"Confissão de culpa", diz Freixo sobre apelo de Bolsonaro ao TSE
(Valter Campanato/Agência Brasil)
Do deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ), no Twitter:
PATÉTICO! Bolsonaro pediu que o TSE não inclua o inquérito das fake news do STF no processo que pode cassar a sua chapa por disseminar... Fake news nas eleições! É uma confissão de culpa.
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) June 5, 2020
A propósito, leia a reportagem do Conversa Afiada:
A defesa de Jair Bolsonaro enviou, nesta sexta-feira 5/VI, uma solicitação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que o inquérito que investiga a divulgação e o financiamento das fake news, aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), não seja incluído no processo que analisará a cassação da chapa dele com o vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB). A informação é do site Metrópoles.
Assinada pela advogada Karina Kufa e endereçada ao ministro Og Fernandes, relator do caso, a manifestação argumenta que “não há relação entre os fatos do inquérito e as investigações na Corte Eleitoral, não havendo justificativa para o compartilhamento de provas”.
Segundo a ação, incluir o inquérito que apura notícias falsas no processo “não acrescenta” em nada “ressaltando, ainda, o princípio da independência das esferas”. O PT protocolou um pedido no STF para que fossem juntados às Ações de Investigação Judiciais Eleitorais (Aijes) dados do inquérito que apura ofensas a ministros do STF.