Ditadura: onde Mourão e Toffoli se encontram!
Do Globo Overseas:
Não foi ditadura, mas 'governo autoritário’, diz Mourão sobre regime de 1964
O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta quarta-feira que a ditadura militar brasileira (1964-1985) foi um regime autoritário. Mas ele rechaçou o uso do termo "ditadura". Em seminário organizado pela revista "Voto", Mourão fez um breve resumo da história brasileira, começando pelo descobrimento da América, em 1492, e indo até o governo do presidente Jair Bolsonaro.
- Em 64 outra ruptura, na esteira da Guerra Fria e do movimento comunista internacional. Cai o governo do presidente João Goulart. E entramos naquele período que alguns chamam de ditadura militar. Eu prefiro chamar de governo de presidentes militares. Foi um governo autoritário. Autoritário sim. Exerceu o poder por meio do ato institucional número 5 por dez anos - afirmou Mourão. (...)
Em tempo: sobre a referência ao general Geisel, a quem o historialista se refere como o "Sacerdote", convém ressaltar que era ele, Geisel, quem escolhia aqueles que o Figueiredo mandava matar.
Em tempo2: assim como os generais Mourão e Heleno (que tem umas contas a acertar com o Papa), o Historialista de muitos chapéus ainda não admitiu que o Geisel seja um carrasco - PHA
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |