Cuba celebra 61º aniversário da Revolução
Os cubanos celebram nesta quarta-feira 1º/I o 61º aniversário do triunfo da Revolução, com diversas atividades recreativas em diferentes lugares do país e com o chamado do Presidente Miguel Díaz-Canel a comemorar as conquistas, apesar das adversidades.
Segundo a Prensa Latina, as tensões econômicas provocadas pelo agravamento do bloqueio econômico, financeiro e comercial imposto pelos Estados Unidos manterão o povo e o governo cubanos em alerta em 2020. Diante disso, o próprio presidente chamou o povo a trabalhar e pensar "como país" e resistir aos ataques internacionais cujo objetivo é desestabilizar o processo liderado por Fidel Castro em 1º de janeiro de 1959.
Em seu discurso no Parlamento cubano, em 21 de dezembro, Díaz-Canel proferiu uma frase que ficou marcada: "eles atiraram para matar e estamos vivos".
Em mensagem publicada posteriormente no Twitter, o presidente apontou que o desafio é, no meio da guerra, conquistar a maior prosperidade possível.
É nesse contexto que Cuba dá as boas-vindas a 2020, com a premissa de que a Revolução triunfa toda vez que conquista sobre seus inimigos uma vitória para a sua causa, conforme expresso pelo próprio presidente.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |