Eduardo Bolsonaro derruba todos os vice-líderes do PSL na Câmara
A disputa interna no PSL - o "bangue-bangue com metralhadora", como bem definiu um deputado - continua agitada.
No dia 16/X os parlamentares alinhados ao presidente Jair Bolsonaro tentaram, através de um abaixo-assinado, retirar o Delegado Waldir, representante da ala bivarista, da liderança do PSL na Câmara. A ideia era substituí-lo pelo deputado Eduardo Bolsonaro, filho 03 do Jair Messias.
Não adiantou: Waldir apresentou um segundo abaixo-assinado, com mais nomes que o anterior e assegurou sua permanência no posto.
(Os bolsonaristas conseguiram 27 assinaturas. Os bivaristas, aliados ao presidente do PSL Luciano Bivar, tiveram 31. As duas listas somam 58 assinaturas. O PSL tem apenas 53 deputados. Ou seja, cinco parlamentares não estavam entendendo nada e votaram nos dois abaixo-assinados!)
A briga continuou durante todo o fim de semana.
Na manhã de ontem 21/X, em uma manobra para apaziguar os ânimos, os bivaristas convenceram o Delegado Waldir a gravar um vídeo em que abdica da liderança do partido na Câmara. O presidente Luciano Bivar também concordou em suspender as punições impostas a um grupo de cinco deputados do bloco bolsonarista.
Pouco tempo depois, entretanto, os bivaristas se arrependeram: segundo o deputado Júnior Bozella, a ala pró-Bolsonaro descumpriu um acordo firmado entre os dois lados da briga.
O combinado era que tanto Waldir quanto o Eduardo 03 abririam mão da liderança do PSL e que uma nova eleição aconteceria ainda nesta semana.
Não foi o que aconteceu: minutos após a publicação do vídeo, os bolsonaristas apresentaram um novo abaixo-assinado que garantiu Eduardo Bolsonaro como líder!
"Vamos apresentar mais uma [Lista] para retomar a liderança com Waldir e depois de amanhã faremos uma nova eleição. Não tem nome colocado ainda, se alguém falar que há candidato está mentindo", disse Júnior Bozella.
Poucas horas após assumir (por enquanto...) a liderança do partido, Eduardo Bolsonaro destituiu todos os doze vice-líderes do PSL na Câmara.
Entre os deputados removidos dos cargos, destacam-se Júnior Bozzella e Joice Hasselmann - esta, atualmente, em guerra aberta contra o Eduardo 03 e seu irmão Carluxo.
Em tempo: segundo o G1, desde o começo da crise, as duas alas do PSL já apresentaram seis listas e contra-listas para definição do novo líder do partido na Câmara...
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada: