Bolsonaro volta a falar de Lula para defender submissão aos EUA
Jair Bolsonaro reforçou nesta quarta-feira 8/I seu alinhamento a Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, em meio à crise com o Irã. Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais (durante a qual ele assistiu ao pronunciamento do presidente estadunidense), Bolsonaro citou o presidente Lula para tentar defender sua submissão aos EUA.
“Muitos acham que o Brasil deve se omitir no tocante aos acontecimentos. Queria dizer apenas uma coisa. O senhor Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto presidente da República, esteve no Irã. E lá defendeu que aquele regime pudesse enriquecer urânio acima de 20%, que seria para fim pacífico. Complementaria apenas com uma questão. Nós temos que seguir as nossas leis. Nós não podemos extrapolar”, afirmou.
“A nossa Constituição aqui diz, no artigo quarto, a República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: a defesa da paz e o repúdio ao terrorismo", completou.
Mais cedo, em entrevista ao DCM, Lula criticou a postura de Bolsonaro em relação à crise Irã x EUA.
“O Brasil não precisa ser lambe-botas de ninguém. O Brasil precisa ser respeitado pela Bolívia e pelos EUA. Pela China e pelo Uruguai. É assim que se constrói um país soberano”, disse Lula.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |