Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / FHC é contra impeachment de Bolsonaro: "melhor nem cogitar"

FHC é contra impeachment de Bolsonaro: "melhor nem cogitar"

Ele tem uma "brilhante" solução para a crise
publicado 01/03/2020
Comments
Untitled-3.jpg

(Crédito: Wilson Dias/Agência Brasil)

FHC - o Príncipe da Privataria - aproveitou sua coluna deste domingo 1º/III no Estadão para sair em defesa da permanência de Jair Bolsonaro na Presidência da República. Para ele, é melhor "nem cogitar" um processo de impeachment.

"Falar de impeachment (mesmo que haja nos meios jurídicos e nos tribunais superiores quem tenha considerado a hipótese cabível) seria, no mínimo, arriscado. O País viu dois presidentes diretamente eleitos serem atingidos por esse mecanismo constitucional. Não é simples, ele desgasta os Poderes e deixa mágoas de difícil superação. Mais ainda: por trás da votação no Congresso e das alegações jurídicas, no impeachment existe sempre um movimento popular, que não se vê no momento. Melhor nem cogitar, prematuramente, de tal movimento".

Diante do caos político instalado por Bolsonaro, a brilhante solução de FHC é: "(...) Restabelecer o entendimento de que adversário político não é inimigo, de que política não é guerra, de que opositores eventuais do governo não são inimigos da pátria. É preciso ativar os anticorpos democráticos para neutralizar os impulsos de estigmatizar os políticos, como se difunde em parte das mídias sociais".