Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / General do MT se enrolou no Tribunal das Contas

General do MT se enrolou no Tribunal das Contas

Gal. Luna é o novo Ministro da Defesa... Defesa de quem?
publicado 27/02/2018
Comments
GeneralSilvaELuna.jpg

O general Joaquim Silva e Luna é o primeiro militar a chefiar o ministério da Defesa em 20 anos (Reprodução: Plano Brasil)

Do Jornal do Brasil:

Novo ministro da Defesa já foi condenado no TCU por irregularidade em convênio


Novo ministro da Defesa, o general da reserva do Exército Joaquim Silva e Luna foi condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em 2013, por irregularidades em um convênio assinado entre o Exército e entidades sem fins lucrativos para os Jogos Mundiais Militares em 2011.

O tribunal apontou que era necessário realizar licitação e que também deveria haver a comprovação de interesses recíprocos entre o Exército Brasileiro, representando a União, e três entidades sem fins lucrativos (...)

Após as defesas entrarem com recursos, houve um primeiro reexame do caso, e o Tribunal de Contas da União manteve a punição original, de multa. Mas, depois de uma nova apelação dos advogados, o tribunal tornou nula a aplicação de multa aos condenados - Altair Pedro Pires da Motta, ex-consultor jurídico adjunto do Comando do Exército, Augusto Heleno Ribeiro Pereira, ex-chefe da Diretoria de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, e o próprio Joaquim Silva e Luna, ex-chefe do Estado-Maior do Exército.

A Advocacia-Geral da União (AGU) ainda recorreu da decisão, mas o TCU a manteve. O ministro relator do recurso da AGU, Marcos Bemquerer Costa, no entanto, observou que, mesmo com a anulação da multa, outras recomendações e ciências de irregularidades permaneceram válidas. (...)