Dino: Lula precisa ser solto hoje!
Dino e Lula, em 5/IX/2017 (Reprodução/PCdoB)
Do Twitter do governador Flávio Dino, do PCdoB do Maranhão:
"Como tenho sustentado, o ex-presidente Lula tem direito ao regime semiaberto desde abril, em face de detração penal. Hoje, 23 de setembro, Lula completa 1/6 de cumprimento da pena e direito à progressão de regime é inequívoco."
Lula, entretanto, já declarou que não irá solicitar a transferência para o regime semiaberto.
Ele deu a ordem aos seus advogados: só quer ir para casa após absolvição ou anulação da sentença que o condenou no caso do "triplex do Guarujá".
"O ex-presidente Lula tem plena ciência de todos os seus direitos e optou neste momento por não pedir a progressão de regime porque acredita na necessidade de que seus processos sejam anulados e sua liberdade plena seja reestabelecida. Lula, como todo e qualquer cidadão, tem direito a um julgamento justo, imparcial e independente, o que foi negado a ele diante do conluio entre o ex-juiz Sérgio Moro e os procuradores da Lava Jato de Curitiba", disse o advogado Cristiano Zanin.
Lula quer sair da sede da PF de Curitiba pela porta da frente - com a confirmação de sua inocência.
Sem tornozeleira eletrônica.
Ou, como disse Lula em entrevista a Mino Carta e Sérgio Lírio, da Carta Capital: "não sou pombo-correio. Se quiserem colocar uma corrente, coloquem no pescoço do Moro, não na minha canela. Só saio daqui com a minha inocência total."
Em tempo: Anderson Rosa Vaz, doutor em Direito da PUC-SP, apresenta uma posição diferente: "Lula pode escolher continuar preso? Não. Determinar a progressão é um dever do juiz. É um direito, mas não é o preso que escolhe o regime. Pela LEP [Lei de Execuções Penais], a progressão sequer depende de pedido do réu. Isso em nada impede que Lula exerça o direito de provar sua inocência nem de pleitear nulidade processual."
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada: