Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Gilmar chama Janot de delinquente e chantagista

Gilmar chama Janot de delinquente e chantagista

Tudo a mesma sopa, diria o Mino!
publicado 05/09/2017
Comments
unnamed.jpg

Do Poder 360:

‘Delinquente’, Janot agora faz ‘chantagem com o Supremo’, diz Gilmar Mendes


“O procurador-geral da República, mais uma vez, deu curso à sua estratégia de delinquente e fez uma chantagem com o Supremo Tribunal Federal”, disse nesta 3ª feira (5.set.2017) o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes (...) Gilmar Mendes está em Paris. Volta ao Brasil na 5ª feira (no feriado do 7 de Setembro). Acha que o STF precisa se posicionar rapidamente.

Ontem (4.set), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, convocou a mídia no início da noite para dar uma entrevista às pressas e relatar fatos gravíssimos em uma nova gravação recém-apresentada por Joesley Batista, dono da JBS-Friboi e delator da Lava Jato.

Nesse áudio de aproximadamente 4 horas, segundo Janot, o empresário implica o ex-procurador da República Marcelo Miller e cita integrantes do Supremo em 1 contexto que pode ser indício de irregularidades.

É a esse trecho que o ministro Gilmar Mendes se refere para dizer que Janot tenta fazer uma “chantagem” com o STF. Para Gilmar, a gravação pode ter citações aos magistrados do Supremo, mas nenhuma prova sobre algo que os comprometa.

Na interpretação de Gilmar, o procurador-geral percebeu que poderia ter cometido um erro grave no processo da delação de Joesley Batista –operação no início comandada pelo Ministério Público de maneira autônoma. Ao notar o eventual equívoco a que isso levou, Janot teria pretendido se antecipar ao fato e trazer mais atores para dentro do problema.

(...) De Paris, Gilmar enviou uma mensagem para a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, sugerindo que o Tribunal se posicione a respeito do fato o quanto antes. (...)