing
Box Comunicação Eireli
Calia Y2 Propaganda e Marketing
CCZ Publicidade e Marketing
Costa Publicidade e Propaganda
DPZ&T Comunicações
Fields Comunicação
Fischer América Comunicação Total
Giacometti & Associados Comunicação
Heads Propaganda
Leo Burnett Publicidade
Multi Solution Publicidade e Comunicação
Nova/SB Comunicação
Perfil 252 Comunicação Completa
PBC Comunicação
PPR - Profissionais de Publicidade Reunidos
Propeg Comunicação
RC Comunicação
Rino Publicidade
Y&R Propaganda
Como algumas agências se posicionam
Tudo está nas mãos do presidente Michel Temer, do ministro Moreira Franco (Secretaria Geral) e de Márcio de Freitas (Secretaria de Comunicação). O jogo está sendo jogado.
4 múltis na disputa
Entre as 26 agências que concorrem para ficar com a conta da publicidade de Michel Temer estão 4 de capital estrangeiro. DPZ&T, Leo Burnett, PBC Comunicação (Publicis) e Y&R. Em teoria, tais empresas tem 1 nível mais alto de compliance e ajudam a afastar suspeitas de irregularidades. Mas essa é apenas uma teoria.
O networking da Calia
A Calia tem 1 time experiente de publicitários. O vice-presidente de Operações e Financeiro da agência é Gustavo Mouco. Ele é irmão de Elsinho Mouco, o publicitário do PMDB nacional e consultor informal de imagem de Michel Temer.
O Drive avalia as chances da Calia
O mais provável é que a agência, pela proximidade do marqueteiro presidencial, fique fora do Planalto. A Calia tem chance em alguma grande estatal. A Petrobras, inclusive.
O networking da Propeg
Gigante no atendimento a governos, a Propeg trabalhou nas administrações de FHC, Lula e Dilma. Fez a bem-sucedida campanha de conscientização da população durante o apagão de 2001.
O networking da Artplan
Fundada por Roberto “Rock in Rio” Medina, a Artplan tem trânsito fácil nos mundos político e empresarial fluminenses. Um problema: a boa relação com o ex-presidente da Câmara Henrique Alves.
Fischer América, J&F e Henrique Meirelles
A agência é quase 1 "house organ" do grupo do agora encrencado Joesley Batista. O trabalho foi sempre bem avaliado, inclusive para o Banco Original, projeto da J&F que foi tocado por Henrique Meirelles. O ministro mantém boa relação com Eduardo Fischer.
O processo de escolha
As propostas agora serão analisadas por uma subcomissão técnica formada por 3 integrantes: 2 com vínculos funcionais com a Presidência da República –José Bello Souza Francisco e José Carlos Ramalho Junior –e 1 sem vínculo funcional com o Planalto –Roberto Constante Filho. Leia a ata de sorteio da comissão.
Relações próximas
Bello foi diretor de publicidade da revista IstoÉ. A publicação mantém boas relações com o governo Temer, como se sabe.
Memória do Drive
Um encontro da "swat" de Michel Temer na comunicação foi publicado na 3ª edição do Drive de 8 de setembro de 2016: