Globo manda e Fux limpa a ficha das pesquisas
Ministro Ficha-Limpa (E) e 12.o Ministro do STF (D), de igual para igual (Créditos: Antonio Scorza/Ag. O Globo)
Fux é o Ministro ficha limpa do TSE que vai algemar o Lula e entregá-lo ao Bonner, a tempo de entrar no jornal nacional.
Ele tinha feito irrelevantes restrições às supostas pesquisas pré-eleitorais do Globope e do Datafalha.
(Se ele fosse realmente limpa-ficha, proibia essas pesquisas manipuladas e tucânicas antes das eleições, como acontece nas democracias ficha-limpa da Europa...)
Aqui, ele recuou rapidinho, rapidinho, diante da furiosa pressão do Gilberto Freire com “i”, no jn de ontem, 7/III:
TSE revoga mudança polêmica em resolução sobre pesquisas eleitorais
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu revogar, nesta quinta-feira (8), as mudanças feitas na semana passada em uma resolução que dispõe sobre pesquisas eleitorais. As mudanças foram alvo de críticas de institutos de pesquisa e associações que viram nelas uma potencial restrição ao exercício da imprensa.
O presidente do TSE, ministro Luiz Fux, afirmou nesta manhã, durante sessão administrativa do tribunal, que a alteração gerou "incerteza jurídica sobre seu alcance", o que contraria o objetivo da corte, que é o de criar normas claras.
(...) Na segunda-feira (5), foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico a decisão do TSE de acrescentar a uma resolução de dezembro o seguinte parágrafo: “Nos questionários aplicados ou a serem aplicados nas pesquisas de opinião pública [...], são vedadas indagações a respeito de temas não relacionados à eleição”.