Em depoimento à PF, Zambelli fica em silêncio
A deputada federal ultrabolsonarista Carla Zambelli (PSL-SP ficou calada durante audiência na Polícia Federal na tarde desta quinta-feira 4/VI. O depoimento é parte do inquérito das fake news no Supremo Tribunal Federal (STF).
Ao sair da audiência, ela contou a jornalistas que se negou a responder às perguntas por não ter tido acesso aos autos do processo. Ela afirmou, ainda, que as perguntas eram desconexas com a “atualidade” e em nada tinham relação com o caso.
“Até o momento nem sei se estou na condição de testemunha, em que condição estou. As perguntas foram feitas sem contextualização de datas”, relatou.
Weintraub
Já o (ainda) ministro da Educação, Abraham Weintraub, compareceu à sede da Polícia Federal na tarde desta quinta para prestar depoimento sobre a acusação de racismo em uma manifestação sobre chineses, mas se negou a responder às perguntas da PF e entregou suas declarações por escrito.
No começo de abril, Weintraub fez, via redes sociais, insinuações de que a China poderia se beneficiar, de propósito, da crise mundial provocada pelo coronavírus. O texto de Weintraub imitava o modo de falar do personagem Cebolinha, da Turma da Mônica, que troca a letra "R" pela "L". O ministro ridicularizou o fato de alguns chineses, quando falam português, efetuarem a mesma troca de letras.