Bolsonaro volta atrás e convida Alberto Fernández para visitar o Brasil
Alberto Fernández e sua vice Cristina Kirchner, durante a cerimônia de posse do novo governo (Créditos: Nicolas Aboaf/Frente Todos)
O presidente Jair Bolsonaro nunca escondeu sua ojeriza em relação ao novo presidente argentino Alberto Fernández, que tomou posse nesta terça-feira 10/XII.
Durante os últimos meses, Bolsonaro chamou a chapa Fernández-Kirchner de "bandidos de esquerda", previu uma onda de refugiados argentinos no Rio Grande do Sul e ameaçou deixar o Mercosul
Quando a vitória de Fernández se confirmou, Bolsonaro afirmou que não iria parabenizar o novo presidente e, em seguida, espalhou fake news sobre um suposto caos econômico no país vizinho.
Fernández não deixou por menos: visitou o presidente Lula em Curitiba e chamou Bolsonaro de racista e misógino em um programa de TV de Buenos Aires.
Bolsonaro nunca escondeu que seu preferido nas eleições argentinas era o neoliberal Maurício Macri - aquele que jogou 2,6 milhões na pobreza por ano e cujo candidato a vice propôs dinamitar as favelas da capital do país...
A birra do Jair Messias continuou: no dia 8/XII, ele anunciou que não iria enviar nenhum representante do governo brasileiro à posse de Fernández.
No dia seguinte, ele voltou atrás: mandou o vice-presidente Hamilton Mourão para Buenos Aires.
Nesta quarta-feira 12/XII, Bolsonaro recuou. Mais uma vez!
E decidiu convidar o novo líder argentino para uma visita oficial ao Brasil".
"Se ele quiser nos visitar, estou à disposição. Está convidado, se quiser visitar o Brasil, será motivo de satisfação", disse Bolsonaro ao chegar ao Palácio da Alvorada no início da noite.
Vai entender...
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada:
- Bolsonaro decide não enviar representante à posse de Fernández na Argentina
- Bolsonaro volta atrás e envia Mourão para posse de Fernández
- Fernández: golpe na Bolívia mostra que EUA voltaram aos anos 70
- Bolsonaro chama Alberto Fernández e Cristina Kirchner de bandidos!
- Bolsonaro mente mais uma vez sobre a Argentina. Até quando?
- Bolsonaro não vai parabenizar Fernández após eleição
- Bolsonaro tenta desesperadamente salvar Macri
- Chanceler Araújo ameaça deixar o Mercosul
- Governo Bolsonaro ameaça sair do Mercosul se Macri perder eleição
- Candidato a vice de Macri quer dinamitar as favelas!