Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Cel. Lima era até conselheiro amoroso do Temer

Cel. Lima era até conselheiro amoroso do Temer

Amigo para qualquer enrosco
publicado 30/03/2018
Comments
Sem Título-3.jpg

De Aline Ribeiro, no Globo Overseas:

A passagem do presidente Michel Temer pelo governo Franco Montoro, em São Paulo, lhe rendeu a amizade com o coronel João Baptista Lima Filho, da Polícia Militar, preso na manhã desta quinta-feira pela Polícia Federal. Temer foi procurador-Geral de Montoro, em 1982, e secretário de Segurança Pública, em 1984. Lima era seu assessor na pasta da segurança, no cargo de assistente policial-militar. Como parte de suas funções, andava para cima e para baixo com o secretário. “Coronel Lima” ou “doutor Lima”, como é conhecido, por muitos anos ajudou Temer em campanhas, como coordenador dos comitês eleitorais.

Acabaram tão próximos que Lima virou uma espécie de conciliador de seus problemas com a família. A relação se solidificou no primeiro divórcio de Temer, oficializado em 1987. Na época, Temer era casado com Maria Célia de Toledo, a primeira de suas quatro mulheres, e mãe de suas três filhas: Maristela, Luciana e Clarissa. Era Lima quem ajudava a conter os acessos de ciúmes de Maria Célia.

— Ela chegava a ligar na casa dos conhecidos para investigar onde ele estava, se estava com alguém — diz um interlocutor de Temer na época — Nesse momento, Lima ajudou muito. Ia lá falar com ela: ‘fulana, você não pode fazer isso’. Lima acabou virando amigo para qualquer enrosco.

(...)