Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Câmara confirma invasão a gabinetes de deputados

Câmara confirma invasão a gabinetes de deputados

Parlamentares do PT e PSOL não foram alertados sobre procedimento
publicado 04/01/2019
Comments
Nocao.jpg

A respeito da invasão aos gabinetes de 14 deputados federais do PT e do PSOL antes da posse de Jair Bolsonaro, o Conversa Afiada reproduz trechos de artigo do portal Congresso em Foco:

Sem autorização de deputados, funcionários da Câmara entraram em gabinetes por segurança de Bolsonaro


A Câmara admitiu, nesta quarta-feira (3), que funcionários da Casa entraram sem a autorização de deputados em gabinetes parlamentares na véspera da posse de Jair Bolsonaro, ocorrida na última terça-feira (1º). Os parlamentares não foram avisados previamente sobre a entrada de terceiros em seus gabinetes.

Líderes do PT e do Psol classificaram o episódio como “grave violação da imunidade parlamentar” e cobraram explicações do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ao todo, 14 deputados dos dois partidos tiveram seus gabinetes violados. Petistas registraram boletim de ocorrência.

A Diretoria-Geral da Casa informou que determinou o lacramento de persianas e quebra-sois das janelas de todos os gabinetes do Anexo 4, especialmente aqueles voltados para a via S2, que dá de frente para a Esplanada dos Ministérios. “O objetivo foi evitar que uma eventual movimentação em qualquer gabinete desviasse a atenção dos franco-atiradores”, justificou o órgão por meio de nota. A Câmara alega que seguiu norma de segurança adotada nos demais prédios da Esplanada para a posse presidencial. Mas não esclarece por que não comunicou os parlamentares sobre a decisão. (...)

O G1 acrescenta:

(...) a Câmara informou que a determinação foi da Diretoria Geral da casa e que não houve comunicação prévia aos gabinetes porque a decisão foi tomada no fim de semana. Segundo a nota, não havia tempo hábil para essa comunicação, e a medida era necessária por razões de segurança. (...)

Em tempo: no Twitter, a deputada Jandira Feghalli, do PCdoB-RJ, confirmou que seu gabinete também foi violado sem autorização.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!