Embaixada de Cuba nos EUA sofre atentado a tiros
(Cancillería Cuba)
Via Opera Mundi - A embaixada de Cuba em Washington, nos Estados Unidos, foi alvo de um ataque a tiros na madrugada desta quinta-feira (30/04).
Segundo comunicado do Departamento de Polícia de Washington, o autor do atentado, que já foi preso, é um norte-americano de 42 anos, natural do estado do Texas, e estava armado com um rifle de assalto "com intenções de matar". Ninguém ficou ferido.
Pelo Twitter, o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, condenou o ato e afirmou que "é obrigação dos Estados Unidos proteger o pessoal diplomático e suas instalações".
Em nota, a chancelaria cubana também reiterou a responsabilidade do governo dos EUA em proteger os diplomatas no país e afirmou que "o governo de Cuba espera pelas devidas investigações das autoridades norte-americanas sobre a identidade e motivação do autor desta agressão".
A polícia de Washington afirmou que disparos foram ouvidos por volta das 2h15, no horário local. Ainda segundo as autoridades, o homem foi preso "por estar portando uma arma de fogo não registrada assim como munição não registrada, agressão com intenção de matar e posse de equipamentos de alta capacidade de fogo".
De acordo com a Chancelaria cubana, os disparos atingiram a fachada do prédio da embaixada, causando apenas danos externos nas paredes e postes de luz.
Veja fotos do ataque contra embaixada cubana nos EUA: