Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Bolsonaro namora o MDB para escapar do impeachment

Bolsonaro namora o MDB para escapar do impeachment

O toma lá dá cá segue forte no governo
publicado 20/05/2020
Comments
bolsonaromdb3.png

Após fechar acordos e distribuir cargos para partidos do chamado Centrão, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem um novo alvo para formar aliança: o MDB.

O objetivo do presidente é escapar de um possível processo de impeachment.

De acordo com o Estadão, o MDB, no entanto, resiste e indica que manterá um pé no governo e outro fora. A sigla tem dois dos três líderes do governo no Congresso e filiados ocupando cargos na estrutura federal, mas adotou o discurso de que não precisa de nomeações para votar a favor das pautas que estão na agenda econômica. Assim, diz que manterá a independência para criticar eventuais ações do presidente e do seu entorno que confrontarem com os limites democráticos.

O partido tem na Câmara 34 deputados. Para escapar do afastamento, Bolsonaro precisa ter ao menos 172 votos a seu favor na Casa.

Ontem, o presidente do partido, deputado Baleia Rossi (SP), esteve em reunião no Planalto com o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, para marcar posição, ao lado dos líderes do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), e no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE). “Chega de briga, chega de discussão inútil. A gente está vendo um monte de coisa que não acrescenta em nada neste momento. Tem 16 mil brasileiros que morreram, uma série de angústias, mas vai ficar com brigas políticas? Temos alinhamento total com a pauta de recuperação do País. E essa questão de um cargo aqui e um cargo ali já está superada. O governo respeita a posição do MDB”, disse Baleia ao jornal.