Aquecimento global: temperatura dos oceanos bateu record em 2019
Em 2019, a temperatura média dos oceanos bateu record, e o ritmo em que eles estão esquentando está em processo de aceleração, aponta estudo divulgado nesta terça-feira 14/I.
A temperatura média dos oceanos no ano passado ficou cerca de 0,075 grau Celsius acima da média verificada entre 1981 e 2010, segundo estudo publicado na revista chinesa Advances in Atmospheric Sciences.
Os cientistas calcularam que, nos últimos 25 anos, os oceanos absorveram o equivalente ao calor gerado por 3,6 bilhões de explosões como a da bomba de Hiroshima.
O texto, assinado por 14 cientistas de 11 institutos de vários países, aponta que as temperaturas mais quentes foram registradas entre a superfície do mar e os dois mil metros de profundidade.
“Esse aquecimento medido dos oceanos é irrefutável e é mais uma prova do aquecimento global. Não há alternativas razoáveis além das emissões humanas de gases captadores de calor [do efeito estufa] para explicar esse aquecimento”, afirma Cheng Lijing, principal autor do artigo e professor associado do Instituto de Física Atmosférica da Academia Chinesa de Ciências.
Os pesquisadores ainda compararam dados de 1987 a 2019 com o período entre 1955 e 1986. Eles concluíram que, nas últimas seis décadas, o aquecimento mais recente foi cerca de 450% maior que o anterior.
Para os especialistas, é possível trabalhar para reverter os efeitos da atividade humana no clima, mas os mares levarão mais tempo para responder do que ambientes atmosféricos e terrestres.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |