"Há condições jurídicas para o impeachment de Bolsonaro"
Crédito: GGN
O ex-governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro (PT), um dos líderes mais influentes do partido, acredita que as condições jurídicas para o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estão dadas.
"Do ponto de vista constitucional, Bolsonaro comete um crime de responsabilidade por dia. As condições jurídicas de um impeachment estão dadas. O que tem de ser observado é a oportunidade que isso vai ter de trânsito no Parlamento. Bolsonaro mantém uma maioria sólida, seja por proximidade ideológica, oportunismo, identidade programática na questão das reformas. É um xadrez político", disse Genro, que também foi ministro da Justiça e da Educação.
"A situação do Bolsonaro não tem paralelo na história do Brasil. É muito mais grave, extrema, criminosa. Não tem nenhuma comparação com a situação da Dilma, que foi um impeachment forjado", continuou em entrevista à Folha de S.Paulo.
Na conversa, Genro listou os crimes cometidos por Bolsonaro.
"Em primeiro lugar a violação de todos os princípios federativos, ao perseguir governadores. Também em relação aos crimes ambientais, à questão sanitária e à soberania nacional. A postura ajoelhada, servil que ele tem em relação aos EUA. Esse isolamento internacional que ele está nos proporcionando, violando as regras da Organização Mundial da Saúde, vai custar caríssimo para o país a médio e longo prazo", apontou.
O petista, no entanto, alerta: "uma tentativa de impeachment frustrada pode inclusive fortalecer o Bolsonaro".