Coalização do Bibi fracassa e Israel chama novas eleições
Bibi deve lamentar ter ido ao Muro das Lamentações com ele, em 1º/IV/2019... (Crédito: Menahem Kahana/AFP)
Do Estadão:
O Knesset, Parlamento israelense, votou nesta quarta-feira, 29, por sua dissolução e convocação para novas eleições em setembro depois que o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu falhou em conseguir formar uma coalizão de governo.
Netanyahu tinha até a meia-noite local (19h de Brasília) desta quarta-feira para formar um governo com seus parceiros conservadores ou convocar novas eleições.
O presidente Reuven Rivlin havia dado a Netanyahu mandato para formar o governo, após a vitória da direita nas legislativas de 9 de abril. Ele tentava formar uma maioria de 65 assentos (de um total de 120). Netanyahu está no poder há dez anos sem interrupção e 13 no total.
A sobrevivência de uma figura que domina a política israelense há anos está em jogo e seus aliados decidiram votar pela dissolução do Parlamento (Knesset) 50 dias após as eleições e convocar uma nova votação para agosto ou setembro.
(...)
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |