Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Coalizão liderada pelos EUA diz em carta que vai sair do Iraque

Coalizão liderada pelos EUA diz em carta que vai sair do Iraque

Parlamento iraquiano pediu saída das tropas no último domingo
publicado 06/01/2020
Comments
Untitled-15.jpg

(Crédito: Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. Divulgação via Reuters)

A coalizão militar liderada pelos Estados Unidos contra o Estado Islâmico disse nesta segunda-feira 6/I que irá se retirar do Iraque e reposicionar suas forças nas próximas semanas. É o que indica uma carta obtida pela Agência Reuters.

“Senhor, em deferência à soberania da República do Iraque, e como solicitado pelo Parlamento iraquiano e pelo primeiro-ministro, a CJTF-OIR vai reposicionar suas forças nos próximas dias e semanas para se preparar para o movimento adiante”, afirma a carta do brigadeiro dos fuzileiros navais William H. Seely 3º, comandante-geral da força-tarefa no Iraque.

Uma fonte militar iraquina confirmou à Reuters a autenticidade do documento, endereçado à unidade de operações conjuntas em Bagdá do Ministério da Defesa do Iraque.

“Respeitamos sua decisão soberana de determinar nossa saída”, afirma a carta.

A decisão se dá um dia após o Parlamento do Iraque aprovar uma resolução que pedia ao governo o encerramento das atividades de tropas estrangeiras em solo iraquiano, como reação ao ataque dos Estados Unidos que matou o general iraniano Qasem Soleimani, em Bagdá. O texto pede, ainda, que sejam cancelados quaisquer pedidos de ajuda do Iraque ao governo de Donald Trump.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!