Flávio Dino: rever a pena de Lula foi uma brisa civilizacional
Só falta o TRF4 apressar Atibaia para garantir vaga no Supremo...
publicado
24/04/2019
Comments
Dino: Redução da Pena pode ser vista como reprovação aos delírios punitivistas (Créditos: Ricardo Stucker)
O Conversa Afiada publica comentário do governador Flávio Dino (PCdoB-MA):
Sobre o julgamento de Lula no STJ.
Comparando com os disparates cometidos em Curitiba e no TRF 4ª Região, a decisão do STJ traz uma brisa civilizacional, ao rever a dosimetria das penas.
Infelizmente, quanto ao mérito do caso, os ministros optaram por se agarrar à Súmula 7, a joia da coroa da jurisprudência defensiva, tradicional técnica em que o Tribunal se autolimita.
A redução da pena foi bem significativa, o que deve ser visto como uma reprovação aos delírios punitivistas que marcaram as decisões anteriores. Creio que o Supremo vai reduzir ainda mais a pena imposta. E pode mesmo ir além, caso queira distinguir reexame de revaloração de provas e adentrar realmente ao mérito.
Agora, espero que o TRF 4ª Região não saia em atípica disparada para emitir outra condenação antes de setembro, mês em que haveria a progressão de regime. Ficaria novamente muito feio um tratamento casuístico e anômalo. Penso que não há vaga em Supremo ou cargo político que valha a autodestruição de imagens institucionais e de biografias respeitáveis.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |