Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Assessor do Turismo usou avião da FAB para palestrar em reduto eleitoral

Assessor do Turismo usou avião da FAB para palestrar em reduto eleitoral

Hercy Filho aproveitou a interinidade relâmpago
publicado 30/01/2020
Comments
Untitled-10.jpg

O chefe de gabinete do Ministério do Turismo, Hercy Filho, em evento no Tocantins (Divulgação)

Hercy Filho, chefe de gabinete do ministro Marcelo Álvaro Antônio, do Turismo, usou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para dar uma palestra em seu reduto eleitoral no ano passado. A informação é da Folha de S.Paulo.

Hercy aproveitou a interinidade no comando da pasta para solicitar, em 9/IX, uma aeronave da FAB com destino a Dainópolis, no interior do Tocantins, para participar de uma audiência pública na Câmara Municipal. Ele foi prefeito da cidade de 1993 a 1996 e pode voltar a concorrer ao cargo nas eleições deste ano.

No momento em que requisitou o avião da FAB, ele ocupava temporariamente o posto de ministro do Turismo porque o secretário-executivo, Daniel Diniz Nepomuceno, acompanhava Álvaro Antônio em uma viagem à Rússia.

Vale lembrar que Marcelo Álvaro Antônio é o famoso ministro do laranjal: ele foi indiciado pela Polícia Federal e denunciado pelo Ministério Público pela montagem de um esquema de candidaturas laranjas em Minas Gerais, em 2018.

A regra diz que ministros podem solicitar voos da FAB em três hipóteses: motivos de segurança, emergência médica e viagens a serviço.

Como lembra a Folha, "o uso exclusivo de uma avião da FAB para viagem no exterior levou nesta semana o presidente Jair Bolsonaro a destituir, nomear em outro cargo e depois afastar de vez do governo federal Vicente Santini, da Casa Civil".

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!