Atentado da ditadura senta no banco dos réus
Quem vai ser julgado é o sobrevivente nesse Puma (Reprodução/Flickr/E o Rio Era Assim)
Da colona de Lauro Jardim, no Globo Overseas (empresa que tem sede na Holanda para lavar dinheiro e subornar agentes da FIFA com objetivo de ter a exclusividade para transmitir os jogos da seleção):
STJ derruba decisão do TRF-2 e suspeitos de atentado no Riocentro serão julgados
O ministro do STJ Rogério Schietti acolheu um recurso do Ministério Público e decidiu que os suspeitos de participar do atentado do Riocentro, entre eles o general Newton Cruz, devem ser julgados pela corte superior.
O MP recorreu contra uma sentença proferida pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região em meados de 2014.
Na ocasião, o TRF entendeu que o caso não se enquadrava em crime contra a humanidades e, por isso, estava prescrito.
Diante da apelação dos procuradores, e depois de fazer uma consulta formal ao STF, Schietti determinou que a ação siga seu curso normal, até a batida de martelo final, no STJ.
A sentença definitiva, no entanto, vai demorar um bocado para acontecer. Superadas as questões processuais, só agora, o ministro irá se debruçar sobre o o mérito do caso.
Ele sequer definiu se vai levá-lo à sexta turma ou ao plenário do tribunal.
Fato é: será a primeira vez que os suspeitos de participação no histórico atentado vão responder efetivamente pelos crimes dos quais são acusados, já que outros dois inquéritos, abertos em 1981 e 1999, acabaram arquivados.
Não deixe de ler no Conversa Afiada:
Chico Otávio desvenda o atentado do Riocentro. Viva o STF! Viva a PGR!
Mataram o chefe do DOI-CODI do Riocentro
Protógenes jogou a bomba do Riocentro no colo do Governo
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |