Gilmar arquiva inquérito contra Cunha Lima (PSDB)
O Conversa Afiada reproduz trecho de reportagem de André de Souza no Globo Overseas (empresa que tem sede na Holanda para lavar dinheiro e subornar agentes da FIFA com objetivo de ter a exclusividade para transmitir os jogos da seleção):
A pedido da Procuradoria-Geral da República ( PGR ) e da defesa, o ministro Gilmar Mendes , do Supremo Tribunal Federal ( STF ), arquivou um inquérito aberto com base na delação da Odebrecht para investigar o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). É praxe na corte arquivar um inquérito quando o pedido parte da PGR.
Delatores da Obebrecht o acusaram Cunha Lima de ter recebido R$ 800 mil da empresa via caixa dois em 2014, quando ele disputou o governo da Paraíba. Mas tanto a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, como a defesa disseram não terem sido coletadas provas para dar continuidade à investigação.
"Após a realização de diversas diligências que incluíram a inquirição e reinquirição de colaboradores, juntada da prestação de contas da campanha, dentre outras, a defesa do investigado pleiteou o arquivamento do inquérito, considerando o decurso do prazo sem a coleta de provas que pudessem corroborar as alegações. A Procuradoria-Geral da República também requereu o arquivamento dos autos por não vislumbrar a realização de diligências úteis a comprovar a efetiva prática da conduta ilícita apurada", escreveu Gilmar em sua decisão.
(...)
Em tempo: sobre o Ministrário, não deixe de consultar o trepidante ABC do C Af