Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Governo Trump quer facilitar a deportação de brasileiros

Governo Trump quer facilitar a deportação de brasileiros

18 mil cidadãos do Brasil foram detidos na fronteira em 2019
publicado 13/01/2020
Comments
Trump.jpg

Créditos: Michael Vadon/Wikimedia Commons

O governo de Donald Trump quer acelerar a deportação de brasileiros detidos nos EUA por imigração irregular. Para isso, as autoridades norte-americanas querem autorização do Itamaraty para enviar imigrantes de volta em massa, através de voos fretados.

As informações são de reportagem de Ricardo Della Coletta, na Folha de São Paulo.

Atualmente, as deportações são feitas, majoritariamente, através de voos comerciais regulares - o que depende, por exemplo, da disponibilidade de assentos nos aviões. As aeronaves fretadas seriam pagas pelo governo dos EUA e poderiam atender a um fluxo muito maior de devoluções.

A proposta raramente foi aplicada ao Brasil, por resistência do próprio Itamaraty. Em 2017, durante o governo de Michel Temer, por exemplo, houve um único exemplo do caso.

Em outubro de 2019, já durante a presidência de Bolsonaro, um avião fretado com 70 brasileiros aterrissou no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. O grupo havia tentado cruzar a fronteira dos EUA com o México e foi detido na cidade de El Paso, no Texas. Em seguida, os brasileiros passaram cerca de vinte dias sob custódia em campos de detenção para imigrantes.

Em junho, o governo Bolsonaro implementou medidas que facilitam o trabalho das autoridades norte-americanas para localizar e deportar sumariamente brasileiros "sem papéis".

Em tempo: em 2019, cerca de 18 mil brasileiros foram detidos ao tentar entrar ilegalmente nos EUA. Trata-se de um aumento de 600% em relação ao número mais alto registrado até então, de 3.252 presos em 2016.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: