Argentina: Fernández vai mandar ao Congresso projeto de descriminalização do aborto
(Reprodução/YouTube)
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, reforçou na quarta-feira 5/II seu compromisso com a descriminalização do aborto e afirmou que o governo apresentará, ainda neste semestre, um projeto de lei ao Congresso para "acabar com a penalização do aborto". A declaração veio em resposta a perguntas de estudantes durante palestra no Instituto de Estudos Políticos de Paris.
O objetivo, segundo Fernández, é que a iniciativa "permita a atenção a qualquer aborto nos centros de saúde pública".
"Não vivo em paz com minha consciência se uma mulher acaba se machucando ou morrendo em um aborto clandestino", disse Fernández.
Segundo o diário Pagina 12, de Buenos Aires, essa não é a primeira vez que o presidente fala sobre o envio do projeto, mas ele nunca havia expressado sua vontade no exterior e a "viva voz" como agora. "Gostaria que o debate não fosse uma disputa entre progressistas e conservadores, entre revolucionários e retrógrados. É um problema de saúde pública que devemos resolver e devemos assumi-lo assim", disse ele ao Pagina 12 antes de tomar posse em dezembro do ano passado.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |