Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Governo Bolsonaro bate recorde de sonegação de informações ao povo

Governo Bolsonaro bate recorde de sonegação de informações ao povo

Pior índice da história em concessão de dados via LAI
publicado 26/07/2020
Comments
Sem Título-5.jpg

(Foto: PR)

Do Painel da Folha de S.Paulo: O Governo Jair Bolsonaro registrou no primeiro semestre desde ano o pior índice da história na concessão de dados públicos pela Lei de Acesso à Informação (LAI). Levantamento feito pelo Painel mostra que, entre janeiro e junho, órgãos federais decidiram abrir as informações em apenas pouco mais da metade das 86.656 solicitações recebidas (54%). Em 2019, no mesmo intervalo, as aprovações corresponderam a 68%. A lei entrou em vigor em 2012. Desde então, o índice de acessos condedidos nunca tinha ficado abaixo de 65%.

O número de acessos negados seguiu estável, com 5.578 recusas (6,5%). Boa parte da diferença de respostas positivas deve-se ao direcionamento crescente de pedidos para o e-Ouv, canal de ouvidorias do Executivo. A plataforma, criada com Lei de Proteção e Desefa do Usuário, em 2018, é destinada para "denúncias, solicitações, sugestões, reclamações e elogios."

"A discussão que precisa ser feita é sobre o limbo que fica, a linha entre o que é informação e deve ser tratado pela LAI e o que é reclamação e é de responsabilidade das ouvidorias. Isso acaba abrindo margem para várias interpretações", destaca Manoel Galdino, diretor-executivo da Transparência Brasil.

(...)