Globo descobre que Richa é um Aécio
Em homenagem atrasada pelo Dia de Finados, dois defuntos da política da República Federativa da Cloaca (Crédito: Blog do Tarso)
O jornalista Lauro Jardim, d’O Globo, diz neste domingo (5) que o governador do Paraná Beto Richa (PSDB) terá um final “inesquecível” como o do senador Aécio Neves (PSDB-MG).
Beto Richa foi delatado pelo empreiteiro Eduardo Lopes no âmbito da Operação Quadro Negro. Segundo o delator, cujos depoimentos foram homologados pelo ministro Luiz Fux, do STF, o tucano dava o “ok” para os desvios de dinheiro.
Mais de R$ 20 milhões teriam abastecido a campanha de reeleição de Beto Richa, de acordo com denúncia do Ministério Público do Paraná.
O último lance dessa história, visando obstruir a Justiça, o promotor Carlos Alberto Hohmann Choinski foi removido das investigações da Operação Quadro Negro pela Procuradoria-Geral do Paraná. Ele tinha notificado um secretário de Estado e o 1º Secretário da Assembleia Legislativa do Paraná.
A manobra contra as investigações “uniu” na crítica o juiz Sérgio Moro e o senador Roberto Requião (PMDB-PR). Eles manifestaram solidariedade ao promotor da Operação Quadro Negro.
O Blog do Esmael registrou em primeira mão, no início de junho de 2015, o escândalo e a consequente queda da cúpula da Educação do Paraná na época.
Abaixo, leia o que escreveu O Globo sobre Beto Richa:
Beto Richa aprovava desvios em obras, delata empreiteiro
Além de Aécio Neves, outro tucano graúdo terá um final de ano inesquecível: Beto Richa.
Numa delação premiada homologada pelo ministro Luiz Fux, o empreiteiro Eduardo Lopes assegurou que Maurício Fanini, ex-diretor da Secretaria de Educação do Paraná, comunicava os desvios e superfaturamento de obras a Richa.
Ciente dos desvios, o governador dava o ok, ainda segundo delator. O dinheiro serviria para bancar as campanhas de Richa.
Em tempo: o Nassif suspeita que o banqueiro André Esteves, em sua meteórica ascensão, se dedicou a regar jardins. PHA
Em tempo²: Quando Michelzinho voltar de Harvard...
Em tempo³: sobre a República Federativa da Cloaca, não deixe de consultar o ABC do C Af...