Helder Barbalho, governador do PA, é alvo de operação contra fraude na compra de respiradores
(Reprodução/Polícia Federal do Pará)
A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira 10/VI a Operação Bellum, que apura suposta fraude na compra de respiradores pulmonares pelo governo do Pará. Foram expedidos 23 mandados de busca e apreensão no Pará e em mais seis estados. Segundo a PF, a compra dos respiradores custou ao estado R$ 50.400.00.
Um dos alvos de busca é o governador Helder Barbalho (MDB). Houve buscas nas residências dos investigados, em empresas e nas sedes do governo estadual e das secretarias de estado de Saúde, Fazenda e Casa Civil do Pará.
Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), indícios apontam que Barbalho tem relação próxima com o empresário responsável pela concretização do negócio e que ele sabia da divergência dos produtos comprados e da carga de ventiladores pulmonares inadequados para o tratamento da Covid-19. A organização ligada a este empresário também foi favorecida, segundo a PGR, com outra contratação milionária, cujo pagamento também foi feito de forma antecipada, no valor de R$ 4,2 milhões.
Os crimes sob investigação são de fraude à licitação, falsidade documental e ideológica, corrupção ativa, prevaricação e lavagem de dinheiro.